Quinta-feira, 28 de Janeiro de 2021
Artes plásticas

Artista amazonense Rui Machado vai expor telas em Portugal

A mostra acontecerá em 2021, mas um quadro chamado “Amazonas: homem, fauna e flora” já pode ser contemplado no Instituto Amigos da Amazônia (iAMA), situado na cidade do Porto (PT)



Rui_3_95677B2D-FE8F-4263-ABBD-B7DC91B292B2.jpeg Rui Machado e Gisélle Lins seguram o quadro “Amazonas: homem, fauna e flora” (Foto: Divulgação)
06/11/2020 às 14:50

O artista amazonense Rui Machado se prepara para expor pela primeira vez em Portugal, a convite do recém-inaugurado Instituto Amigos da Amazônia (iAMA), localizado na cidade de Porto (PT). Prevista para acontecer em outubro, na inauguração da instituição, a mostra foi adiada para 2021, em virtude da pandemia do novo coronavírus, mas um ‘aperitivo’ já pode ser apreciado no espaço: o quadro “Amazonas: homem, fauna e flora”.

Pintado com tinta acrílica sobre uma tela de tecido, ele retrata a fauna e a flora da Amazônia, bem como um pouco da cultura do homem, representado pela cúpula invertida do Teatro Amazonas, um dos principais cartões postais do Estado, bastante retratado pelo artista plástico. “O quadro mede 70 x 70 cm e foi produzido durante a pandemia, especialmente para o Instituto. O trabalho está dentro da temática que venho desenvolvendo ao longo desses anos”, destaca.



O universo amazônico, que envolve costumes, objetos, traços comportamentais e paisagens da região, é a principal fonte de inspiração de Rui, que também é poeta e compositor. Denominada “Travessia”, sua primeira exposição ocorreu em 1982, dentro do Projeto Hahnemann, no hall do Teatro Amazonas. Desde lá, o artista plástico já participou de 28 exposições individuais e 80 exposições coletivas.

A produção das telas para a mostra do iAMA, cuja sede funciona no espaço multicultural Tropical Hub, já está em andamento. “A mostra ainda não tem nome, mas estou trabalhando na criação das obras, todas dentro da minha temática Amazônica”, pontua.

De acordo com Rui, é um prazer imensurável levar seu trabalho ao Velho Mundo, especialmente por todo seu vínculo com Portugal. “Meu pai era do Porto e tenho muitos parentes lá. Minhas raízes são portuguesas”, destaca.

Amazônia na Alma

Uma das fundadoras do iAMA, Gisélle Lins explica que o Instituto nasceu do desejo de mostrar a Amazônia para o mundo e, não à toa, as obras de Rui foram cotadas para dar o ‘start’ nessa missão. “Rui Machado tem a Amazônia na alma e na personalidade. Ele tem o sentimento latente de um amazônida e podemos identificar isso em cada obra sua. Suas obras são alegres, felizes e transmitem esperança. Queríamos isso para iniciar nosso trabalho de engajamento em prol da nossa Amazônia”, ressalta.

Segundo Gisélle, a exposição está prevista para acontecer na galeria de arte do Tropical Hub, que abriga o Instituto e conta com diversas atividades culturais. Ela fala que a ideia também é convidar outros artistas para mostrar o potencial da Amazônia. “A princípio, o primeiro desenho é com o Rui Machado. A questão da pandemia atrapalhou muito essa agenda, mas estamos, de qualquer forma, trabalhando, fazendo contatos, e o Rui foi a primeira pessoa com quem conversamos. Ele se colocou bastante solícito. Fez, inclusive, a doação da primeira obra do Instituto, o que, para nós, foi um ganho muito importante. Ele tem muito dessa personalidade amazônica, assim como laços no Porto. Isso tudo vai ao encontro do que queremos”, enfatiza.

Saiba mais

Iniciativa de brasileiros e portugueses, o iAMA é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, que tem como propósito mobilizar recursos para apoiar projetos de ação prática, voltados para a redução do desmatamento e da pobreza na Amazônia, com foco especial aos povos indígenas e populações tradicionais dos nove países da Bacia Amazônica. A sede do Instituto funciona dentro do Tropical Hub, espaço multicultural sediado no bairro da Foz, em Porto (PT).

Destaque

Nascido em Manaus no dia 17 de agosto de 1956, Rui Machado se apaixonou pelas artes desde cedo e possui, até hoje, 26 prêmios e homenagens. No ano passado, após indicação do deputado Serafim Corrêa (PSB), recebeu a comenda da Ordem do Mérito Legislativo, medalha concedida às personalidades das mais variadas áreas de atuação.

 

Repórter

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.