Quarta-feira, 03 de Junho de 2020
Música

Artistas usam a música para transmitir esperança durante quarentena

Iniciativas surgem como forma de levar mensagens acolhedoras para as pessoas neste período de isolamento social



BV0229-003F_AC3A2BD7-A672-47A9-BACD-B391F61FBA63.jpeg O maestro Paulo Marinho e sua esposa, a soprano Dhiana Nobre, regravaram salmos para compartilhar nas redes sociais (Foto: Arquivo Pessoal)
29/03/2020 às 20:11

Nunca foi segredo pra ninguém o poder terapêutico que a música é capaz de ter. Mais que isso, pode ser peça fundamental para propagar uma mensagem. Através dela, diversos artistas amazonenses vem buscando unir as duas coisas e, guiados cada qual por sua fé, seguem na tentativa de espalhar pelos quatro cantos do Brasil - quiçá do mundo - um canto de esperança em meio à tanta incerteza provocada pela disseminação do novo coronavírus.

Desde a última sexta-feira (21), o maestro Paulo Marinho se dedica a um projeto que idealizou com sua esposa durante o período de isolamento social. Juntos, eles decidiram regravar novas versões cantadas de salmos bíblicos para compartilhar com seus seguidores nas redes sociais.



Até o momento, a dupla conta com cinco gravações disponíveis no canal do Youtube do maestro. Segundo Paulo, a ideia era publicar um salmo novo diariamente, mas o projeto acabou despertando a atenção de amigos músicos, que logo se interessaram em colaborar com a iniciativa.

“Bem, como cristão penso que o momento é propício para mandar mensagem de esperança, então eu e minha esposa, a soprano Dhijana Nobre, resolvemos desengavetar essa ideia de compor salmos. A intenção era publicar um por dia, mas outros amigos resolveram participar da ideia, Então tive que escrever as partituras para todos e isso levou mais tempo. Agora estamos postando um salmo a cada dois dias”, explica Paulo.

As gravações são realizadas no estúdio que o casal possui em casa e as colaborações dos colegas são feitas pelos seus respectivos lares. Até o momento foram gravados os salmos 91, 23, 100, 121, 126. O maestro se diz grato pela união e aproveita para ressaltar a importância da música para acalentar as pessoas em um momento como este.

“A música foi criada no céu, para louvar a Deus, então acredito que é um dom divino. Sendo assim, nada melhor que passar essa tempestade do coronavírus criando e produzindo algo que as pessoas possam encontrar conforto, paz e esperança de que dias melhores virão”, pontua.

Da varanda

Jovem talento da Música Popular Amazonense, o sambista Dudu Brasil viralizou nas redes ao levar um pouco de alegria por meio da música para os moradores de um condomínio localizado na Zona Centro-Sul de Manaus. Da varanda do apartamento onde participava de um culto, o artista tocou e cantou o louvor “Faz Um Milagre em Mim”, arrancando aplausos dos vizinhos.

"Foi apenas um louvor em um momento de oração. A gente sempre se emociona, pois nesse momento de reclusão nos tornamos mais sensíveis. Senti a energia positiva que vinha dos vizinhos. Isso sem dúvida nos fortalece enquanto cristãos e nos dá a certeza de que é um momento passageiro", disse Dudu em entrevista ao portal A CRÍTICA.

Canção de proteção

O jornalista, músico e compositor parintinense Menicius Melo aproveitou o atual momento para transformar seu mantra pessoal em canção. Junto à banda Zona Tribal, da qual ele é vocalista, o artista lançou a música “Benjamin & David”.

Segundo ele, o refrão da música é uma frase que ele carrega em sua vida desde uma situação complicada que passou quando morava em São Paulo, em meados de 2013.
“Eu me perdi tarde da noite em um lugar perigoso e na hora eu só conseguia pensar nos meus filhos que estavam em Manaus. Naquele momento veio na minha cabeça a frase ‘Benjamin reza por mim, David meu escudo, me protege’ e eu guardei essa frase. Todas as vezes que eu passei por um momento difícil eu emanei essa frase e o mundo passa por um momento difícil agora. Espero que as pessoas se emocionem e reflitam”, disse.

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.