Sábado, 20 de Abril de 2019
publicidade
b0804-21f.jpg
publicidade
publicidade

Artes plásticas

Artista plástica Rakel Caminha lança exposição em colagens surreais e poéticas

Ao todo, serão expostas 18 obras, constituídas por recortes e colagens diversas. Elas serão impressas em lona e ficarão num tamanho aproximadamente de 90cmX60cm


04/04/2017 às 18:14

Há tempos a artista plástica amazonense Rakel Caminha planejava trabalhar com recortes e colagens. “Penso que seja um dos maiores trunfos obtidos da escola dadaísta - movimento que visa romper com os estilos clássicos e tradicionais. Pode expressar muita coisa de uma forma bem original, no mínimo bem inusitada”, pontua ela. Com essas ferramentas, a artista moldou um universo extremamente surreal – mas ainda assim poético – a ser mostrado na exposição “Tatuagem”, a ser lançada na quinta (6), a partir das 16h no Les Artistes Café Teatro (Av. Sete de Setembro, Centro). O acesso é gratuito.

Ao todo, serão expostas 18 obras, constituídas por recortes e colagens diversas. Elas serão impressas em lona e ficarão num tamanho aproximadamente de 90cmX60cm. “Uma ou outra obra pode variar de tamanho”, complementa a artista. Segundo Caminha, a mostra é uma reflexão semiótica sobre a existência, e a poesia é consequência disso. “A existência é uma poesia, aí cada espectador a percebe e narra como enxergar”, conclui Rakel.

Colagens

Dentro do universo de questões existenciais, Rakel buscou dar ênfase para temas como o homem em relação ao tempo, o homem de frente com a sociedade, e sentimentos como paixão e amor. “Tudo que se liga ao humano e toca a gente, eu quis falar um pouco sobre”, comenta ela. As imagens utilizadas nas colagens foram encontradas em diversos tipos de materiais. “A maioria delas foram retiradas de revistas antigas, algumas que eu tinha, outras que fui coletando para compor material de trabalho. Todas são ilustrações usadas por revistas ou outros materiais impressos”, diz Rakel.

A execução da obra envolve a possibilidade de gerar utilidade para o que, às vezes, parece obsoleto. “Se você tem várias revistas em casa, o destino pode ser a arte, não a lixeira”, defende a artista. Para promover o diálogo entre símbolos e formas gerados, Rakel ancorou-se na semiótica – a ciência que estuda os signos e os significados. “Eu gosto de brincar de perceber, de significar, de entrar fundo em símbolos, signos, notar o universo, buscar um significado no caos. É por aí que o ‘Tatuagem’ vem com essa linguagem semiótica”, declara.

Para Rakel, a mostra representa a fuga das zonas de conforto. Por conta disso, ela se baseou em elementos do Surrealismo e Dadaísmo para compor o material. “Sair do normal, dar-se a outras possibilidades de expressão, ainda sim, genuínas. Para mim essas escolas representam o novo mundo, as portas que se abrem para o imaginário... a gente pode ir para qualquer lugar”, comenta ela.

Interação

No espaço, haverá um manequim que receberá as colagens no corpo, como parte da intervenção. “Queríamos colocar uma parte do manequim à disposição para que as pessoas colassem imagens também! Não sei se para essa primeira etapa da exposição, mas isso com certeza vai ocorrer! Eu quero que o público se envolva, toque, vire parte da experiência”, celebra Rakel.

Além das telas e do manequim, algumas poesias de Rakel serão impressas em painéis de pouco mais de um metro e serão exibidas no espaço principal. Também será preparado um conceito de iluminação no espaço de modo a realçar as obras e as poesias. “A iluminação está em processo de estudo. O ideal seriam luzes focais em cores amarelas, laranjas e vermelhas, para dar um sentimento de vivacidade”, finaliza Caminha.

Destaque

De acordo com Wanessa Leal, produtora da exposição em parceria com a Raa Produções, a programação da mostra possui um set especial preparado pela DJ Luana Aleixo, além de um show musical e um coquetel. “Um material em vídeo e em fotografia sairá dessa primeira experiência e a ideia é que a cada edição combinemos coisas novas com outras expressoes artísticas”, coloca Leal. A mostra ficará somente no dia 6 no Café Teatro, e depois seguirá para outros espaços e em outras datas, cujo roteiro será divulgado no dia 7 de abril. A mostra conta com o apoio da ManausCult e da loja Chic Paris.

Serviço

o quê: Exposição "Tatuagem"

quando: Dia 6 de abril, às 16h

onde: Les Artistes Café Teatro (Av. Sete de Setembro, Centro)

quanto: Gratuito

publicidade
publicidade
Exposição da PM em shopping já recebeu 5 mil pessoas e termina neste domingo (7)
Polícia Militar expõe equipamentos, armas e veículos em shopping neste fim de semana
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.