Domingo, 21 de Abril de 2019
publicidade
1.jpg
publicidade
publicidade

Vida

Banda Cabocrioulo retorna aos palcos manauaras com show que antecede novo CD

Primeira apresentação da banda em 2015 será nesta sexta-feira (10), no Sítio Hebrom, e antecede lançamento do novo trabalho do grupo


08/04/2015 às 11:12

Após quatro meses longe dos palcos, a Cabocrioulo inicia a sua agenda em 2015 com uma apresentação nesta sexta-feira, dia 10, a partir das 22h, no Sítio do Hebrom, Parque das Laranjeiras. O show, que também antecede o lançamento do novo disco da banda, terá a participação de amigos e convidados, entre eles Cileno, Marcelo Nakamura e o Maracatu Eco da Sapopema. O espetáculo terá ainda pré-show da banda Alaídenegão e DJ Tubarão nos intervalos das apresentações.

No primeiro show de 2015, a Cabocrioulo investe na novidade do segundo disco, “Afrorregionalizando”, que terá 12 faixas e será lançado no próximo mês. “Vamos apresentar todas as músicas deste segundo disco, além de cinco outras músicas inéditas”, antecipa Milton Jorge, integrante do grupo ao lado de Daniel Oliveira (guitarra), Marcos Cileno (baixo elétrico) e Igor Brasil (percussão).

Jorge destaca que o material inédito já deverá ser parte de um futuro terceiro disco. “Por conta da demora para lançar o segundo disco, já tenho dez músicas novas para um terceiro. Já queremos entrar em gravação no segundo semestre e fazer dois lançamentos esse ano”, comenta o músico, como que justificando o tempo transcorrido desde “Percuteria Eletroacústica”, de 2007. “Tivemos algumas viagens desde lá, e sempre que tentávamos gravar acontecia alguma coisa. Mas Deus só faz as coisas na hora certa, e agora o CD está pronto, e todo mundo com um astral ótimo para o lançamento”.

Em termos musicais, “Afrorregionalizando” deve manter a combinação de estilos com um pé nos ritmos afro, marca registrada da Cabocrioulo. “É a mesma ‘mistureba’ que não dá para definir, que vem de juntar caboco com crioulo, da regionalidade e da questão do afro”, explica Jorge.

Por outro lado, a banda investiu em novas ambientações sonoras no disco. Para isso, as gravações foram feitas em quatro estúdios, com oito faixas gravadas no Estúdio Parixara, em Boa Vista; e as demais no Digital Verde Estúdio, Studio 301 e Du Vale, em Manaus. “De um lugar para outro a acústica vai mudando. Por isso, algumas faixas do CD têm características de show ao vivo, outras de palco, outras de estúdio. Conseguimus uma junção de várias sonoridades”, diz.

Amigos e convidados

“Afrorregionalizando” conta ainda com participações especiais, algumas das quais também estarão no show no Sítio do Hebrom. Aí se inclui o músico Cileno, “padrinho” da banda: ele canta na faixa “Sossego matinal” e, no palco, vai dividir os vocais com Milton Jorge e Marcelo Nakamura, autores da composição.

Outra participação no show será de Clóvis Rodrigues, da banda Os Tucumanus, parceira da Cabocrioulo desde o primeiro CD, em “Manaus Cidade Grande”. De Magaiver Santos e Alfredo Jatobá, da banda Casa de Caba, em “Vivendo e desaprendendo”. E ainda do Maracatu Eco da Sapopema, numa música do novo CD e em outras três inéditas.

Num momento especial da noite, Edu do Banjo e Dudu Brasil dividirão o palco com a Cabocrioulo: ambos primos de Jorge, eles vão relembrar as rodas de samba da família fazendo covers de Noite Ilustrada e Paulo Diniz, entre outras. “Queremos levar essa roda de samba da família no palco, para aqueles que gostam da banda”, conclui Jorge.

Novos sons

A Cabocrioulo incrementa o som da banda com o acréscimo de um trombone e de uma percussão, resultado de uma experiência bem sucedida em 2014. “Inventamos isso no Fifa Fan Fest, no ano passado, e gostamos muito. Decidimos que agora esse formato vai rolar direto. Nossos shows agora estão maiores, em estilo big band”, afirma Milton Jorge.

publicidade
publicidade
Celebrações religiosas marcam Sexta-feira da Paixão na Catedral de Manaus
Com 4 faixas, 'Virtual' é o novo EP da cantora amazonense Kely Guimarães
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.