Publicidade
Entretenimento
Vida

Arte e meio ambiente: filho de Cousteau exibe registros de nova expedição pela Amazônia

Em sua expedição, que veio à Amazônia no final de 2006, o explorador seguiu o mesmo trajeto original, percorrendo rios e florestas, visitando povoados indígenas, buscando conhecimentos tradicionais e conversando com pesquisadores da região 04/04/2013 às 10:05
Show 1
A exposição reunirá 30 telas com imagens da fotógrafa Carrie Vonderhaar, acompanhadas de textos explicativos de Jean-Michel, que assina a curadoria
Jony Clay Borges Manaus, AM

Em 1982, o célebre oceanógrafo e documentarista Jacques Cousteau promoveu uma expedição inédita pela Amazônia, percorrendo a região por terra, ar e água ao lado de uma equipe de mais de 50 pessoas, entre elas seu filho, Jean-Michel. Seguindo os passos do pai, há poucos anos este revisitou a floresta com seus filhos e parte da equipe da expedição pioneira. O resultado da empreitada poderá ser visto na exposição internacional “Retorno à Amazônia”, que será aberta no Centro Cultural dos Povos da Amazônia em setembro, com a presença do explorador.

A exposição reunirá 30 telas com imagens da fotógrafa Carrie Vonderhaar, acompanhadas de textos explicativos de Jean-Michel, que assina a curadoria, falando sobre a realidade que encontraram aqui. As imagens registram exemplares da fauna da região, paisagens e ainda  registros da vida de populações da região, de caboclos a indígenas.

Outro cenário

Em sua expedição, que veio à Amazônia no final de 2006, o explorador seguiu o mesmo trajeto original, percorrendo rios e florestas, visitando povoados indígenas, buscando conhecimentos tradicionais e conversando com pesquisadores da região. O principal foco foi observar as mudanças ocorridas na região após quase 25 anos da primeira visita, e verificar se as previsões feitas à época haviam se confirmado.

“Muita coisa até ficou pior do que o que havia sido previsto, principalmente com relação à quantidade de peixes e ao desmatamento, como foi revelado por imagens aéreas”, explica Ana Carolina Xavier, diretora da Editora Cultura Sub, que realiza a exposição no Brasil em parceria com a Ocean Futures Society, da qual Jean-Michel é membro. “Cousteau relacionou tudo isso ao papel do homem, e a grande luta hoje da Ocean Futures é mostrar que, se o meio ambiente não for cuidado, daqui a outros 25 anos esse quadro poderá ser muito pior”, complementa.

Mostra em livro

Além da exposição “Retorno à Amazônia”, a expedição de Jean-Michel Cousteau à região também deverá resultar num livro homônimo. A obra deverá ser lançada num formato único, com páginas à prova d’água e dimensões de 27 x 27 centímetros. “O livro vai contar toda a história da expedição, incluindo todas as fotografias apresentadas na exposição e também outras que ficaram de fora”, antecipa Ana Carolina. O livro deverá ser lançado também pela Cultura Sub em dezembro próximo.

A mostra “Retorno à Amazônia” já foi apresentada em Mônaco, na Europa, e passará por Rio de Janeiro e São Paulo antes de chegar à capital amazonense. A iniciativa conta com patrocínio da Veolia Water Brasil, de São Paulo, e do grupo Bemol, em Manaus, e também tem apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

Outras exibições a conferir

‘Uma luz nos mistérios amazônicos’

Nova exposição do artista e pesquisador Roland Stevenson, enfoca paisagens e tipos humanos da Amazônia. De 8 a 22 de abril, no Espaço da Cidadania Ambiental, no Manauara Shopping

‘Pintura! Exercícios e experimentos’

Exposição coletiva, reúne criações de oito estudantes do curso de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). De amanhã a 19 de abril, no Centro de Artes da Ufam (Caua).

‘Arte na Capital’

Mostra coletiva de arte visual contemporânea celebrando os 53 anos de Brasília, tem participação do amazonense Jimmy Christian. De 9 a 28 de abril, na Galeria de Arte do Salão Nobre, em Brasília

Apoio

O projeto da exposição e do livro “Retorno à Amazônia” conta com aprovação para captação de incentivo via Lei Rouanet. A Cultura Sub Editora hoje busca mais patrocinadores interessados em apoiar e associar sua marca à iniciativa.


Publicidade
Publicidade