Terça-feira, 23 de Julho de 2019
Vida

Banda de rock Platinados celebra 15 anos de ‘Acudecavalo’ com show em Manaus

Aniversário do EP clássico do rock amazonense faz a banda voltar à ativa durante show comemorativo neste sábado (8), na Estação Cultural Arte & Fato



1.gif No palco subirão Andrei Gomes, Thomaz Campos, AJ e Clovis Rodrigues
05/11/2014 às 09:58

Nem parece que já contabiliza 15 anos do momento em que a Platinados, banda cujo nome ainda ressoa acompanhada de predicados variados (loucos, criativos, desbocados) lançou seu primeiro material gravado. Quem viveu a cena cultural amazonense daquela época, com parca infraestrutura, sabe o quanto era difícil fazer um registro sonoro de qualidade. Mas era preciso trabalhar com o que se tinha e a Platinados talvez hoje não tivesse um nome tão icônico se, mesmo “nas coxas”, não tivesse feito a gravação. E em se tratando de um grupo irreverente, o nome escolhido para batizar o EP não poderia ter sido outro: “Acudecavalo”.

O álbum singelo e até mal gravado, como mesmo faz questão de frisar o vocalista Clovis Rodrigues, conta com apenas cinco faixas e é considerado um clássico do rock n’ roll amazonense. Foi preciso, porém, esse aniversário de número redondo para tirar a Platinados do ostracismo: até então a banda fazia apenas shows esparsos, sendo o último datado de 2010. Os 15 anos de “Acudecavalo” foram o impulso perfeito para a grande comemoração marcada para este sábado (8), na Estação Cultural Arte & Fato e também para inaugurar uma fase de novas gravações.

O grande hiato em que estiveram parados teve consequências - a formação já não é mais a mesma. Depois de alguns ‘revivals’, Rodrigues desencanou de unir os integrantes originais e chamou gente da nova geração para compor o show: o baixista Thomaz Campos (Arkeados, Infâmia) e o baterista Anastácio Júnior (Infâmia, Alaídenegão, Arkeados). Somam-se a eles Andrei Gomes nas guitarras, esse da velha guarda.

O show

Nesse sábado, a Platinados promete tocar todas as faixas de “Acudecavalo”, intercaladas com outros hits de sua autoria. Haverá a participação especial do ex-baixista Klinger Asma (conhecido por ser performático), o qual irá tocar três músicas do EP homenageado. O ex-vocalista e guitarrista da Several, Bruno Prestes também sobe ao palco para dar uma palhinha, tocando duas canções do último EP da banda, o “Bele époque Noise” (2004).

“A Platinados já tem estrada. Aquele público que acompanhava a gente já não frequenta mais tanto show de rock, então vai ser legal porque vai reunir esse pessoal das antigas. Creio que vai ser uma apresentação especial também porque a galera de hoje que apenas ouvir falar da Platinados já vai com uma curiosidade enorme”, afirma Clovis Rodrigues. Ele já adianta que imagens do show serão registradas para virar um DVD a ser posteriormente lançado.

A banda de abertura escolhida para o aniversário de “Acudecavalo” é a Dpeids, que apesar de menos tempo de carreira, faz rock com irreverência semelhante à Platinados.

Planos

Thomaz Campos se autointitula “filho da geração do rock anos 1990”, essa, acostumada a fins de semana com shows da Platinados. Por já ter participado do último revival da banda (em 2010), o baixista veio como escolha natural.

“O ‘Platinados’ tem como diferencial o estilo de composição do Clovis [Rodrigues], a forma como ele aborda as coisas simples que ele aqui em Manaus. As pessoas se identificam”, diz o músico, reverenciando o regionalismo característico.

Conduzindo ensaios a todo o vapor, os integrantes atuais assumem também o desafio de presentear o público amazonense com novos registros. Os planos são de lançar em breve o single “Betty Boop” e no ano que vem deve sair um EP inédito com 5 a 7 faixas.

“A banda renasceu. Já temos coisas novas e a banda está com tudo. Uma galera está procurando e esperando ouvir a Platinados de volta. Estou super feliz”, disse Campos.

Serviço

O quê: Platinados apresenta 15 anos de “Acudecavalo”

Quando: Sábado (8), a partir das 22h

Onde: Estação Cultural Arte & Fato (Rua 10 de Julho, Centro)

Quanto: R$ 15 (entrada) e R$ 10 (EP)

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.