Publicidade
Entretenimento
Vida

Badalado chef de cozinha em Manaus, Felipe Schaedler participa de programa japonês

Comandante do Banzeiro é desafiado no programa 'Moussou Nihon Ryouri' a criar um prato oriental com ingredientes da culinária amazonense 12/03/2015 às 10:30
Show 1
Equipe da atração foi ao Adolpho Lisboa comprar os ingredientes do desafio
Gabriel Machado Manaus (AM)

À frente dos fogões do restaurante Banzeiro, o chef Felipe Schaedler ganhou renome nacional e internacional - sendo agraciado, em 2012, com uma medalha de Ordem do Mérito Cultural. Tal notoriedade alçou não somente o mestre-cuca aos olhos do grande público como, também, a gastronomia amazonense. Como consequência disso, no último mês, Schaedler foi convidado pela emissora japonesa NHK a participar do programa “Moussou Nihon Ryouri” (algo como “Imaginando a Culinária Japonesa”, numa tradução livre). A atração foi gravada aqui em Manaus, no Mercado Municipal Adolpho Lisboa, na manhã de ontem.

“Eles (a equipe do programa) vieram de manhã ao Banzeiro e me mostraram um vídeo, feito no Japão, onde davam três dicas sobre um prato típico do país. A partir delas, e com os ingredientes daqui, eu vou ter que criar uma receita que mais se aproxima do prato deles”, explica o chef, em entrevista ao BEM VIVER. “Eles me deram as seguintes dicas: a receita tem de ser servida num lugar que lembre uma represa, é consumida numa temperatura mais fria e pode ser temperada pelo cliente”, completa.

Lançado o desafio, Schaedler comprou uma panela de barro, tucunaré, cebolinha, pimenta de cheiro, pimenta murupi, tucupi, jambu e farinha do uarini para preparar um Tucunaré no Tucupi. “Pensei no tucupi quente e apimentado para remeter ao calor. Sobre a finalização a gosto, confesso que ainda não sei o que vou preparar. Talvez faça uma Farofa do Uarini”, revela.

“No final, quando meu prato estiver pronto, eles vão me mostrar um vídeo da receita original, para saber se cheguei perto ou não”. “Moussou Nihon Ryouri” segue para a sua terceira temporada e será exibido, pela primeira vez, em horário nobre no Japão. Já o especial com o chef amazonense vai ao ar, na Terra do Sol Nascente, no segundo semestre deste ano.

SABORES DO RIO

Segundo a diretora da atração nipônica, Nahoko Tsurumi, a escolha de Felipe Schaedler para participar do programa se deu, principalmente, por conta de um dos nossos maiores atrativos naturais: o Rio Amazonas. “O prato que o Felipe vai preparar, que ele nem sabe ainda, é um Dote Nabe. E Dote tem a ver com rio, por isso, de imediato, já pensamos no Rio Amazonas e, consequentemente, em Manaus”, conta a diretora.

“Além dele (do Felipe), também convidamos para esse mesmo desafio um chef da Sérvia, dono de um famoso restaurante próximo a um rio”, completa ela, que não resistiu aos ingredientes regionais e saiu do Adolpho Lisboa com um saco de farinha em mãos.

Participando do “Moussou Nihon Ryouri”, Schaedler espera retribuir uma visita que fez ao Japão no ano passado. “Fiquei muito feliz com o convite. Fui ao Japão em 2014 e foi uma experiência sensacional. Estou grato pela oportunidade de mostrar um pouco da nossa cultura e história para eles”, encerra.

Blog de Felipe Schaedler:

"Eu acho genial esse momento da gastronomia amazonense está vivendo. Percebo, através de eventos como o ‘Rota dos Chefs’, que os chefs daqui são muito compromissados com a gastronomia. Estão abrindo muitos lugares legais em Manaus e o Amazonas vem ganhando notoriedade por conta de seus ingredientes. Como consequência, a mídia começa a vir atrás. Esse momento não para por aqui, vai muito mais além."

Publicidade
Publicidade