Publicidade
Entretenimento
Vida

‘Baile’ com Verdi: ópera em concerto no FAO

Festival amazonense celebra bicentenário do compositor italiano com apresentação de 'Um baile de máscaras' 16/04/2013 às 12:49
Show 1
'Um baile de máscaras' tem um enredo melodramático reunindo temas que são a quintessência da ópera: amor, traição e intriga política
Jony Clay Borges Manaus, AM

<!-- /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi;}-->

No ano em que se comemora o bicentenário de Giuseppe Verdi, o Festival Amazonas de Ópera (FAO) participa das celebrações em homenagem a um dos principais nomes da ópera mundial com a apresentação de “Um baile de máscaras”. A peça terá sua primeira apresentação nesta terça (16), às 20h, no Teatro Amazonas, com direção musical e regência de Luiz Fernando Malheiro. Outras três récitas estão agendadas para os dias 21 e 29 de abril, e 1º de maio.

“Um baile de máscaras” tem um enredo melodramático reunindo temas que são a quintessência da ópera: amor, traição e intriga política. Na história, ambientada na cidade norte-americana de Boston, no século 17, o governador Riccardo se apaixona por Amelia, mulher de seu amigo e secretário, Renato. Ela corresponde ao seu amor, mas resiste em ceder ao desejo e consulta uma feiticeira, Ulrica, em busca de conselhos.

Quando Renato procura por Riccardo para avisá-lo sobre uma conspiração contra sua vida, encontra o governador e sua mulher juntos, e acredita estar sendo traído. Embora esteja enganado, ele decide se vingar aderindo ao movimento conspiratório. O desfecho da trama se dá num baile de máscaras, onde Renato apunhala o governador e antigo amigo.

A ópera de Verdi teve uma trajetória conturbada. Originalmente, a trama do libreto se passava numa cidade europeia, mas a tentativa de assassinato de Napoleão III por um revolucionário às vésperas da estreia da peça levou a censura a proibir a apresentação. A estreia só viria a acontecer um ano depois, em 1859, com a trama agora ambientada nos Estados Unidos.

Elencos

As apresentações de “Um baile de máscaras” terão regentes e elencos alternados. As récitas de estreia e do dia 29 de abril terão regência de Malheiro, também diretor artístico do FAO, e a participação dos solistas Paulo Mandarino, Leonardo Páscoa, Daniela Carvalho, nos respectivos papéis de Riccardo, Renato e Amelia.

Nas demais récitas, a regência ficará a cargo de Otávio Simões, maestro assistente da Amazonas Filarmônica, e os solistas Enrique Bravo, Josenor Rocha e Isabelle Sabrié interpretam os papéis principais. A Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica e o Coral do Amazonas participam de todas as apresentações.

Ficha técnica

Um baile de máscaras (Un ballo in maschera)
Ópera  em três atos de Giuseppe Verdi
Com  a Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica e o Coral do Amazonas
direção musical e regência: Luiz Fernando Malheiro/Otávio Simões
elenco: Paulo Mandarino/Enrique Bravo (Riccardo), Leonardo Páscoa/Josenor Rocha (Renato), Daniela Carvalho/Isabelle Sabrié (Amelia), Andréia Souza/Kelly Cristina Fernandes (Ulrica), Michele Menezes/Katia Freitas (Oscar), Joubert Coelho (Silvano), Murilo Neves (Samuel), Oscar Velazquez (Tom), Carlos Alberto Corrêa (um juiz/um servo)

Serviço

o que é: Ópera em concerto “Um baile de máscaras (Un ballo in maschera)”, de Giuseppe Verdi
onde: Teatro Amazonas, Largo de São Sebastião, Centro
quando: Estreia nesta terça (16), às 20h, com outras récitas no dia 21, às 19h; e nos dias 29 de abril e 1º de maio, às 20h
quanto: Ingressos de R$ 10 a R$ 80, em valores de inteira
informações (92) 3232-1768

Publicidade
Publicidade