Quarta-feira, 28 de Outubro de 2020
Gastronomia

Até o tucupi: item domina pratos salgados e até sobremesas

Roteiro de A CRÍTICA reúne locais na capital amazonense que apostam na inclusão do caldo quente em suas receitas



Pato_no_Tucupi_-_Zefinha_865E99B0-011F-45B8-8823-BF37EEDE3308.jpeg Pato no tucupi do Zefinha é um dos pratos mais pedidos (Fotos: Divulgação)
24/08/2020 às 19:19

Se tem um ingrediente marcante da região Norte é o tucupi, o caldo amarelo, aromático e ácido, que é extraído da raiz da mandioca brava. Alimento de origem indígena, o item marca presença em diversos pratos da culinária amazônica, desde salgados a sobremesas. Tem tucupi no tacacá, no pastel, na pizza e até mesmo no sorvete.

No Zefinha Amazonas, a iguaria está presente em três receitas do cardápio: pato no tucupi (o mais pedido do local, que conta com pedaços de pato assados e depois cozidos ao tucupi); risoto de pato no tucupi; caldeirada de costelas de tambaqui (em que o ingrediente é opcional); e costelas de tambaqui no tucupi (costelinhas fritas e depois cozidas ao tucupi, acompanhadas de arroz branco, farinha uarini torrada, molho de Pimenta murupi e limão).



Proprietária do Zefinha Amazonas, a Chef Selma Reis afirma que, em 25 anos de carreira, sempre fez questão de incluir ingredientes amazonenses em sua receita. Por isso, seus pratos incluem os temperos que fazem parte da tradição da comida local. “Acredito que temos toda uma identidade gastronômica a promover. Pra mim, é primordial que o amazonense aprenda a valorizar o produto dele”, pontua.

Quem também busca evidenciar a riqueza culinária da região é a Cachaçaria do Dedé, que conta com ingredientes locais no menu, incluindo o tucupi. Na versão pesto (molho de origem italiana), o item acompanha o “camarão na cuia”. O prato envolve camarões empanados na farinha de tapioca, com pesto de jambu com tucupi.

Versões

A aposta mais tradicional de receita com a iguaria é o tacacá, que combina goma, jambu, camarão e, é claro, o tucupi. A Tacacaria Amazônia conta com a opção clássica, o tacacá na cuia, e também com adaptações do prato, como o pastel de tacacá, que agrada muitos turistas da capital. “Como eles querem provar o tacacá, mas têm medo de não gostar, optam pelo pastel, que, pra eles, costuma ser mais aceitável”, destaca Giselle Vieira, chef e proprietária do local.

Outra versão da receita é a pizza de tacacá da Loppiano, que completa, inclusive, dez anos no cardápio da pizzaria. Segundo o proprietário do estabelecimento, Rogério Cunha, a adaptação faz bastante sucesso entre os clientes. “A gente teve a ideia de lançar essa pizza regional e pegou muito bem entre nosso público. É porque é uma opção fora do quadrado”, pontua.

Falando em versões inusitadas, também tem o sorvete de tacacá, que, logicamente, tem o tucupi entre os itens. A receita criada pelo chef Fábio Silva, do espaço “Amigos da Floresta”, é desenvolvida da seguinte forma: o tucupi vai na forma de creme, o gelado do sorvete; o azeite de murupi integra os sabores; e também vai goma, camarão e jambu.

“É um prato relativamente fácil de ser feito, eu só preciso de três dias para estar pronto”, comenta o chef. O sorvete de tacacá pode ser entregue em kits de um quilo, com preparo sob encomenda.

Saiba Mais

Quem assistiu a estreia da 6ª edição do Bake Off Brasil no último sábado (15), no canal SBT, deve ter percebido que é possível fazer de tudo com a iguaria: o participante Flávio Amoêdo criou um bolo em que a massa contava com recheio de geleia de tucupi e jambu. A versão inusitada agradou os jurados. Beca Milano comentou que o bolo era incrível, estava bem estruturado, com massa e brigadeiro perfeitos, enquanto Olivier Anquier afirmou que não imaginava que a mistura pudesse dar tão certo como deu. Flávio segue no programa que vai escolher o melhor confeiteiro amador do país.

Serviço

Amigos da Floresta Gastronomia

Instagram @amigos.da.floresta

Cachaçaria do Dedé

Instagram @cachacariadodedeoficial

Loppiano Pizza

Instagram @loppianopizza

Tacacaria Amazônia

Instagram @tacacariaamazonia

Zefinha Amazonas

Instagram @zefinhaamazonas

 

Repórter

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.