Publicidade
Entretenimento
ARTES

Ator traz para Manaus oficina inédita para estimular a criatividade

Ator Adriano Antony realiza a oficina "Criação e montagem de cenas do cotidiano" direcionada para profissionais e entusiastas que trabalham com as diferentes vertentes artísticas 19/06/2018 às 18:42
Show bv0118 003f
A oficina será composta por duas aulas, cada qual com 3h de duração. Ao todo, duas turmas serão montadas para o trabalho que acontece nos dias 19, 20, 23 e 24 de junho (Foto: Divulgação)
Juan Gabriel Manaus, AM

Quando se trata do vasto universo artístico, a criatividade é fundamental. É ela a ferramenta responsável por expandir a mente do artista na busca por novas percepções e é peça chave no processo do criar. Trabalha-la é parte importante na acirrada batalha para viver da arte e foi pensando em estimula-la que o ator Adriano Antony vem a Manaus ministrar a oficina “Criação e montagem de cenas do cotidiano”, nos dias 19, 20, 23 e 24 de junho, no Ideal Clube, localizado na Avenida Eduardo Ribeiro, Centro.

A oficina é um convite a todo mundo que de alguma maneira se envolva com a arte no dia a dia. Atores, cantores, bailarinos e outros representantes das diferentes vertentes artísticas serão conduzidos por uma série de exercícios práticos afim de ensinar a criação de cenas do cotidiano e terão com isso, a oportunidade de por em prática sua própria criação, estimulando a versatilidade, criatividade, rapidez na atuação e com isso gerar um repertório.

De acordo com Antony, que é natural de Manaus mas atualmente está radicado em São Paulo, o principal fator que o fez trazer sua oficina pela primeira vez a capital amazonense é a carência detectada por ele quanto ao desenvolvimento de um trabalho profissional que estimule a criação na prática.

“Resolvi trazer essa oficina pela primeira vez para Manaus porque aqui na cidade nós temos a UEA que é bem acadêmica, que vai para um lado mais amplo de estudo e teorias, e eu sinto essa dificuldade que os artistas têm de criar algo próprio. Eles têm a dificuldade de criar uma cena do dia a dia”, explica o ator.

Ator Adriano Antony em cena. Além do trabalho nos palcos, Antony ministra oficinas e cursos pelo Brasil

Como funciona

A oficina terá duração de dois dias com 3h de duração por cada sessão, totalizando uma carga horária de 6h. Buscando abranger o máximo de alunos possíveis e atendendo as diferentes necessidades, Antony atenderá os artistas em duas turmas, cada uma com um horário diferente. A primeira turma realiza as atividades nesta terça (19) e quarta (20), das 18h às 21h, enquanto a segunda participa no sábado (23) e domingo (24), das 14h às 17h.

Durante o primeiro dia da oficina, os alunos irão trabalhar a parte teórica do processo que envolve a criação das cenas. Em um primeiro momento será trabalhada a concepção, para que, em seguida, os artistas aprendam técnicas de montagem e comecem a focar na criação.

O segundo dia de atividades na oficina será voltado apenas para a parte prática. Neste momento os participantes irão reproduzir suas criações montadas de acordo com o trabalhado anteriormente, tudo sob tutela de Antony. “Esse segundo dia vai ser a prática das cenas que eles criaram no primeiro dia e eu vou assistir, opinar se eles foram bem dentro daquilo que foi passado”, explica o professor.

Antony ressalta que a oficina foi projetada para se tornar uma ferramenta acessível com foco na inclusão de artistas das mais diferentes classes sociais. Para isso, as inscrições terão o valor simbólico de R$20 e deverão ser feitas no local da atividade com 1h de antecedência. A atividade será limitada a trinta participantes por turma.

Publicidade
Publicidade