Terça-feira, 23 de Abril de 2019
publicidade
1.jpg
publicidade
publicidade

Vida

As 'banqueteiras': culinária caseira também possui requinte

No cardápio de Tia Deca, uma simpática senhora de 65 anos, não faltam itens que comprovem a afinidade com pratos mais refinados, como o Vol au Vents, clássico aperitivo francês feito de massa folheada, e as trouxinhas e redemoinhos de crepes (destaque para os coloridos)


24/04/2013 às 09:13

Num tempo dominado pelos chefs de cozinha, elas sobrevivem da propaganda “boca a boca”. Sem nunca terem frequentado um curso de gastronomia sequer, fizeram do conhecimento popular, da experiência e da própria criatividade os ingredientes de seu sucesso. As banqueteiras são pessoas simples, que não exigem muita cerimônia, mas não se engane: na mão delas, comida caseira também é alta gastronomia.

No cardápio de Tia Deca, uma simpática senhora de 65 anos, não faltam itens que comprovem a afinidade com pratos mais refinados, como o Vol au Vents, clássico aperitivo francês feito de massa folheada, e as trouxinhas e redemoinhos de crepes (destaque para os coloridos). Outra iguaria preparada por ela é o sensacional Terrine de Berinjela com pão Sueco, este produzido pela própria Tia Deca em sua casa.

“Hoje gastronomia virou moda. E com tanta informação, só não cozinha quem não quer”, diz a culinarista, que aprendeu a cozinhar por conta de uma casualidade do destino. “Eu trabalhava como babá numa casa de família. Um dia a empregada brigou com a patroa e eu acabei tendo que fazer o almoço. Desde então eu nunca mais parei”, disse ela, num alegre tom que revela o entusiasmo de quem não pretende parar tão cedo.

A guinada

Dona Asnah Castro Barbosa, 56, também profissionalizou o que já era um dom por um truque do destino. Ao se ver sem emprego, há exatos 12 anos, ela não encontrou outra ocupação que não fosse fazer o que mais gostava: cozinhar. Hoje, a dona de receitas exclusivas na cidade, como a Massa de Riso com Camarão Fresco (receita ao lado), faz questão de trabalhar os sete dias da semana para dar conta das encomendas que recebe. “É a minha maior realização”, diz ela, que tem mais de 50 pratos na carta da Quitutes Asnah, sua empresa.

Pelo jeito, elas ainda vão botar muita banca por aí. Sorte a nossa!

Saiba mais

Contacte Tia Deca

Tia Deca morou 27 anos no Rio de Janeiro, período em que trabalhou na famosa Casa dos Sabores, restaurante da chef de cozinha amazonense Natasha Fink. Há dez anos, voltou para Manaus a fim de realizar o sonho de “trabalhar por conta própria”. Mas ela ainda manteve a boa relação com os antigos patrões e inquilinos no Rio. Todos os meses eles mandam preciosos itens gourmet, caros demais no mercado local. Para contratar os serviços de Tia Deca, o número de contato é 8152-2757.

Contacte Quitutes Asnah

Dona Asnah acredita que gastronomia é questão de dom. Mas ela também faz questão de dizer que trabalha com o melhor nível de material e enfatiza: “ “É preciso ter amor ao você que faz”. Para se servir das delícias da Quitutes Asnah, o telefone para contato é o 9175-9165 e ela atende todos os dias da semana

Receita Patê de foies gras


Segundo Tia Deca, o segredo do Patê de Foies Gras é preparar o prato com um dia de antecedência e deixá-lo na geladeira.

Preparo

1. Refogar na manteiga o alho, a cabola, o louro e o fígado. Flambar com conhaque. Depois acrescentar vinho branco e as ervas – manjericão, tomilho, salsa 2. Deixa evaporar um pouco pra sair o álcool (reduzir o caldo) 3. Depois bate no liquidificador com gelatina e creme de leite. 4. Põe na forma molhada com água e um pouquinho de óleo 5. Cobre com papel alumínio e põe na geladeira.Ingredientes10 pessoasUm quilo de fígado de pato
100 gramas de pasta de alho
200 gramas de cebola
200 ml de creme de leite fresco
50 g de gelatina sem sabor dissolvida em 20 ml de água
200 g de margarina
Salsa picada, Tomilho fresco, Sal, Pimenta do reino
200 ml de vinho branco
500 ml de conhaque (pra adoçar a boca)
Três folhas de louro
Massa Riso com Camarão Fresco

Massa Riso com Camarão Fresco


Preparo

1.Depois de temperar o camarão fresco, reserve-o e em seguida corte as verduras em tiras, coloque-as no tacho com alho, azeite e as deixe fritar (não deixe cair água). 2. Cozinhe o macarrão durante 8 minutos 2. Em seguida coloque o camarão no tacho onde as verduras estão fritas até ele ficar rosado; em seguida apague o fogo e coloque o leite de coco e o creme de leite para montagem do prato Montagem:1.Azeite no fundo, metade da massa, metade do refogado, massa novamente e por último o camarão 2. Decore a seu gosto e sirva em seguida sem ir ao forno

Ingredientes

6 pessoas

tempo: 90 min.2 kg de camarão fresc do mar (temperado com sal e alho)
4 cebolas (se preferir raladas)
10 pimentas de cheiro em tiras finas
1 maço de cheiro verde com cebolinha e chicória
2 pimentões verdes em tiras
1 pimentão amarelo
1 pimentão vermelho
1 xícara de chá com azeite
1 vidro de leite de coco grande
3 caixas de creme de leite
1 pacote de massa de riso

publicidade
publicidade
Contratos de patrocínio da Petrobras passam por revisão, diz Bolsonaro
Inspirado no tucumã, estudante cria super-herói amazônico em Manaus
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.