Publicidade
Entretenimento
Vida

Atividades culturais e artísticas marcam aniversário de Manaus

Para comemorar a chegada dos 344 anos da capital amazonense, a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) promove diversas intervenções pela cidade, principalmente no entorno do Mercado Adolpho Lisboa, no Centro 22/10/2013 às 16:07
Show 1
Após sete anos fechado, o "mercadão" volta a abrir suas portas nesta semana, depois da inauguração marcada por intervenções artísticas
acritica.com* Manaus (AM)

A comemoração do 344º aniversário de Manaus contará com uma programação especial para celebrar a data, marcada principalmente pela reinauguração do Mercado Municipal Adolpho Lisboa, já nesta quarta-feira (23). O entorno da histórica edificação na Rua dos Barés, no Centro antigo de Manaus, contará com apresentações musicais e artísticas.

A programação desta quarta-feira terá início às 17h30, no palco armado em uma das laterais do Mercado Municipal, com apresentação de trilha sonora assinada pelo DJ Kleber Romão, que antecederá o show “Todos os Santos”, de Júnior Rodrigues, previsto para começar às 18h30.

Às 19h50 terá início um novo show, com a Banda Estrelas do Amazonas, comandada por Paulo Marinho, com participação de Gonzaga Blantez.

Já às 20h, será a hora da solenidade oficial de descerramento da placa de reabertura do Mercado Municipal Adolpho Lisboa, pelo prefeito Artur Neto e governador do Estado, Omar Aziz, antecedido pela apresentação do Hino de Manaus e seguido por queima de fogos.

Logo após, acontecerá uma encenação de 7 minutos, intitulada “Memória encenada”, com atores convidados pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) narrando um pouco da história de Manaus e de seu “mercadão”, com a participação de coral.

Após a apresentação do “Memória encenada”, retornam os shows musicais, reiniciando com a banda Estrelas do Amazonas.

‘Parabéns’ com personalidades

Às 22h10 está programado o início do show “Amazônia Pop”, da cantora Márcia Novo, que irá animar o público por cerca de uma hora. Às 23h10 entrará em cena a Orquestra de Beiradão do Amazonas (OBA), até às 23h50, quando a festa pára para um breve discurso do prefeito Artur Neto antes da “virada” para o dia 24 de outubro – data do aniversário da capital amazonense, quando será cantado o “Parabéns a Manaus” com apoio dos cantores Zezinho Correa e Márcia Novo mais a Orquestra de Beiradão do Amazonas, seguida de um show pirotécnico com 8 minutos de duração.

Após essa festa de luzes, a Orquestra de Beiradão retorna a palco principal no entorno do Mercado Municipal Adolpho Lisboa para mais uma hora de apresentação de ritmos musicais regionais. À 1h10, já no início da madrugada de 24 de outubro, terá início o show musical “Carrapicho 30 Anos”, com a banda amazonense desfilando uma série de clássicos regionais para o público presente.

A programação de shows musicais da festa de reabertura do Adolpho Lisboa deverá encerrar-se por volta das 2h30, mas o Mercadão ficará com suas portas abertas para a visitação pública. Às 5h da manhã, será servido um mingau aos presentes, e com o raiar do Sol terá início o primeiro dia de funcionamento do novo Mercado Municipal de Manaus, com suas verduras, peixes e ervas, mais o burburinho típico desses espaços.

Ao longo da quinta-feira (24), estão programadas apresentações de performances e de pequenos shows musicais acústicos, em diferentes pontos do Mercadão. Durante a tarde está programada uma apresentação estendida do “Memória encenada”, com aproximadamente 30 minutos de duração, quando o público presente poderá conferir histórias sobre Manaus antiga e sobre o Mercado Municipal Adolpho Lisboa interpretadas por atores vestidos com roupas de época.

Ao cair da tarde, o primeiro dia de funcionamento do novo Mercado Municipal será encerrado com um show musical acústico do grupo Imbaúba.

Banzeiro Cultural

A Prefeitura de Manaus dá, ainda, continuidade ao Banzeiro Cultural, série de eventos em espaços da cidade que tem como motivo comemorar o 344º aniversário da capital amazonense: uma extensa programação foi preparada para brindar a população de Manaus, esta semana, reunindo exposições de arte, eventos musicais e gastronomia regional.

Na galeria do ICBEU – Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos, na avenida Joaquim Nabuco 1286, está em cartaz a exposição “No Cities. Stage”, do artista plástico Sérgio Cardoso, que pode ser vista gratuitamente hoje e também na próxima sexta-feira (25), quando a mostra deixa o lugar.

Na Biblioteca João Bosco Pantoja Evangelista (Rua Costa Azevedo 216, Largo de São Sebastião) continua nesta quarta-feira a exposição ”História de Manaus”, que pode ser vista entre 8h e 17h

Às 18h30 desta quarta-feira o público poderá assistir à exibição de filmes no Cineteatro Guarany, na avenida Sete de setembro, na Vila Ninita, dentro da série “Cinemarte Cultura”.

Em paralelo à programação do Banzeiro Cultural, acontecerá também nesta quarta um debate promovido pelo Conselho Municipal de Cultura, às 18h, na sede da Academia Amazonense de Letras (avenida Ramos Ferreira 1009 – Centro).

O encontro irá reunir Geraldo Alves, do Departamento de Geografia da Ufam; Roberto Moita, secretário municipal do Instituto de Planejamento Urbano (Implurb); e o arquiteto Bosco Chamma, com o tema “Manaus, do encanto do bonde à dureza do mototáxi: sujeitos e suas ações”.

Gastronomia

Outra novidade na programação do aniversário de Manaus é a continuação do Circuito Gastronômico, dentro do Banzeiro Cultural, com a participação de restaurantes especializados em gastronomia regional.

Esses endereços gastronômicos criaram ou elegeram um prato do cardápio ou um combinado - com entrada, prato principal e sobremesa - com preços diferenciados, até hoje. Participam desta promoção vários restaurantes da cidade, em vários bairros, com prioridade para a cozinha regional. Em cada estabelecimento haverá a identificação, com um banner do aniversário da cidade, afirmando que aquele restaurante participa do Circuito Gastronômico, dentro do Banzeiro Cultural.

Boi Manaus

A comemoração pelo aniversário de Manaus terá continuidade nas noites de 25 e 26 de outubro com a realização do Boi Manaus, no Sambódromo, quando irão se apresentar duas dezenas de artistas e bandas musicais, `puxando` a multidão de brincantes atrás de trios elétricos ao ritmo das toadas de boi bumbá.

Nesta quarta-feira (23) acontecerá também a última noite da Feira do Tururi, no Parque dos Bilhares, entre 19h e 22h, com apresentação dos artistas Ricardo Lira, Leonardo Castelo e Batucada e Davi Assayag.

*Com informações da assessoria de comunicação da Manauscult

Publicidade
Publicidade