Publicidade
Entretenimento
LITERATURA

Autor amazonense Jan Santos lança livro digital no evento ‘Amazônia Literária’

Formado em Letras Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas, Jan estreou na literatura de forma repentina 28/05/2017 às 12:00 - Atualizado em 28/05/2017 às 14:03
Show 1495834931562495
Alexandre Pequeno Manaus (AM)

Algumas músicas contam verdadeiras histórias. Lendas e mitos do folclore nacional e internacional são retratados há anos em diversas canções que se eternizam entre o público. O grupo anglo-americano de rock Fleetwood Mac é um ótimo exemplo, já que o vocalista Stevie Nicks tinha um apreço por trabalhar com o folclore europeu. Partindo dessa premissa, o autor amazonense Jan Santos, 23, teve a ideia de passar para o papel alguns elementos folclóricos das canções para dar vida ao seu novo lançamento: o livro "O dia em que enterrei Miguel Arcanjo e outros contos". A obra será disponibilizada digitalmente na plataforma online Amazon, com lançamento no dia 16 de junho, durante o evento “Amazônia Literária”, no Les Artistes Café Teatro com programação também no Casarão de Ideias e Largo de São Sebastião.

Para o autor, “Miguel Arcanjo” traz uma releitura de contos tradicionais sem deixar de lado os temas contemporâneos. "Imaginei contos que também trouxessem elementos folclóricos nossos para serem representados, tudo isso misturado no que espero ser uma releitura de mitologias tradicionais, que abordam também discussões do mundo moderno, como a questão do menor infrator, o consumo inconsequente de drogas e a emancipação feminina", afirma.

O livro reúne histórias de uma entidade misteriosa que pode assumir várias formas para interagir com os humanos. “Cada história representa uma das facetas dessa fada, dessa deusa, que às vezes se veste de pássaro, outras de gato, e que se torna extremamente sedutora ao se vestir de mulher. Rhiannon, Matinta Perera, Nanã, Valquíria, Perséfone... Ela pode usar o nome que quiser, tão fácil quanto trocamos de roupa”, conta o autor.

No mundo da literatura

Formado em Letras Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Jan Santos estreou na literatura de forma repentina. Ele conta que seu interesse pela escrita surgiu na adolescência ao participar do projeto "Eu escritor", realizado numa escola em que frequentava. Ele não parou mais. Em 2013, ele participou da I Feira do Livro de Manaus, por meio de um convite do projeto N-Linguagens para lançar seu primeiro livro “Evangeline - Relatos de um Mundo sem Luz”, que reúne contos sobre um mundo no qual não existe mais o Sol. Em 2016, em parceria com a editora Lendari, lançou “A Rainha de Maio” na Bienal Internacional de São Paulo, fábula baseada em elementos do folclore brasileiro que foi muito bem recebida pelo público do evento. “Miguel Arcanjo” é sua aventura nas publicações em plataforma digital.

O livro A Rainha de Maio foi lançado ano passado, na Bienal do Livro de SP

Amazônia Literária

Com intuito de valorizar e divulgar o trabalho de artistas locais, o “Amazônia Literária” irá acontecer nos dias 16 e 17 de junho no Les Artistes Café Teatro, Casarão de Ideias e Largo de São Sebastião. Na abertura no Café Teatro (avenida Sete de Setembro, 377, Centro) em 16 de junho terá a Mesa Literária “Conversas de outro mundo” com Vanessa Ferrari, Jan Santos (lançando seu livro), Mário Bentes e Leila Plácido.

Em 17 de junho terá dois worshops no Casarão de Ideias (rua Monsenhor Coutinho, 275, Centro): o primeiro “Publicando meu Primeiro Livro” com Vanessa Ferrari, editora e mestre em crítica textual, e "Estratégias para Produção de Conteúdo: do e-mail ao storytelling" com a jornalista Wilsa Freire, mestre em Ciências da Comunicação e ilustradora. Ainda no dia 17, haverá um Sarau Literário no Largo de São Sebastião, encerrando o evento.

O link para inscrição no evento e outras informações estão disponíveis na fan page do Amazônia Literária, no Facebook (www.facebook.com/pg/amazonialiteraria).

Serviço

O quê:  Amazônia Literária
Quando: 16 e 17 de junho
Onde:  Les Artistes Café Teatro, Casarão de Ideias e Largo São Sebastião, no Centro de Manaus
Horários:  16 de junho às 17h – 17 de junho às 17h40
Mais informações:  Facebook do evento “Amazônia Literária”, 3649-5000/ 3636-3131

Publicidade
Publicidade