Publicidade
Entretenimento
Vida

Arte contemporânea é colocada em pauta durante nova edição de Seminário de Artes Visuais

A proposta do 2º Seminário, que inicia nesta quarta-feira (3), às 14h, no auditório do Palacete Provincial, no Centro, é discutir a produção artística 02/12/2014 às 13:18
Show 1
Transterritórios 2014 – 2º Seminário de Artes Visuais do Amazonas
JONY CLAY BORGES Manaus (AM)

Discutir a produção de arte contemporânea num cenário de territórios plurais e interligados. Essa é a proposta do 2º Seminário de Artes Visuais do Amazonas, que inicia amanhã, às 14h, no auditório do Palacete Provincial, no Centro. A programação é gratuita e segue até sexta, dia 5, com palestras de curadores, artistas e pesquisadores e bate-papos com artistas de Manaus.

A agenda de debates do encontro inicia amanhã, logo depois da abertura, com palestras de Priscila Pinto (AM), Orlando Maneschy (PA) e Marilia Panitz (DF), seguidas de discussão com o público. Na quinta, é a vez de Maria Helena Ortolan (AM), Marcio Harum (SP) e Marisa Flórido (RJ). E, na sexta, Luisa Duarte (RJ), Oriana Duarte (CE) e Cristina Freire (SP) comandam as preleções.

De acordo com Cristóvão Coutinho, curador do seminário ao lado de José Carlos Lima, Rosa dos Anjos e Sebastião Alves, o evento dá sequência às discussões iniciadas na primeira edição, no final do ano passado, desta vez com foco numa produção artística que transita em “diversos territórios, não apenas geográficos”. “O tema ‘Transterritórios’ evoca um momento em que o artista vivencia um grande trânsito de influências. No ano passado, o foco estava na Amazônia, e nesta edição buscamos relacionar a região com outros espaços. A própria Amazônia, vale dizer, são vários ‘territórios’”, explica.

Discussões

Para Orlando Maneschy, professor da Universidade Federal do Pará, artista e curador, a ação de trazer a Manaus o debate em torno da arte é essencial. “É fundamental reunir pessoas de origens e formações diferentes para trocar ideias e falar do cenário da arte contemporânea brasileira e da produção regional”, afirma ele. Marisa Flórido, doutora em História e Crítica de Arte, é da mesma opinião. “Todo diálogo é importante. E o interessante nesse encontro é a reunião de pessoas de lugares e pensamentos diferentes num encontro com a cultura e a arte amazonenses”, avalia ela.

Em sua palestras, Maneschy vai enfocar a produção artística regional por artistas de fora da região. “Vou tratar desse deslocamento da centralidade na produção”, diz. Já Marisa vai tratar da tendência atual do enfoque às minorias na arte. “A arte contemporânea assume, assim, a tarefa de dar visibilidade a quem não tem existência política ou estética Vou falar sobre o que significa essa visibilidade”, antecipa.

Cristina Freire, curadora do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP, observa que é frequente a menção ao problema da distância da região dos grandes centros, em relação ao sistema de arte e ao circuito nacional de exibições, o que pressupõe um movimento unilateral do Sul-Sudeste para outras regiões.

“Há algum tempo me interessa fazer o movimento inverso. Isto é, observar como as questões implicadas nessa região são potenciais de outras formas de pensar a cultura brasileira, afastando-se da dicotomia centro-periferia, ou arte culta-arte popular, que nos foi imposta desde a colonização, e reconfigurada em tempos de globalização”, declara ela, que falará sobre a relação entre as artes visuais e a cultura local. “Isso demanda um ajuste nos instrumentos de pesquisa e no sistema de valorações, num giro que só se completaria plenamente com o diálogo entre diferentes àreas do conhecimento”.

O 2º Seminário de Artes Visuais do Amazonas é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura.

Serviço

O que é Transterritórios 2014 – 2º Seminário de Artes Visuais do Amazonas

Onde Auditório do Palacete Provincial do Amazonas, Praça Heliodoro Balbi, Centro

Quando Abertura amanhã, às 14h, seguida de palestras; Sala de Comunicação e palestras dias 4 e 5, a partir das 9h

Quanto Gratuito

Informações (92) 3232-2440

Publicidade
Publicidade