Domingo, 20 de Setembro de 2020
qualificação

Artes por meio das 'lives': classe artística promove cursos nas redes sociais

Oficinas que abordam desde técnicas vocais à palhaçaria são ministradas por artistas amazonenses



WhatsApp_Image_2020-04-13_at_14.00.48_E9F9BC99-A0CC-45A3-B50F-370620A9486F.jpeg Todas as terças e sextas-feiras o grupo Kirar realiza lives do projeto 'Dança Comigo' para o público criar e dançar em casa (Foto: Divulgação)
14/04/2020 às 18:19

Assim como diversos segmentos, artistas em todo o mundo estão se adaptando a uma nova maneira de divulgar seus trabalhos, enquanto praticam o isolamento social para reduzir a transmissibilidade da Covid-19. Pensando em como transformar o tempo livre em aprendizado para crianças e adultos, a classe artística tem se organizado para ministrar diversos minicursos de forma prática e objetiva no campo das artes. Confira a agenda para essa semana:

Palhaçaria feminina



Nesta terça-feira (14), a Cacompanhia realiza uma live sobre “Palhaçaria feminina” pelo Instagram @cacompanhia, às 15h. Mediado pela artista Francine Marie (palhaça Sininho), o bate-papo tem como convidada a artista Letícia Mariano, que interpreta a palhaça Suspira. Ela irá falar sobre sua carreira na palhaçaria e também sobre sua experiência no trabalho autônomo dentro do metrô, transporte público que existe em grandes cidades do País. 

Vila Vagalume

Na quarta-feira (15), às 18h, o cantor Victor Félix realiza aula de canto pela live no Instagram @vilavagalume80. Durante o curso, que pode ser assistido por iniciantes e veteranos na música, o artista irá expor sobre treino de técnica vocal voltado para voz cantada, bem como exercícios para treinar os diversos mecanismos da voz, como a musculatura da respiração diafragmática, musculatura da laringe, e do palato mole, dentre outros.

Entre as diversas vantagens de praticar aula de canto, Victor Félix afirma que auxilia no desenvolvimento da voz cantada e falada, bem como a saúde vocal. “A aula de canto é importante para conhecer nosso aparelho vocal, saber o que fazer e o que não fazer com a sua voz, bem como é recomendada para nossa saúde mental. É uma ótima opção para fazer em casa e esquecer um pouco a ansiedade gerada pela pandemia, pois muitos dos exercícios de voz são eficientes contra ansiedade e depressão”, explica Victor. 

Conversa sobre arte e saúde

Durante a semana em que é promovida a conscientização da população sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde, a cantora e escritora carioca Tatiana Vidal, que trabalha com preparação vocal há mais de 20 anos e está residindo em Manaus há seis meses, irá realizar uma live com uma programação especial sobre o Dia Mundial da Voz, comemorado nesta quinta-feira (16). 

Com o apoio de especialistas para falar sobre tudo que envolve o processo de técnica vocal, essa semana a cantora conversa com convidados especiais na oficina “Papo com arte”. Confira a agenda e acompanhe pelo Instagram (@tatividal_voz) e Facebook (@tatividal.voz): às 12h, o fonoaudiólogo Reinaldo Lopes fala sobre “Saúde vocal”; às 14h, a cantora e compositora Sofia Amoedo conversa sobre “A interpretação como parte do processo de criação”; às 16h, a cantora Jessy expõe sobre “Estratégias para o artista na quarentena”; às 20h, o empresário e músico de Minas Gerais, Gilson Negron participa da live sobre “Marketing digital para artistas”; e às 21h, a Dra. em fonoaudiologia, Cristiane Magacho, explica sobre “A voz nas relações sociais”.

“A voz é algo que todos deveriam ter mais domínio, pois é a nossa principal ferramenta de comunicação. E nesse momento de confinamento, muitas vezes pelo tom da voz surgem conflitos dentro de casa, mas se você consegue ter esse autoconhecimento, coordenar e conduzir essa voz, você pode melhorar as relações interpessoais. Se conhecer, pode nos dar oportunidades ou perder oportunidades”, garante Tatiana Vidal. 

‘Dança Comigo’

Com o objetivo de estimular e explorar as possibilidades de criar e dançar em casa durante a pandemia, o grupo Kirar iniciou o projeto “Dança Comigo” em live pelo Instagram @grupokirar. As lives acontecerão todas as terças e sextas-feiras, sob o comando dos profissionais da dança, Jayne Kirar e Jonathas Santos. Também haverá a participação de convidados como coreógrafos, performers, acrobatas, bailarinos, entre outros artistas independentes.

“A ideia é buscar novas formas de compor apresentações e compartilhar com os demais artistas, bem como estimular essa criação no espaço que cada um disponibiliza em sua casa. Além disso, mostrar também que é possível dialogar com o corpo tanto para o fazer artístico, quanto para proporcionar o bem-estar de todos, mesmo em tempo de pandemia”, afirma Jayne. 

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.