Publicidade
Entretenimento
Vida

Arquidiocese de Manaus divulga programação para a Semana Santa

A partir desta quinta (28), às 18h, acontecerá o momento da Celebração da Ceia do Senhor (Lava-pés), a ser presidida pelo arcebispo Dom Sérgio Castriani. Após a Celebração da Missa, segue a Adoração Eucarística até às 21h, na Catedral Metropolitana de Manaus, Igreja de Nossa Senhora da Conceição (Igreja da Matriz), localizada na Praça Osvaldo Cruz, s/nº - Centro 28/03/2013 às 21:12
Show 1
Fiéis participam da cerimônia do lava-pés
acritica.com Manaus, AM

A programação da Semana Santa foi divulgada pela Arquidiocese de Manaus, unindo as mais importantes celebrações relacionadas ao Mistério Pascal de Jesus Cristo. A Igreja Católica vivencia atualmente o período quaresmal, tempo de preparação para a Páscoa do Senhor, quando os cristãos celebram a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus.


A partir desta quinta (28), acontece o momento da Celebração da Ceia do Senhor (Lava-pés), presidida pelo arcebispo Dom Sérgio Castriani. Após a Celebração da Missa, teve a Adoração Eucarística, na Catedral Metropolitana de Manaus, Igreja de Nossa Senhora da Conceição (Igreja da Matriz), localizada na Praça Osvaldo Cruz, s/nº - Centro.

“No Tríduo Sagrado, que ocorre na quinta, sexta e sábado, a Igreja acompanha desde a ceia até a morte na cruz, chegando à ressurreição de Cristo”, recordou Dom Castriani.

Os momentos-chave das celebrações à Semana Santa são compostos pela Via Sacra, que sai da Catedral Metropolitana de Manaus até a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, na Praça 14, e pela Vigília Pascal. De acordo com o arcebispo de Manaus, Som Sérgio Castriani, o rito representa o caminho de Jesus até a cruz.

“São 15 estações representando os diversos momentos do caminho do calvário”, acrescentou Dom Sérgio. Os ritos da Via Sacra e da Vigília Pascal ocorrem, respectivamente, nesta sexta (29) às 9h, e neste sábado (30), às 20h.

Já a Vigília Pascal representa o aguardo pela ascensão de Jesus sobre a morte e envolve o acender do círio pascal. O simbolismo estará completo apenas quando o círio estiver aceso.

“No primeiro momento, acendemos o círio pascal. Depois há as leituras, começando por Gênesis até a proclamação do Evangelho. Por fim, há a benção da água e a renovação das promessas do batismo”, complementou Dom Sérgio.


Programação da Semana Santa (28 a 31 de março)

QUINTA-FEIRA SANTA - 28 de março

Celebração Eucarística (Santos Óleos), presidida por Dom Sérgio Eduardo Castriani, arcebispo de Manaus e concelebrada por Dom Mário Pasqualotto e Dom Mário Antônio da Silva, bispos auxiliares e todos os Padres da Arquidiocese, a partir das 09h30.

À noite, a partir das 18h, será realizada a Celebração da Ceia do Senhor (Lava-pés), presidida por Dom Sérgio com Adoração Eucarística, logo após a Celebração da Missa, até às 21h.

SEXTA-FEIRA SANTA - 29 de março

Logo pela manhã, no horário de 07h às 09h , uma Adoração Eucarística de 07h às 09, logo em seguida Via Sacra, saindo da Catedral até o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, na Praça 14, acompanhada por Dom Sérgio. A tarde a partir das 15h, Celebração da Paixão do Senhor, no Santuário de Fátima, presidida por D. Sérgio.

Novena da Divina Misericórdia, na Catedral Metropolitana. Procissão do Senhor Morto, saindo do Santuário de Fátima até a Catedral, a partir das 16h.

SÁBADO SANTO - 30 de março

Meditação das Sete Dores de Maria Santíssima das 11h às 12h. A tarde Novena da Divina Misericórdia, a partir das 15h, fechando a noite com uma Vigília Pascal, presidida por Dom Sérgio, a partir das 20h.

DOMINGO DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR – DOMINGO DE PÁSCOA - 31 de março 

Celebração Eucarística, nos horários  07h30min, 10h e 18h, encerrando as celebrações com uma Novena da Divina Misericórdia, a partir das 15h.

Publicidade
Publicidade