Publicidade
Entretenimento
Espetáculos

Balés encantam em programação gratuita no Teatro Amazonas; confira

A partir de hoje a 2 de dezembro o público poderá assistir a três espetáculos de dança 29/11/2018 às 03:17
Show bv0129 007f 8a352a32 574c 4e10 8598 bd1a65231f59
Bailarinos e músicos se encontram no palco do Teatro para promover a cultura junto ao público (Foto: Michael Dantas)
Hanne Assimen Manaus (AM)

Dança e musicalidade se encontram nos espetáculos que serão apresentados a partir de hoje até o dia 2 de dezembro, com entrada gratuita, no palco do Teatro Amazonas. As apresentações contam com a participação de Bailarinos do Corpo de Dança do Amazonas (CDA), Orquestra Filarmônica, Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica e alunos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro.

Nesta quinta-feira, 29,  acontece o espetáculo “Teia Clássica” e “Pássaro de Fogo”, com os bailarinos do CDA, alunos do Núcleo de Dança do Claudio Santoro e participação da Orquestra Filarmônica e Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica e regência de Otávio Simões. Esta será a primeira vez que os alunos se apresentarão com a Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica.

“Teia Clássica”, assinado pela coreógrafa Monique Andrade, reúne alunos de diferentes idades e turmas de Dança do Liceu. A iniciativa busca proporcionar a troca de experiências entre os alunos e o balé profissional.

A coreógrafa Monique Andrade conta que o projeto surgiu em 2015 por meio de uma parceria com o Núcleo de Dança do Liceu, gerenciado por Baldoino Leite. “É uma experiência enriquecedora também para mim como coreógrafa, que faço a adaptação dos repertórios. Nós proporcionamos essa troca de experiências entre os alunos e trechos de balés”, explica Monique.

No repertório estão composições de Ludwig Minkus (Polonaise & Mazurka, do balé "Paquita"), Pyotr Ilyich Tchaikovsky ( Variação feminina do Pássaro Azul, do balé "A Bela Adormecida", Dança das flautas de bambu, do balé "O Quebra-Nozes" e Valsa das flores, do balé "O Quebra-Nozes" e Léo Delibes (Dança de festa, Valsa das Horas, Tema Eslavo do balé e Pas de deux, do balé “Coppélia”.

Na sequência, acontece a estreia do espetáculo "O Pássaro de Fogo", assinado pela coreógrafa Sumaia Farias do Corpo de Dança do Amazonas, com Orquestra Amazonas Filarmônica e regência do maestro Marcelo de Jesus . O espetáculo é uma releitura da obra de Ígor Stravinsky, o grupo acrescentou detalhes amazônicos, como a fauna e flora da região. A apresentação contará com a participação de 20 bailarinos do grupo. O evento tem início às 20h com entrada gratuita.

“Momentum”

Na sexta-feira, 30,  será o concerto “Momentum”, que reúne a Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA) e Corpo de Dança do Amazonas (CDA) em uma apresentação que traz mitos gregos, o processo de luto e o espiritual para o palco.  As obras escolhidas para o concerto são de compositores contemporâneos, como Arvo Pärt e Johánn Johannsson. Ao total, 13 bailarinos entram em cena a partir da terceira canção de Pärt.

“Pärt tem uma técnica completamente particular e Johannsson trabalha não só com instrumento de cordas, mas com interferências, como sons de frequência de rádio, ou sons gravados e depois editados, ele propõe um cenário sonoro, quase lisérgico, mas os dois se aproximam de uma música que remete muito à espiritualidade, não de modo fúnebre, mas de forma harmônica”, declara Marcelo de Jesus.

Sobre o espetáculo, a coreógrafa Pammela Fernandes traz três figuras que que tecem os fios do destino da humanidade segundo a mitologia grega, as Moiras, cada uma responsável pelo passado, presente e futuro; e em seguida, a dança apresenta as etapas do processo de luto: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação.

Os bailarinos também vão trabalhar com cordas durante a apresentação, que representam o fio da vida a cargo das Moiras. Em dado momento da coreografia, as cordas formam figuras. “Uma das figuras é um terço, que está profundamente ligado à minha mãe, que era muito religiosa. Acredito que o espectador poderá ter reflexões e visões diversas durante o espetáculo”, revela Pammela.

Fim de Semana

O concerto “Momentum” também será apresentado junto ao espetáculo “Pássaro de Fogo”, do Corpo de Dança do Amazonas, com coreografia de Sumaia Farias, no sábado, 1º/12, às 20h, e no domingo, 2/12, às 19h, no Teatro Amazonas, com entrada gratuita. A programação é realizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

Publicidade
Publicidade