Publicidade
Entretenimento
Vida

Artista amazonense se junta a coreógrafo francês em um intercâmbio na África

O objetivo da viagem é dar início ao processo de criação do espetáculo de dança contemporânea “Trois Rives”, previsto para estrear em outubro de 2016 10/11/2015 às 11:21
Show 1
Francis Baiardi participa de intercâmbio com a companhia do francês Patrick Servius
Rosiel Mendonça Manaus (AM)

A diretora da Contém Dança Cia., Francis Baiardi, embarcou no início deste mês para um intercâmbio de duas semanas com a Cie le Rêve de la Soie, do coreógrafo francês Patrick Servius, em Saint-Gilles, na ilha africana de La Réunion.

O objetivo da viagem é dar início ao processo de criação do espetáculo de dança contemporânea “Trois Rives”, com data de estreia prevista para o mês de outubro de 2016.

Em La Réunion, Francis encontrará pela primeira vez as outras duas bailarinas convidadas para o projeto: Mariyya Evrard, nascida em Madagascar e radicada na ilha, e a francesa Laura Boudou.

“Será um intercâmbio intenso, com 8h de trabalho diário. Além disso, vou apresentar o solo ‘Dinahi’ e ministrar um workshop de dança contemporânea a partir das minhas experiências com a Contém”, adianta Francis.

“Trois Rives” dá sequência à pesquisa de Patrick Servius sobre identidades e como elas se expressam na dança, daí a proposta de reunir no palco três artistas de diferentes origens. A trilha sonora do espetáculo será do músico amazonense Eliberto Barroncas, do Raízes Caboclas, capoeirista e artífice de instrumentos.

Antes da estreia, serão realizados mais dois intercâmbios na França que vão reunir toda a equipe, também formada por Marisoa Ramonja, atriz; Dominique Rolland, escritora; Paolo Cafiero, iluminador; Virginie Breger, figurinista.

A professora e colaboradora da Contém Dança, Cleia Alves, destaca que o intercâmbio, que conta com o apoio do centro coreográfico Le Hangar de Saint-Gilles, é um estímulo para o grupo continuar produzindo apesar de todos os obstáculos. 

A experiência é a segunda parceria entre a Contém Dança Cia. e a Cie le Rêve de la Soie, de Marselha. Em 2013, os dois grupos produziram o espetáculo “Presenças”.

Publicidade
Publicidade