Publicidade
Entretenimento
Vivências na arte

Artista plástico Nelson Falcão ministrará cursos em Manaus

As inscrições para as turmas do primeiro semestre podem ser feitas até este sábado (2), por e-mail ou telefone 31/03/2016 às 21:30 - Atualizado em 31/03/2016 às 21:34
Show nelson falcao
Falcão vai aplicar método criativo de aproximação com a arte
Rosiel Mendonça Manaus (AM)

Iniciados ou não na arte poderão participar de uma série de cursos promovidos pelo Espaço “Onde Nascem os Mitos”, do artista plástico Nelson Falcão, em parceria com o Instituto Dirson Costa de Arte e Cultura Amazônicas. Ao todo, são cinco opções de cursos, entre teóricos e práticos, que serão oferecidos nos turnos da manhã e da tarde: História da Arte, Arte contemporânea, Pintura, Desenho e Estética.

As inscrições para o primeiro semestre podem ser feitas até este sábado, dia 2, pelo telefone (92) 98802-4432 ou pelo e-mail institutodirsoncosta@gmail.com. O investimento em cada curso é de R$ 400 (exceto História da Arte, que custa R$ 600) e todas as atividades acontecerão na Faculdade Martha Falcão (Rua Natal, 300, Adrianópolis).

O professor Nelson Falcão explica que ter experiência com técnicas artísticas não é um requisito para fazer as aulas, basta estar aberto a embarcar numa jornada de autoconhecimento por meio da arte. “Na parte da teoria, a proposta é entender a arte sob uma perspectiva bem individual, lançando um novo olhar sobre o mundo, então não se trata de seguir uma cartilha de História da Arte como a encontrada nos livros ou na faculdade”.

Segundo ele, os alunos serão colocados em uma posição de “reflexão criativa”, semelhante às metodologias que vêm sendo experimentadas fora de Manaus por instituições como o Museu de Arte Moderna de São Paulo.

“Eles fazem cursos para pessoas que não são do meio artístico, então é possível encontrar entre os alunos médicos, advogados, profissionais autônomos... Atualmente, as pessoas têm uma necessidade, diante do estresse do dia a dia, de filtrar as indignações e sentimentos, mas não com uma visão de fuga, e sim de autoconhecimento”.

NA PRÁTICA

Os cursos práticos prometem seguir o mesmo estilo “heterodoxo”, partindo do estímulo à introspecção. “O desafio será exteriorizar por meio de cores e formas o que se tem dentro. A ideia não é ensinar a desenhar ou pintar, mas propor experimentações e vivências artísticas que motivem o participante a encontrar sua própria forma de arte”, completa Falcão. Ele conta que isso será alcançado por meio de atividades quase lúdicas, como estímulo auditivo e olfativo.

Perfil: Nelson Falcão

Formado em Artes Visuais pela Faculdade Belas Artes de São Paulo e com especialização em História da Arte, Nelson Falcão possui mais de 15 anos de experiência no campo artístico voltado a pesquisas acadêmicas, produção e educação. Lecionou durante sete anos na Faculdade Martha Falcão, nos cursos de Design, Design de Interiores, Publicidade e Jornalismo.

Grade de cursos

ABRIL
Dia 2 – Prazo final de matrículas 1º semestre

Dias 9, 16, 23 e 30 – Estética (manhã) e Desenho (tarde)

MAIO
Dias 7, 14, 21, 28 – História da Arte (manhã e tarde)

JUNHO
Dias 4 e 5 – Arte contemporânea (manhã e tarde)

Dias 11 e 12 – Pintura (manhã e tarde)

JULHO
Dias 9, 16, 23, 30 – Estética (manhã) e Desenho (tarde)

AGOSTO
Dias 6, 13, 20, 27 - História da Arte (manhã e tarde)

SETEMBRO
Dias 10, 17, 24 – Arte contemporânea (manhã) e Pintura (tarde)

OUTUBRO
Dia 1 – Arte contemporânea (manhã) e Pintura (tarde)

Dias 8, 15, 22, 29 – Estética (manhã) e Desenho (tarde)

NOVEMBRO
Dias 5, 12, 19, 26 - História da Arte (manhã e tarde)

Publicidade
Publicidade