Publicidade
Entretenimento
SEM PRECONCEITO

Agência do AM apresenta série de fotografias de crianças e adolescentes com deficiências

Todos são estrelas no projeto que oferece oportunidades na moda, filmes e TV. Exposição “Arte Sem Preconceito” inaugura nesta quarta (30) 30/03/2017 às 05:00 - Atualizado em 30/03/2017 às 09:26
Show exposicao portal 1
Modelos com diferentes patologias fazem parte do projeto de inclusão (Fotos: Gabriel Mendes/BM Model’s)
Natália Caplan Manaus (AM)

O sorriso sincero na pose para a câmera e a alegria retratada em 29 imagens feitas pelo fotógrafo Gabriel Mendes vão derreter o coração de quem prestigiar a “Exposição Fotográfica Arte Sem Preconceito”. A abertura será nesta quarta-feira (30), às 17h, no primeiro andar no Manaus Plaza Shopping — próximo à loja Comepi. A mostra promove a inclusão de crianças e adolescentes no universo da moda, do cinema e da televisão.

“O objetivo principal é vencer o preconceito. Decidimos abraçar a causa e fazer algo diferente. Das 30 crianças, nove já estão fazendo filmes, na televisão, estão em outdoors, ou em projetos publicitários. Nosso trabalho é direcionado à inclusão e é muito gratificante. Podemos fazer a inclusão acontecer, estamos mostrando que é possível”, diz a diretora da BM Model’s, Creusa Rodrigues, responsável pela organização.

A idéia nasceu em 2015, em parcerias com instituições locais para mostrar, na prática, como uma pessoa com deficiência pode ser inserida em lugares comuns, onde terão de novas e únicas experiências de vida. Segundo ela, os modelos têm diferentes tipos de patologias, como síndrome de down, paralisia cerebral, ossos de vidro, hidrocefalia, microcefalia, autismo; além de deficiências visual e/ou auditiva.

“Quem tem deficiência somos nós, que não enxergamos o potencial dessas crianças e adolescentes”, afirma Creusa, ao ressaltar que seis fazem parte do elenco de um filme produzido na agência, com apoio da Record do Rio de Janeiro. “Elas tiveram treinamento de elenco com acompanhamento dos pais. O nome do filme é ‘Um lugar fantástico’, é infantil e está em processo de gravação. Estreia em julho”, completa.

Surpresa

Antes mesmo de abrir a exposição no centro comercial, os modelos participaram de diversos programas de televisão e foram notícia em sites, repercutindo até na mídia internacional. A visibilidade do trabalho, inclusive, resultou na confirmação de representantes da imprensa de quatro países no evento de hoje — França, Estados Unidos, Inglaterra, Tailândia — e de Dubai, a maior cidade dos Emirados Árabes Unidos.

“Os ensaios fotográficos e filmagens são feitos com dedicação para extrair a essência de cada criança. Mesmo que tenham limitações, elas se mostram capazes e lindas diante das lentes. Quando começamos, não imaginávamos a proporção que ia chegar. O número ainda é pequeno, mas outros países estão vendo o que o próprio Brasil não vê. Várias empresas nos procuraram e tudo que vier de ajuda será bem vinda”, comemora a diretora.

Palestras

A abertura da exposição terá a presença de todas as crianças, além de autoridades convidadas, como o governador, José Melo, e o prefeito em exercício, Marcos Rotta. A mostra com as 29 fotografias ficará aberta ao público e haverá atividades diariamente, das 14h às 22h. Amanhã (31), haverá uma palestra sobre Autismo. Do terceiro dia (1º/4) em diante serão realizadas palestras rápidas sobre o tema central entre outros assuntos.

Serviço

O que: Exposição fotográfica Arte Sem Preconceito
Quando: 17h de 30 de março (abertura) até o dia 5 de abril, das 10h às 22h
Onde: Manaus Plaza Shopping – primeiro andar
Informações: 99295-2198 ou 3342-9598​​

Publicidade
Publicidade