Publicidade
Entretenimento
Arquiteto FASHION

Arquiteto Murilo Lomas embarca em experiência inédita no mundo da moda

Badalado como arquiteto e designer de interiores, Lomas se reencontra com antigo desejo e desfila primeira coleção durante a São Paulo Fashion Week, na próxima quinta-feira (28) 23/04/2016 às 19:14 - Atualizado em 23/04/2016 às 20:27
Rosiel Mendonça Manaus (AM)

Dos salões internacionais de arquitetura para as principais semanas de moda. Esse tem sido o caminho percorrido pelo arquiteto e designer de interiores Murilo Lomas desde que resolveu embarcar em uma nova experiência profissional. Na próxima quinta-feira, dia 28, ele faz sua estreia como estilista durante a 41ª edição da São Paulo Fashion Week, um dos eventos mais importantes do calendário da moda brasileira. 

Na plateia, formadores de opinião e fashionistas vão conferir as peças da primeira coleção Primavera/Verão 2016 de Murilo, que buscou inspiração no streetwear dos locais por onde já viajou. Esta é a mesma coleção que ele apresentou durante a Semana de Moda de Paris, em junho de 2015, momento escolhido para lançar sua marca homônima e exclusivamente masculina.
“Estou muito feliz com a coleção e acredito que o desfile seja uma das expressões mais importantes da moda e a melhor forma para mostrar a minha proposta de estilo para um grande público”, afirma Lomas, em entrevista exclusiva ao VIDA&ESTILO. 

Entre o clássico e o moderno, a coleção de estreia traz 15 looks projetados para o homem contemporâneo que adora se vestir com sofisticação, mas sem muito esforço. A paleta de cores passeia por tons de azul, preto, branco e padrões florais. A sede da grife fica na França, onde o estilista tem acesso a materiais de alta qualidade e com menor custo. Todos os tecidos, por exemplo, são naturais e fabricados na Itália.

“Sigo minha intuição”, explica Murilo, ao falar sobre seu processo criativo. “Essa coleção veio de muitas imagens que fiz de pessoas em ruas por cidades onde estive. É um streetwear de luxo para um homem sem rótulos. Acredito que muitos vão se identificar”. Não é por menos que as peças ganharam nomes de paraísos como Trancoso, na Bahia, e Saline, em St. Barth, dois dos destinos mais queridinhos pelo estilista.

Reencontro

Em entrevista recente ao portal Glamurama, Murilo Lomas disse que buscou criar peças “mais aristocráticas e menos decorativas” em sua primeira coleção. “Acho que o homem não gosta de vestir moda, diferente da mulher, que muda a cada estação. O homem elegante é menos fashion, mas tem estilo”.

Para ele, essas informações estão na combinação de linhas sóbrias, proporções elegantes e na alma bossa nova que os looks transparecem. “Quis fazer uma moda que busca a qualidade dos materiais na costura e valoriza o corpo masculino de uma forma arquitetônica, e não decorativa”, comenta.

O interesse de Murilo pelo fashion vem de longe, por isso não é exagero dizer que agora ele realiza um sonho antigo. Antes de se formar em Arquitetura pela FAAP, em São Paulo, Lomas cogitou seguir carreira na moda, e hoje vê o quanto as duas áreas podem conversar. “Acredito que moda e a arquitetura caminham paralelamente, uma alimentando a outra”.

Na opinião dele, que se prepara para estrear na maior semana de moda do País, o Brasil e os profissionais daqui têm muito a contribuir com o cenário fashion global. “Temos design autoral, indústria têxtil de qualidade e mão de obra primorosa”, afirma. No dia a dia, porém, ele revela tender para um estilo mais casual: uma camiseta bem leve, jeans e tênis já satisfazem o arquiteto-estilista.

Início na segunda

A SPFW acontece de 25 a 29 de abril, no Pavilhão da Fundação Bienal, do Parque do Ibirapuera. Ao todo, 39 marcas desfilarão suas coleções. Além de Murilo Lomas, as novidades do line-up são A.Brand, Amir Slama, Cotton Project, Amabilis, Vix e À La Garçonne. O tema desta edição é “mãos que valem ouro”, para celebrar o talento dos funcionários das grifes.

Publicidade
Publicidade