Domingo, 22 de Setembro de 2019
artista da terra

Baixista amazonense da banda 'O Teatro Mágico' vence concurso nacional

Entre centenas de trabalhos, amazonense teve música autoral escolhida como a melhor pelo voto popular. Artista já participou de três discos do Djavan. No dia 13, Sérgio Carvalho se apresenta no Jack'n'Blues, no Vieiralves



bv1.jpg De quebra, músico ainda fará show em Manaus no dia 13/7, no Jack’n’Blues (Foto: Reprodução)
11/07/2016 às 21:43

O músico Sérgio Carvalho saiu da capital amazonense, sua cidade natal, aos 19 anos de idade. “Vim para São Paulo em busca de ampliar minha carreira como instrumentista”, disse ele. As lembranças de infância e adolescência em Manaus ainda estão muito vivas na sua memória. “Ainda tenho um contato muito grande com todos os amigos e familiares que moram na cidade”, pontua.

O tempo passou e sua história se fortaleceu: por oito anos, Sérgio fez parte da banda de Djavan e já tocou com artistas como Zeca Baleiro, Rita Lee, Leila Pinheiro, Luciana Melo, Simoninha, Oswaldo Montenegro, Dani Black, Seu Jorge, entre outros. Atualmente ele, que é baixista da trupe O Teatro Mágico, acaba de vencer o “Samsung E-Festival Instrumental”, uma das maiores premiações destinadas aos instrumentistas do País.

Carvalho explica que centenas de trabalhos foram enviados para o Festival, que tinha como curador o maestro e arranjador Ruriá Duprato. “Dez artistas foram selecionados e eu fiquei entre os dez”, disse ele. Na etapa seguinte, os 10 finalistas foram para voto popular e, destes, Sérgio se sagrou vencedor. “Na primeira etapa foram centenas de trabalhos. Na segunda disputei com mais nove concorrentes, onde o 1º lugar seria escolhido por voto popular. O prêmio era para ‘Música Instrumental’, independente do estilo musical”, relembra.

No prêmio, o músico concorreu com uma música do seu trabalho autoral, chamada “Segredos”, de seu CD independente chamado “Sérgio Carvalho”, gravado em 2014. O resultado do prêmio saiu no dia 24/6. “No dia 3/7 me apresentei com meu quinteto no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, junto com a Orquestra Juvenil de Heliópolis e a cantora Vanessa da Mata”, relembra. O prêmio inclui uma quantia em dinheiro e um gerenciamento de sua carreira instrumental, que o possibilitou abrir novas portas para seu projeto autoral.

Trajetória

O artista já participou das gravações de três discos do Djavan: “Milagreiro”, “Vaidade” e “Matizes”. “Com ele conheci muitos lugares do mundo”, pondera. Desde 2013 ele integra O Teatro Mágico, onde gravou dois álbuns: “Grão do Corpo” e o mais recente, “Allehop”. “Com eles tenho viajado pelo Brasil inteiro. Sempre me identifiquei com essa linguagem [cancioneira e circense], pois já trabalhei nos musicais do Oswaldo Montenegro”, complementa. Ele lembra ainda que seu diálogo com Fernando Anitelli, vocalista de O Teatro Mágico, é de “total integração artística e pessoal”.

O trabalho que Sérgio mantém paralelo ao O Teatro Mágico é justamente o seu trabalho autoral instrumental, com o seu quinteto. “Vencer o Samsung E-Festival Instrumental foi uma grande realização dentro desse projeto no qual pretendo continuar investindo. Também como produtor musical, que é uma área que me interessa muito”, aponta ele.

Para o baixista, a música instrumental brasileira ainda precisa e merece de muito espaço e incentivo. “Existem grandes grupos e artistas consagrados vivendo de seus trabalhos, mas de uma maneira geral temos poucos lugares para tocar e poucas oportunidades. Ainda sonho com o dia em que todos os instrumentistas que produzem e tem como projeto de vida a música instrumental possam viver dignamente de seus trabalhos”.

Dia Mundial do Rock

No Dia Mundial do Rock (13/7) o músico Sérgio Carvalho se apresenta no Jack’n’Blues Snooker Pub (Rua Nova Prata, 945, Vieiralves), às 21h30, por meio do projeto “Quarta Alternativa Autoral”, em Manaus. Além do show de Sérgio, o projeto terá a participação de Marcelo Figueiredo (guitarra), Enio Prieto (sax), Anderson Cerdeira (bateria) e Anderson Farias (teclado). O couvert custa R$ 15.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.