Quarta-feira, 12 de Maio de 2021
Luto no cinema

Ator britânico Dave Prowse, que interpretou Darth Vader, morre aos 85 anos

O ator americano Mark Hamill, que interpretou Luke Skywalker, seu filho na saga, homenageou no Twitter um "bom homem", que era "muito mais que Darth Vader"



darth2_56A509E5-7174-40B1-B234-0B8E0A343F88.jpg Foto: Reprodução / Internet
29/11/2020 às 09:36

O ator britânico Dave Prowse, que interpretou Darth Vader na trilogia original Star Wars, faleceu no sábado aos 85 anos, informou neste domingo seu agente, Thomas Bowington.

"Anunciamos, com enorme tristeza, que nosso cliente Dave Prowse faleceu ontem (sábado) aos 85 anos", escreveu o agente no Facebook.



"Que a força esteja com ele, sempre", declarou o representante à BBC, recordando a frase usada pelos protagonistas de saga. "É uma perda realmente dolorosa para nós e para milhões de fãs no mundo", completou.

"Ator, marido, pai, membro da Ordem do Império Britânico, três vezes campeão britânico de halterofilismo. Ele amava seus fãs tanto quanto eles o amavam".

Dave Prowse, um ex-fisiculturista que virou ator, conseguiu o papel na célebre trilogia graças a sua aparência, pois tinha 1,98 metro de altura.

Mas o forte sotaque de Bristol, oeste da Inglaterra, foi considerado pouco apropriado para o personagem e a produção escolheu o ator James Earl Jones para dar a voz ao grande vilão.

Prowse representou a Inglaterra no levantamento de peso dos Jogos da Commonwealth no início dos anos 1960, antes de iniciar a carreira como ator.

Com sua impressionante armadura negra, respiração metálica e poderes, Darth Vader é um dos 'vilões" mais marcantes da história do cinema. 

A frase "Eu sou seu pai" é uma das mais repetidas pelos fãs da saga criada por George Lucas.

"Vader é o vilão mais importante da história", disse Dave Prowse à AFP em 2013, durante um festival Star Wars em Cusset (França).

Durante muitos anos, o ator viajou pelo mundo para convenções de fãs da trilogia original, que chegou aos cinemas entre o fim dos anos 1970 e e início da década de 1980.

Chewbacca ou Vader?

A saga Star Wars tem agora nove episódios, nos quais Darth Vader é um personagem essencial.

As partes I, II e III (que estrearam entre 1999 e 2005) contam a infância, adolescência e idade adulta de Anakin Skywalker, um jedi que, ao final do episódio III, acaba passando para o lado sombrio da "Força". 

Mutilado, seu corpo termina em uma armadura negra que o mantém vivo. 

Os episódios IV, V e VI (os primeiros filmes produzidos, que estrearam entre 1977 e 1983) contam a história do confronto entre Darth Vader e Luke Skywalker, seu filho, que também vira um jedi, o derrota e descobre sua origem (a famosa frase já citada "Eu sou seu pai"). 

Por fim, nos episódios VII, VIII e IX (2015-2019), alguns vilões aparecem com uma estética inspirada no falecido Darth Vader.

Nascido em 1º de julho de 1935 em Bristol em uma família modesta, David Prowse foi criado por sua mãe e não conheceu o pai. 

Apaixonado por levantamento de peso, ele participou do concurso Mister Universo. Durante os anos em que praticou a modalidade se tornou amigo de Arnold Schwarzenegger e Lou Ferrigno. 

Prowse, que interpretou o monstro Frankenstein em "Casino Royale" (1967), também apareceu em "Laranja Mecânica" (1971) de Stanley Kubrick, no qual interpretou um segurança.  

Foi neste filme que George Lucas o viu e depois o convidou para fazer um teste para os papéis de Darth Vader e Chewbacca. 

Prowse escolheu Darth Vader sem hesitar porque, afirmou, o "você sempre lembra dos vilões".

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.