Publicidade
Entretenimento
Vida

Artistas promovem concerto Natal Solidário no Centro, domingo

Instrumentistas profissionais e estudantes participam de iniciativa beneficente em prol de moradores de rua de Manaus 19/12/2015 às 18:45
Show 1
Concerto com alunos e professores da Tearte terá composições populares e eruditas
Jony Clay Borges Manaus (AM)

Artistas da música popular e da música erudita de Manaus participam do concerto “Natal Solidário” neste domingo, dia 20, às 15h, no Centro Cultural Reunidos (Praça do Congresso, rua Ferreira Pena, 10, Centro). A entrada para o espetáculo é um quilo de alimento não perecível, sendo também aceitas doações de roupas e calçados.

O evento filantrópico é uma realização da Tearte Produções Musicais, em parceria com o Centro Reunidos, e todas as doações recebidas serão distribuídas entre moradores de rua da cidade.

Professores e alunos de Música da Tearte participam do concerto, que também assinala o encerramento das atividades de formação musical promovidos pela produtora em 2015. A apresentação terá performances de violão, violino e violoncelo, além de percussão. O programa vai incluir composições de artistas eruditos e populares, entre eles o alemão Johann Sebastian Bach e os brasileiros Heitor Villa-Lobos e Cartola.

Os violinistas Tito Esteves, da Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica, e Elis Green, professora da Tearte, tocam o “Concerto em ré menor para dois violinos”, de Bach. Elis também toca ao lado do violoncelista Timoteo Esteves, integrante da Amazonas Filarmônica, nas versões de “As rosas não falam”, de Cartola, e “Naquele tempo de Pixinguinha”, de Benedito Lacerda.

Tearte oferece atividades de formação em Música e Artes. Timoteo Esteves/Divulgação

Estudante de violoncelo do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, Gustavo Garcez apresenta o “Concerto em dó menor” de Johann Christian Bach. Liriel Natário, violonista do Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Caua), apresenta “Lágrima”, de Francisco Tárrega. Também violonista e professor da Tearte, Alexandre Mourão apresenta o “Estudo de arpegios nº 1”, de Villa-Lobos. Os dois apresentam ainda um dueto de violões com “Bourree”, de Bach.

Participam do concerto ainda Andrio Dias, integrante da Amazonas Filarmônica, que fará a percussão; e André Lacerda, Marcelo Silva, Samara Moraes, Jessica Soares, Lígia Barbosa e Luiandria Barbosa, alunos da Tearte. Ao final da apresentação, todos os alunos e professores se reúnem para tocar juntos uma música surpresa de Natal.

Iniciativa

O “Natal Solidário” faz parte de uma iniciativa beneficente promovida em parceria entre Tearte, Centro Cultural Reunidos, Alma Nua Grupo de Teatro e Dança, Base Missionária Sabaoth e Garage Burger Hamburgueria. As doações de alimentos, roupas e calçados podem continuar sendo feitas até o dia 24, quinta-feira, quando os realizadores farão a distribuição dos produtos arrecadados.

“A Tearte trabalha com esses parceiros para fomentar a cultura no Amazonas, dando possibilidade para as pessoas aprenderem música e artes. E também dar alimentos e roupas às pessoas que moram nas ruas”, declara Timoteo Esteves, sócio da produtora ao lado da esposa Elis Green.

O produtor acrescenta que a proposta dos realizadores é que a ação solidária tenha outras edições ao longo do próximo ano. “Dezembro é uma época em que as pessoas estão mais comovidas e solidárias, mas a nossa intenção é que esta iniciativa não termine neste mês. Queremos promover ações parecidas de dois em dois meses”, afirma ele.

Para mais informações sobre o “Natal Solidário” e/ou sobre a entrega de doações para a ação beneficente, basta entrar em contato com os integrantes da Tearte, pelos telefones (92) 99158-3729 e 98134-3046, ou pelo e-mail tearteproducoesmusicais@gmail.com.

Publicidade
Publicidade