Publicidade
Entretenimento
SHOW

‘Exército do reggae’: banda Planta & Raiz traz show da nova turnê para Manaus

Comemorando 20 anos de carreira, grupo volta à capital amazonense dois anos após lançar o disco “Exército Delirante”. Show acontece quinta (1º) no Porão do Alemão 27/01/2018 às 16:35 - Atualizado em 28/01/2018 às 15:51
Show bv0127 001f
Com show marcado para a próxima quinta-feira (1º), grupo conversou com o BEM VIVER e falou sobre o novo trabalho (Foto: Robson Minhoca/ Estúdio Leme)
Juan Gabriel Manaus, AM

Pela difusão do amor, eles vão à guerra. Armados de canções, a banda paulista Planta & Raiz consolida um legado que completa vinte anos em 2018 com o disco “Exército Delirante”, o mais recente trabalho do grupo, lançado no final de 2017. Agora, a tropa liderada pelo vocalista Zeider volta a Manaus em uma missão de paz para agraciar os fãs após quase dois anos. No próximo dia 1º, eles sobem no palco do Porão do Alemão trazendo as novas e velhas canções em um show energizante a partir das 23h.

“Musicalmente estamos vivendo nosso melhor momento, tanto no entrosamento quanto na qualidade das canções. Fazer o show de lançamento do nosso disco novo por aí vai ser ao mesmo tempo reviver boas lembranças e conectar com uma geração que está esperando sempre por novidades, sem duvidas será histórico”, diz Zeider.

A volta para a capital amazonense vem em clima de comemoração. Fundada em 1998, a banda completa duas décadas este ano. O presente vem distribuído nas doze faixas que compõe o novo disco, o oitavo trabalho de estúdio da banda, e conta com a produção musical de Daniel Ganjaman. Zeider conta que a parceria com o produtor que já trabalhou com nomes como Marcelo D2 e Charlie Brown Jr foi fundamental na busca de uma sonoridade que pudesse expressar o momento atual da banda.

“Eu já tinha uma lista de umas quarenta musicas pra escolhermos as que seriam o disco. Algumas delas eu compus sozinho e outras fiz com meus parceiros. A definição de quem produziria já estava clara na minha mente: Daniel Ganjaman. Ele nos ajudou na escolha do repertório e afinou tudo com a gente desde os primeiros ensaios”, revela o vocalista.

A ideia da nova empreitada foi agregar outras sonoridades ao reggae que consagrou a banda. De elementos que passam pelo dub music até o ragga muffin, estilos musicais típicos da Jamaica, o quinteto aproveitou para passear em zonas até então pouco exploradas por eles como o hip-hop. A tentativa era uma maneira de se reinventar sem perder a essência. Deu certo. O resultado pode ser visto nas duas parcerias do CD com os grupos de rap Oriente e Haikaiss, que colaboram respectivamente na música “Selva de Concreto” e na faixa-título “Exército Delirante”.

“O reggae tem várias vertentes e nesse álbum incorporamos mais o ‘roots’ dos anos 70, porém sem deixar de expor a influência dessa mistura de pop e de rock. A idéia, a princípio, veio tanto da nossa vontade quanto da dos caras em querer gravar algo juntos. Esse desejo surgiu de encontros na estrada e da admiração mútua entre nós, o que tambem foi reforçado pelo Ganjaman”, revela o músico.

Próximos passos

A consagração em um meio de constantes mudanças requer trabalho duro. Se de um lado o mercado vê a expansão do pop e do hip-hop e aposta fortemente nos gêneros, de outro, Zeider enxerga a cena do reggae crescer no Brasil, e dá o palpite com firmeza: “Acredito que em pouco tempo as maiores bandas do Brasil serão as de reggae.”

O sentimento de crescer nesse mercado aflora ainda mais a certeza do músico de que há muito chão a ser explorado. E é com esse sentimento que ele crava os ingredientes que fizeram a banda se manter firme por tanto tempo e vai além, adianta que ainda há muito trabalho para 2018. 

“A gente nunca se permitiu ficar preso aos sucessos do passado, acredito que o fundamental é estar sempre produzindo novas canções, vídeos e também se adaptando as novas tecnologias. Os próximos passos são continuar compondo, sempre pensando em alimentar os fãs com boas produções, firmar novas parcerias que fortaleçam ainda mais nosso trabalho e divulgar nossa música no planeta terra através de turnês internacionais”, afirma Zeider.

Serviço

O quê: show Planta & Raiz 20 anos
Onde: Porão do Alemão, na estrada da Ponta Negra, São Jorge
Quando: quinta-feira (1º), às 23h
Valor: pista a R$ 20 e área vip a R$ 40 na bilheteria do Porão do Alemão

Publicidade
Publicidade