Quarta-feira, 13 de Novembro de 2019
CULTURA

Artista plástico do AM participa de mostra internacional na Itália

Arnaldo Garcez cumprirá agenda internacional no Festival de Cultura de Perugia, que acontece de 3 de agosto a 1º de setembro



WhatsApp_Image_2019-07-17_at_15.05.18_1267CC32-8421-4514-9989-C1FC4713A021.jpeg Quadros da exposição fazem parte do projeto ‘Arquitetura da Cor’. Foto: Divulgação
18/07/2019 às 07:12

Com mais de 40 anos de profissão e após retornar de uma longa temporada de exposições na Europa, o artista plástico amazonense Arnaldo Garcez volta a cumprir uma agenda na rota internacional para participar do Festival de Cultura de Perugia, na Itália, com a temática “Stati D’Art”. A mostra internacional de arte contemporânea acontece de 3 de agosto a 1º de setembro. 

O ciclo de exposições reúne dezenas de artistas de dez países, que foram minuciosamente selecionados para expor suas artes em diversas seções do Festival, que abrange temáticas como literatura, artes plásticas, música, dança, performance e instalações. 



“A participação nesse Festival de Cultura na Itália é de suma importância para tornar nossa Amazônia referência também no segmento das artes. Estou muito contente em poder representar a capital que eu nasci, sempre expressando a cultura do meu povo e mostrando com profissionalismo a cultura do meu Estado”, declara Arnaldo Garcez.

Para essa edição, Arnaldo Garcez garante que irá levar 14 obras com pinturas inéditas, que são parte do projeto “Arquitetura da Cor”. Além disso, durante o evento, o artista também irá ministrar uma oficina para os participantes sobre a fenomenologia amazônica e a relação com a arte. Além de artista plástico, Arnaldo também é poeta e músico, no qual irá colocar em prática seus dons artísticos no segmento da música por lá.

Logo após esse evento, o artista plástico segue cumprindo agenda internacional. No dia 7 de setembro, participará de outra exposição junto a Fundação Associação União de Brasileiros Habitantes na Itália (Ubai), também em Perugia. Logo depois, segue rumo a Roma e Milão para participar de atividades de cunho artístico.

Temática

Em suas obras, Arnaldo explica que aborda temas do cotidiano e que a Amazônia está presente no aspecto das cores e expressões: o chamado expressionismo amazônico.

“A pintura é uma interpretação da natureza e costumo pintar o que eu vivo. Levei a Amazônia contemporânea em meio a um caos urbano. Minha base é o ser humano, com toda a inquietação que vivemos.  O que busco no meu trabalho é a análise de tudo que vivemos no nosso cotidiano. Uma crítica ao momento do País, buscando soluções para uma sociedade digna”, conta ele.

Sucesso

Em 2018, o artista também participou de exposições pela Europa, onde foi convidado para expor suas obras da série “Arquitetura da Cor” nas cidades de Nápoles; Castiglione del Lago; Perugia, na Galeria da "La  Casa Degli Artisti" - Centro dos Artistas Plásticos de Perugia e realizou uma performance junto às crianças da pré-escola em uma escola local.

De lá, seguiu para Pozzuolli, onde fez uma exposição no Restaurante "Ricercare Assaporare"; e por fim em Roma, onde finalizou sua agenda internacional de 2018. Em Roma, Arnaldo conta que houve uma noite de gala, com 300 convidados, muita música e pura arte com o público participante.

Recentemente o artista comemorou mais uma conquista: foi aprovado para fazer parte da Amsterdam Whitney Gallery, em Nova York. Em trecho de nota de avaliação, a curadora Ruthie Tucker parabeniza e destaca o poder das artes de Garcez.

“Nossos curadores ficaram particularmente impressionados com  suas soberbas pinturas figurativas, que ressoam com uma forte narrativa visual emocional. Seu trabalho complexo e enigmático tem uma visão universal vibrante e desafia o espectador a conceitos além da nossa visão normal”.

Perfil

Natural de Manaus, Arnaldo Garcez vem desenvolvendo sua trajetória por meio do desenho e da pintura desde 1977. No Rio de Janeiro se aperfeiçoou em desenho, pintura, escultura e gravura. Na Alemanha, se dedicou a pesquisa do expressionis-mo e litografia. Desde 2014 é membro da Galeria Carré D’Artistes da França.

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.