Terça-feira, 04 de Agosto de 2020
samba solidário

'Pagode dos Amigos' promove live em prol de autistas neste sábado (11)

Recursos serão destinados para Associação Mãos Unidas pelo Autismo (Mupa) e Instituto Autismo no Amazonas (Iaam)



WhatsApp_Image_2020-07-06_at_11.47.52_DB9DAE9F-3B2E-42E4-97D5-2C4415500A0F.jpeg Foto: DIvulgação
06/07/2020 às 12:18

Em tempos de pandemia, os desafios e as dificuldades aumentam. As alterações no cotidiano e limitações impostas têm difícil aceitação, principalmente entre os autistas, que deixaram de receber atendimento por instituições especializadas. Diante dessa situação, no próximo sábado (11), às 16h30, a banda Pagode dos Amigos promoverá uma live solidária para arrecadar recursos em prol da Associação Mãos Unidas pelo Autismo (Mupa) e Instituto Autismo no Amazonas (Iaam). 
A live, que recebe o apoio de artistas nacionais, como Andrezinho do grupo Molejo, acontecerá no formato de Roda de Samba e contará com convidados especiais, como a participação da cantora Márcia Siqueira e do músico Joubert Balbino, apresentador da transmissão ao vivo.

“Devido a pandemia, todos precisamos nos reinventar e sabemos que muitas instituições se mantêm por meio de doações e também temos vários amigos em comum que estão ajudando na produção da live que têm filhos autistas. Com isso, tivemos a preocupação de nos unir para levar alegria e ajudar quem está precisando, como essas instituições que abraçam a causa do autismo”, declara o líder da banda, Mariozinho. 



Como o estilo musical da banda envolve samba e pagode, esta live será recheada de clássicos como “A amizade”, “Clareou”, “Isso é Deus” (autoral), “O show tem que continuar”, dentre outros hits de sucesso de vários artistas que a banda costuma tocar em seus shows, como Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho, Fundo de Quintal, Exaltasamba, dentre outros.

Uma peculiaridade do grupo é a mistura de letras da Música Popular Brasileira tocadas no estilo. “Também gostamos de misturar e tocar MPB em samba, essas canções ficam bem interessantes”, conta Mariozinho, líder da banda.

Solidariedade

De acordo com o cantor da banda, Mariozinho, durante a live, acontecerá a ‘Vaquinha virtual’, através de QR Code disponível durante a live realizada no Youtube (Pagode dos Amigos Manaus), bem como o público poderá doar itens de cesta básica e produtos de higiene para essas instituições e artistas. Para isso, será disponibilizado um contato no momento da live para oferecer mais informações aos internautas.

“As doações serão divididas da seguinte forma: 50% do valor e itens arrecadados na live será destinado para o Mupa e Instituto Autismo no Amazonas. Os outros50% das arrecadações serão doados para a classe artística e trabalhadores da área de eventos, como os garçons, que foram diretamente afetados economicamente pela pandemia. Afinal, já estamos caminhando para quatro meses sem poder realizar shows devido estarmos cumprindo o isolamento social”, explica Mariozinho.


Roda de Samba

Além da artista Márcia Siqueira, que encantará a todos com sambas e toadas, a banda Pagode dos Amigos também receberá nove convidados na Roda de Samba: Michael (cavaco), Laura Abreu (voz), Yuri (tantan), Endryl (voz e reco), Kairo (percussão), Moisés (banjo), Marcos Oliveira (repique de mão), Batata (bateria) e Dudu Brasil (violão de 7 cordas), os quais prometem animar o encontro com sambas de raiz, pagodes atuais e mistura de MPB em ritmo de samba. 


Instituições

Associação Mãos Unidas pelo Autismo (Mupa) é uma associação de pais e profissionais voluntários que procura garantir a inclusão social de crianças e adolescentes com Transtornos do Espectro Autista por uma equipe multiprofissional. É uma instituição sem fins lucrativos, com atuação há dez anos em Manaus e atualmente atende cerca de 80 famílias. O Mupa está localizado na rua Barão de Surui, 15, conjunto Parque das Laranjeiras, bairro Flores.

Instituto Autismo no Amazonas (Iaam) é uma instituição sem fins lucrativos, para tratamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA. Tem como principal bandeira o amor, a união, a luta contra o preconceito e a inclusão sem distinção de qualquer natureza. A instituição funciona na rua dos Passes, nº 106, (antiga rua 12-A), Conjunto Jardim Meridional, Parque Dez.
 

História do grupo

A banda ‘Pagode dos Amigos’ é composta por Mariozinho (voz e violão), Joabe Santos (surdo) e Ticva Vinicius (pandeiro).  Eles estão juntos desde 2010 e depois de inúmeras reuniões que acontecia todos os domingos na antiga Cervejaria Fellice, criaram um grupo oficial.

 Andrezinho, do grupo Molejo, está apoiando a iniciativa e ajudando a divulgar a live do Pagode dos Amigos.

Crianças e adolescentes autistas do Mupa e Iaam serão beneficiados pela ação

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.