Domingo, 21 de Abril de 2019
publicidade
1.jpg
publicidade
publicidade

Vida

Bar Jangadeiro recebe placa de Patrimônio Cultural Imaterial do Amazonas

Bar localizado no Centro de Manaus possui mais de seis décadas de existência e é conhecido como recanto dos boêmios e amantes do samba de raiz


21/09/2015 às 08:35

O descerramento da placa que tornou o Bar Jangadeiro como patrimônio cultural imaterial do Amazonas ocorreu ontem, domingo (20). A ação faz parte de um Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Bosco Saraiva (PSDB), sancionado pelo Governo do Amazonas.

O Jangadeiro possui mais de seis décadas de existência, e é conhecido como recanto dos boêmios e amantes do samba de raiz. Para o parlamentar, o tombamento mantém viva  a relevância cultural e histórica do espaço.

“A partir de ações como esta, a cidade de Manaus ganha a afirmação dos espaços que construíram a sua história. No Jangadeiro, os trabalhistas do tempo de Gilberto Mestrinho e Plínio Coelho se reuniam perto do cais do porto para resolverem muitas situações da política local e do Amazonas.”, relata o deputado.

Atualmente o estabelecimento é comandado pela empresária Maria de Fátima Bernardo. O Bar foi fundado por Álvaro Neves em 1948, mas de acordo com a proprietária os elementos que conquistaram os primeiros fregueses ainda são colocados em prática até hoje.


Descerramento da placa de patrimônio. Foto: Divulgação

“Acolher o público todos os dias é prazeroso. Sempre tratamos os nossos clientes como amigos, recebemos com carinho e oferecemos o que público deseja: petisco saboroso, cerveja gelada e música de qualidade. Agora com o título de Patrimônio do Estado espero que Bar continue próspero.”, afirma a empresária.

O ambiente simples, com decoração rústica e artigos que lembram Portugal atrai público de várias faixas etárias. O magistrado, Anselmo Chíxaro, frequenta o Jangadeiro todos os domingos. O local é ponto de encontro dos amigos, e uma forma de recarregar as energias para a semana seguinte.

“A boa recepção e o samba de raiz me conquistaram. Além do Bar ter o melhor sanduíche de pernil da cidade.”, disse Chíxaro.

O Bar Jangadeiro já concorreu a diversos prêmios gastronômicos, e em 2011 foi vice-campeão do concurso Comida de Boteco; na categoria tira-gosto.

*Com informações da assessoria de imprensa

publicidade
publicidade
Ex-Flamengo, Junior Baiano fala sobre o atual momento do rubro-negro carioca
Famílias do Amazonas vão participar de estudo do MS sobre nutrição infantil
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.