Publicidade
Entretenimento
LITERATURA

Associação dos Escritores do AM comemora 24º aniversário com longa programação

Fundada em 1995, a Asseam já fomentou ou publicou, individualmente ou em regime de parceria, quase 300 livros, incluindo antologias de crônicas e poesias 01/02/2019 às 10:51
Show 874  1eab3d77 3372 4069 befa 6d1fdf5e66f5
Foto: Divulgação
acritica.com

Fundada sob a inspiração do escritor Gaitano Antonaccio no dia 31 de janeiro de 1995, Associação dos Escritores do Amazonas (Asseam) comemora o seu 24º aniversário neste sábado (2), em Manaus, durante cerimônia no Espaço Cultural Francisco Antonaccio, na rua Monsenhor Coutinho, 27, Centro da capital, esquina com a Praça do Congresso. Palestras, mesas e bate-papos fazem parte da programação.

Radialista e cronista esportivo, o jornalista Arnaldo Santos dá o pontapé na cerimônia, ministrando a palestra “Craque na bola, craque na escola – A importância do esporte para a educação da juventude”. Coordenador do maior campeonato de peladas do mundo, o Peladão, e que durante 14 anos apresentou o programa “AS nos esportes”, na antiga TV Ajuricaba, Arnaldo Santos influenciou toda uma geração de escritores e acadêmicos.

Em seguida, é a vez do lançamento do livro crônicas “Uma amazonense em Copacabana”, de autoria do advogado e escritor Pedro Lucas Lindoso, membro da Asseam e também do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (IGHA) e da Academia de Ciências e Letras Jurídicas do Amazonas (ACLJA). A obra reúne uma coletânea de artigos do autor originalmente publicados em sua coluna semanal no Jornal do Commercio. Lindoso é autor, ainda, dos livros “Oremos pela guerra”, “O princípio da informação ambiental e a segurança da informação empresarial”, “Visita dos botos vermelhos às Anavilhanas” e “O boto cor-de-rosa e o jacaré do rabo cotó”.

Ainda como parte da programação está recitação de poesias e inscrição de novos membros, e a entrega de carteirinhas aos novos associados. A atração musical ficará por conta do grupo de chorinho “Piolho de Cobra”. Ao fim, os convidados também poderão apreciar um coquetel.

O evento tem o apoio da Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas (ALCEAR), da Academia de Letras do Brasil-AM (ALB-AM), da Associação dos Escritores e Poetas PanAmazônicos (ABEPPA), da Academia de Ciências e Letras Jurídicas do Amazonas (ACJLA), da Academia de Letras e Culturas da Amazônia (ALCAMA), do Boletim Literário Corte do Solimões, do movimento “Salve a Velha Jaqueira” e do movimento “Manaus+Verde”.

Sonho que ganhou asas

Para Leonardo Mississipe de Souza, presidente da Asseam, a associação de escritores é um sonho antigo que se tornou realidade, que ganhou asas e colocou novos autores no mercado amazonense. “Devemos isso ao escritor Gaitano Antonaccio, o visionário, e aos que lhe seguiram, gente do ontem e do hoje, nessa senda difícil, mas gratificante, de abrir, por meio das letras, o caminho da luz do discernimento, da educação, da beleza, das artes e do futuro para todos os cidadãos”, disse.

Mississipe fez ainda um convite aos novos talentos da literatura amazonense. “Este papel vem sendo cumprido à risca por nossa entidade. Temos promovido uma campanha permanente de afiliações e investido muito nos jovens talentos e, mesmo, naqueles nem tão jovens, mas que ainda não conseguiram publicar suas obras. Procurem-nos. Nossas portas estão abertas”, disse.

Ao longo dos anos a Asseam já fomentou ou publicou, individualmente ou em regime de parceria com os autores, quase 300 livros, incluindo antologias de crônicas e poesias.

A diretoria da associação tem a seguinte composição: Leonardo Mississipe de Souza, presidente; Júlio Antonio Lopes, vice-presidente; Raimundo Colares Ribeiro, diretor cultural; Cecília Maria Rodrigues de Souza, diretora interestadual; Paulo Queiroz, diretor internacional; Gaitano Antonaccio, diretor financeiro; Ernani Garcia dos Santos, diretor financeiro adjunto; Carlos Almir Ferreira, diretor de eventos; Raimunda Gil Schaeken, secretária; Rene Costa Menezes de Souza, secretária adjunta; Pedro Lucas Lindoso, diretor de relações públicas.

Publicidade
Publicidade