Sexta-feira, 05 de Junho de 2020
FERIADO NA QUARENTENA

As mudanças na celebração do Dia das Mães

Com o isolamento social, as comemorações do Dia das Mães precisou passar por algumas adaptações. Saiba como famílias manauaras pretendem celebrar a data este ano e alternativas disponíveis para não deixar a data passar em branco



millennium_divulga__o_7BAB8A68-D075-44C8-A1F4-383C62E4CA6B.jpg Shoppings da capital, como Millennium e Manauara, oferecem serviços de delivery e até drive-thru para a compra de presentes (Foto: Divulgação)
08/05/2020 às 14:35

No segundo domingo de maio é comemorado em todo o Brasil o Dia das Mães. A data, que este ano acontece no próximo dia 10, tem como objetivo homenagear a figura materna, exaltando mulheres em uma verdadeira celebração familiar. Tradicionalmente, o feriado é motivo de reunião entre familiares e parentes que se unem para trocar presentes e compartilhar um banquete especial. Mas, com a chegada do coronavírus e a recomendação do isolamento social, a comemoração precisará sofrer algumas adaptações para não passar em branco.

Em Manaus, um dos condomínios mais prestigiados da Zona Oeste, o Riviera Ponta Negra, contou com a união de seus moradores para homenagear as matriarcas em um ato de fé. De acordo com a síndica do local, a empresária Ângela Bastos, como não há possibilidade de se unirem em uma área social, foi combinado um horário para ser realizada uma oração, seguida de música.



“Nós estamos organizando para que todos os apartamentos às 13h estejam reunidos em família para o almoço. Nessa hora, cada um no apartamento vai fazer sua oração, agradecer e depois, da varanda de um dos moradores, nós colocaremos um aparelho de som que tocará louvores para todo o condomínio. Isso tudo está sendo organizado por um grupo no Whatsapp”, explica.

Ângela revela ainda que o almoço em sua casa contará com a participação de outros familiares, através de videoconferência. Ela também ressalta os motivos que levaram os moradores a optar por uma homenagem mais religiosa. “A nossa fé é a maior segurança e força que encontramos para superar esse momento tão difícil. Ela nos faz acreditar que logo tudo vai passar”, pontua.

Já a bacharel em direito, Giovanna Campbell, conta que este ano se viu forçada a mudar a tradição que a família possui há anos. “Geralmente eram almoços ou café da manhã aqui ou na casa dos meus tios com as mães das esposas também e todo mundo levava algo para compartilhar”, explica.

Com o comércio parcialmente fechado e em meio a distância do restante da família, Giovanna conta que encomendou os presentes pela internet e se uniu aos irmãos para juntos se arriscarem na cozinha e preparar uma ceia que virá com gosto de superação, semanas depois de sua mãe receber alta após o diagnóstico de Covid-19.

“A Páscoa foi bem complicada porque minha mãe estava internada e minha avó fora de casa. Foi o primeiro feriado em que eu não tava com a família toda, mas o sentimento agora é de gratidão por ela ter superado essa doença, se recuperado e poder estar do nosso ladinho nesse dia especial”, celebra.

Ceia

Com os restaurantes fechados, uma das alternativas que alguns chefs da capital vem adotando para atender a demanda na data é a de oferecer cardápios de ceia por encomenda. Um deles é o chef Marcus Pompeu, responsável pela cozinha do Pátio Gourmet, que disponibilizou mais de 15 opções, entre entradas, pratos principais, acompanhamentos e sobremesas. O cardápio completo pode ser conferido através do aplicativo Ifood.

Presentes

Ainda faltam dois dias até o feriado e para garantir o presente da mamãe sem desrespeitar o isolamento social, a alternativa é apostar no comércio digital. O Manauara Shopping vem trabalhando com sistemas de delivery e drive-thru para a comercialização e retirada de presentes. Já as lojas Sapatinho de Luxo, Americanas e Zinzane, do Millennium Shopping, estão atendendo seus clientes através de sites e redes sociais. 

“Mesmo à distância, podemos surpreender nossas mães presenteando-as com algo que elas gostam. E, quando o caos da pandemia do Coronavírus passar, o reencontro de mães e filhos será repleto de amor”, destaca a coordenadora de marketing do Millennium Shopping, Elizandra Xavier.

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.