Quarta-feira, 19 de Junho de 2019
Vida

Arte pan-amazônica reunida em exposição coletiva

Mostra inicia no dia 19 de outubro, no Studio 5, e segue para a MS Casa no dia 26 do mesmo mês 



1.jpg Arte pan-amazônica reunida em exposição coletiva
25/09/2013 às 08:36

Cerca de 120 obras de dezenas de artistas plásticos da chamada Amazônia Continental vão estar reunidas durante a primeira edição da Mostra Pan-Amazônica de Arte, que acontece em Manaus entre os dias 19 de outubro e 9 de novembro, em caráter itinerante. A iniciativa é da Associação PanAmazônia, com sede em Manaus, que há três anos se dedica a fortalecer a região através da cooperação entre os seus habitantes.

A primeira parada da exposição será o Studio 5 Centro de Convenções, no Distrito Industrial, e no dia 26 de outubro ela segue para a MS Casa do Manaus Casa Shopping, na avenida Djalma Batista. Segundo o presidente da PanAmazônia, Belisário Arce, a expectativa é que 30 mil pessoas visitem o Studio 5 durante o evento.

“Queremos divulgar e valorizar a produção artística dessa região. Embora diversa, a Amazônia é uma só, e temos uma unidade cultural viva e forte que ultrapassa as divisas estaduais e as fronteiras nacionais”, explica Arce. Segundo ele, a iniciativa está contando com o apoio do Amazon Sat, do Concultura, do Basa e da Engeco.

PRESENÇAS ILUSTRES

De acordo com Belisário, a ação só está sendo possível graças à estrutura em rede que a associação conseguiu criar nesses três anos de funcionamento. “Como temos associados e conselheiros em todos esses lugares, eles foram se articulando e conseguiram viabilizar a vinda dessas obras para cá”. Além das obras, um artista de cada Estado ou País foi escolhido para vir a Manaus para acompanhar a exposição.

A curadoria das obras amazonenses ficou a cargo da escritora e jornalista Leyla Leong, que escalou os artistas Otoni Mesquita, Sérgio Cardoso, Rita Loureiro, Gisele Alfaia e Maria Thereza Negreiros, que tem tudo para ser a grande estrela da mostra. Natural de Maués, ela está radicada há muito anos na Colômbia, onde se tornou uma das principais figuras da vanguarda artística do País vizinho ao Brasil.

Também participam da exposição a equatoriana Sara Palacios, o peruano Emilio Lopez e artistas de diferentes etnias indígenas de Roraima, como Bartô, Okaba e Mário Flores.

Serviço

O que é: 1ª Mostra Pan-Amazônica de Arte

Onde:  Studio 5 Centro de Convenções (Distrito Industrial) e MS Casa (Manaus Casa Shopping, Djalma Batista)

Quando: 19 a 25 de outubro, no Studio 5; 26 de outubro a 9 de novembro, na MS Casa


Receba Novidades


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.