Publicidade
Entretenimento
Boi Azul

Babá e Jender oficializam candidatura à presidência do Caprichoso em Parintins

Neste sábado (30), acontece em Manaus o lançamento da campanha, que ocorrerá no Atlético Rio Negro Clube, a partir das 19h 29/07/2016 às 18:37
Show sdfsdf
O evento ocorreu na noite de quinta-feira (28) no estacionamento do Porto de Parintins (Foto: Pitter Freitas)
acritica.com

Uma noite marcada de emoção e apoio à Babá Tupinambá e Jender Lobato, candidatos a presidente e vice, respectivamente, da Associação Cultural Boi-Bumbá Caprichoso. Assim foi definida a festa de lançamento da Chapa “Unidos Somos Mais Fortes”, que tem à frente a dupla de sócios que pretende unificar e fortalecer todos os segmentos do Caprichoso. O evento ocorreu na noite de quinta-feira (28) no estacionamento do Porto de Parintins.

O local recebeu um expressivo número de sócios que ouviram a plataforma de trabalho da chapa para o próximo triênio da associação cultural. O evento foi aberto com uma encenação que retratava a vinda de nordestinos para a Amazônia, baseada na história dos fundadores do Boi Caprichoso, Roque Cid e Luiz Gonzaga, representados pelo Amo do Boi, Edmundo Oran e pelo compositor de toadas, Adriano Aguiar, que se apresentou como David Assayag.

Um momento marcante durante o lançamento foi a chegada dos candidatos, que foram ovacionados pelos sócios. Acompanhados pela família e pela FAB, Babá e Jender foram recebidos com salva de palmas e demonstrações de apoio. Fizeram parte da composição da mesa sócios como Dodó Carvalho, ex-presidente Geraldo Medeiros, a mãe de Babá, Francisca Ribeiro Pontes, Otávio Muniz e Pajé Waldir Santana.Em seguida, através de vídeo, foi apresentada a plataforma de campanha, vida e trajetória de Babá Tupinambá e Jender Lobato, torcedores, sócios e colaboradores do Boi Caprichoso nos últimos anos.

Ao expor os motivos que o levaram a se colocar como candidato a presidente do Caprichoso, Babá assegurou que quer o melhor para o boi. “Unidos seremos fortes, e fortes seremos vencedores. De cabeça erguida, vamos seguir nossa caminhada, queremos a união de todos. Vamos construir um Caprichoso que façatodos nós amar, pular gritar de emoção, onde o sócio, o torcedor sinta vontade de ir para o curral se emocionar”, declarou.

Babá lembrou ainda do início de sua trajetória no bumbá, há 26 anos, quando começou como empurrador de alegoria.

Por sua vez, Jender afirmou que o Caprichoso precisa mais do que nunca de união, por isso abraçou o projeto da Chapa Unidos Somos Mais Fortes, encabeçada por Babá. “Temos algo em comum, o amor pelo Boi Caprichoso”, frisou.

Propostas

Ao falar das propostas, Babá e Jender reforçaram que o plano de ações para o Boi Caprichoso nos próximos três anos foi elaborado com base nas sugestões de sócios, torcedores e artistas. Entre as principais metas à frente da associação estão: reabertura da Escolinha de Artes Irmão Miguel de Pascalle, reformulação do Conselho de Artes e Musical,criação da Central de Atendimento Caprichoso e melhor utilização do Curral Zeca Xibelão, projeto de valorização de antigos torcedores que ajudaram o Boi Caprichoso.

“Eu e Jender conversamos com sócios e segmentos do bumbá para ouvir opiniões, sejam elas voltadas para o boi de arena ou para o setor administrativo e social do bumbá. Pelo que vimos aqui, as propostas foram bem recebidas, por serem viáveis e voltadas para aquilo que realmente o boi precisa”, assegura Babá.

Apoio dos sócios

Ao cumprimentar sócio a sócio, Babá Tupinambá e Jender Lobato foram recebidos com manifestação de carinho e apoio de quem acredita em dias melhores para o Caprichoso. Para a sócia Francisca da Conceição, a marujeira Chica do Boi, Babá e Jender são a solução para o Caprichoso. “Não queremos o bem para nós, queremos o bem para o Caprichoso. Eles têm conhecimento do que acontece no boi. Conheço o Babá desde de curumim, é uma pessoa humilde e lutadora, e tudo isso motivou minha família a apoiar ele e o Jender”, afirma.

Para o sócio e artista Ivaldo, o Loraço, a chapa traz o sentimento de mudança no boi. “Babá é um nome bom, conhecido no boi, é sinônimo de esperança. Conhecemos a história do Jender e ele só veio a somar. Apostamos neles porque sabemos que são Caprichoso de corpo e alma”, diz.

“Abracei a campanha do Babá e do Jender porque precisamos de união, pois nosso adversário é o contrário. São dois jovens que participam do boi há anos e só eles podem fazer a transformação”, avalia a sócia Graciete Farias.

Após a oficialização da Chapa de Babá e Jender, a festa ficou por conta da apresentação da Banda Canto Parintins e Marujada de Guerra, com dançarinos no palco. Neste sábado (30), acontece em Manaus o lançamento da campanha, que ocorrerá no Atlético Rio Negro Clube, a partir das 19h.

Publicidade
Publicidade