Publicidade
Entretenimento
Para o mundo ver

Atriz amazonense brilha em série de TV na Europa e tenta carreira em Hollywood

Fernanda Diniz, 30, natural de Manaus, é pouco conhecida entre o público manauara, mas já tem trabalhos importantes como atriz e modelo no Brasil e pelo mundo afora 21/08/2016 às 11:05 - Atualizado em 21/08/2016 às 13:51
Show unnamed
Atualmente, a amazonense interpreta a venezuela “Maria” na novela juvenil inglesa “Hollyoaks”, sucesso na Europa (Reprodução)
Vinicius Leal Manaus (AM)

Já imaginou sair da sua cidade natal, viajar e morar em vários países do mundo e se tornar uma atriz internacional? Bem, é o que aconteceu com a amazonense Fernanda Diniz de Carvalho, 30, natural de Manaus, e que atualmente estrela uma novela de sucesso na Europa, produzida na Inglaterra. A bela morena de traços latinos, pouco conhecida entre o público manauara, já tem trabalhos importantes no currículo e agora tem planos mais altos: alcançar Hollywood, em Los Angeles (EUA), a meca das grandes produções cinematográficas.

Mas chegar até aí não foi fácil. Desde pequena, ela sonhava em ser atriz. Teve que sair de Manaus ainda criança, aos 12, com a mãe e os irmãos, para tentar vida no Rio de Janeiro, onde teve sua primeira experiência em atuação. “Comecei como modelo, me inscrevi numa agência aos 14 anos e fui logo trabalhar na ‘Malhação’ como elenco de apoio”. Na época, a famosa novela juvenil da TV Globo estava na 6ª temporada, com Priscila Fantin e Mário Frias como protagonistas. “Foi uma boa escola durante um ano. Depois comecei a estudar teatro e aí aconteceu que minha mãe teve que ir a Portugal e fomos todos juntos”, disse.

Com o pé na Europa, Fernanda intensificou os estudos e conseguiu novas oportunidades: como modelo passou por Portugal, Espanha, Itália, França, Turquia, Índia e México. Mas para atuar, havia duas pedras no caminho: a timidez e o idioma. “Eu não sabia falar nada quando comecei a morar e trabalhar em outros países”, explica. Mas Fernanda persistiu. Hoje, ela reside sozinha em Londres e é fluente em português, inglês, espanhol, francês e italiano. “A moda foi uma forma que arranjei de ganhar confiança. Aprendi a me valorizar e a descobrir as melhores partes de mim. E os cursos de teatro me ajudaram a perder a timidez”.

Na novela atual, “Hollyoaks”, Fernanda precisa falar espanhol e inglês. “Pela primeira vez uma personagem fala os dois idiomas e é muito bom para o meu currículo”, diz. Coincidentemente, “Hollyoaks” se parece com o primeiro trabalho de Diniz: “Malhação”, tanto pela “longevidade” no ar quanto pelo foco em adolescentes. “É para jovens, mas atinge todos os públicos. Todo mundo já viu alguma vez ou ainda acompanha”. A série, gravada em Liverpool, é exibida em vários países da Europa desde 1995: são 16 temporadas com grande elenco, até 50 atores a cada edição.

Na trama, Hollyoaks é um subúrbio fictício e Fernanda interpreta a venezuelana “Maria”, uma traficante de drogas que viaja à Inglaterra em busca do ex-marido, mas não apenas para isso... “Inicialmente ela vem procurá-lo. Ela usa essa desculpa, mas também veio fazer o tráfico”, explica a amazonense. Em uma das cenas, “Maria” deixa cair de dentro bolsa um pacote suspeito. “Ela não sabia que ele já tinha refeito a vida com uma nova mulher, mas aproveita ele como álibi para traficar”.

Latina, indiana e árabe

Antes de “Hollyoaks”, Fernanda Diniz já havia feito outra série juvenil para TV, a “I Love It”, exibida em Portugal desde 2013. No currículo, ela também tem uma participação no curta português “La Camisa Negra” (2014); em outro curta de Portugal, o “Dança Comigo” (2012); e uma participação no videoclipe “Só Quero que Saibas”, do cantor Angel-O. No cinema brasileiro, Fernanda fez parte do elenco de Ouro Negro (2009), longa sobre a descoberta do petróleo no Brasil estrelado por Danton Mello e Maria Ribeiro. Ela também esteve no reality show MTV Splits Villa 3, exibido na Índia em 2009, e o talk-show Fama Show, de Portugal, de 2009.

E a enxurrada de projetos para Fernanda em novas produções européias e possivelmente americanas tem um motivo e um nome: a atriz colombiana Sofia Vergara, destaque no seriado de TV estaduniense “Modern Family” e um dos rostos latinos mais rentáveis do mercado publicitário. “O mercado latino está muito em moda e isto está chegando em Londres. A Sophia conseguiu abrir as portas para a gente e tem muito trabalho”, disse a amazonense. “Finalmente estou colhendo os frutos do trabalho de anos”, comemora.

E quanto esforço! Fernanda Diniz conta como foi e é a sua dura rotina até aqui. “É uma batalha constante. Você não sabe se vai ter trabalhar no dia seguinte, principalmente eu que escolhi o caminho mais difícil, fora do Brasil. Tem que falar diferentes línguas e estudar constantemente o sotaque, ler muito livro. Precisa ficar afinado”. Além de interpretar mulheres latinas, o seu forte, a amazonense também consegue papéis como indianas e mulheres árabes, devido ao rosto multiétnico.

Retorno ao Brasil?

E por que não fazer novela no Brasil? Fernanda tem pensado nessa possibilidade. “O Brasil é muito respeitado na área. Tem muitas novelas. Mas eu não tenho agência aí. Se aparecesse a oportunidade com certeza faria”, explica. Porém, a amazonense só tem uma certeza: até o final do ano pretende arrumar as malas e ir para L.A. “Quero apostar no cinema, trabalhar com os melhores diretores e artistas e aprender com eles. Montei uma rede de amigos e eles vão me ajudar nessa nova vida”.

Mesmo morando há 15 anos no velho continente e com planos de continuar na gringa, ela não deixa de bater ponto na terrinha, pelo menos uma vez ao ano. “Vou sempre a Manaus para me reconectar e estar com a família ajuda. Quando você mora fora, dá mais valor ao teu lugar de origem. Morro de saudades de Manaus, das cachoeiras de Presidente Figueiredo, na natureza. Já viajei muito e não tem lugar igual”, explica. A mãe e os irmãos continuam em Lisboa (POR), mas a família materna e paterna ainda moram no Amazonas.

“Me sinto orgulhosa da minha origem. As pessoas ficam fascinadas por eu ser da Amazônia e sinto como se eu fosse uma portadora disso”, completa. Para Fernanda, cuidar da floresta e manter vivos os recursos naturais é de suma importância. “Quero no futuro usar mais isso até para causas de desmatamento. Quero ser porta voz disso”. O trabalho humanitário feito pela atriz Angelina Jolie inspira Fernanda. “Ela não usa a fama só para ela, mas se doa para causas necessárias. Quero também fazer isso um dia”. Quem quiser seguir a Fernanda nas redes sociais o Instagram dela é @thefernandadiniz.

Publicidade
Publicidade