Publicidade
Entretenimento
Vida

Bar Jangadeiro recebe placa de Patrimônio Cultural Imaterial do Amazonas

Bar localizado no Centro de Manaus possui mais de seis décadas de existência e é conhecido como recanto dos boêmios e amantes do samba de raiz 21/09/2015 às 08:35
Show 1
O bar O Jangadeiro foi fundado em 1948 por Álvaro Neves
ACRITICA.COM ---

O descerramento da placa que tornou o Bar Jangadeiro como patrimônio cultural imaterial do Amazonas ocorreu ontem, domingo (20). A ação faz parte de um Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Bosco Saraiva (PSDB), sancionado pelo Governo do Amazonas.

O Jangadeiro possui mais de seis décadas de existência, e é conhecido como recanto dos boêmios e amantes do samba de raiz. Para o parlamentar, o tombamento mantém viva  a relevância cultural e histórica do espaço.

“A partir de ações como esta, a cidade de Manaus ganha a afirmação dos espaços que construíram a sua história. No Jangadeiro, os trabalhistas do tempo de Gilberto Mestrinho e Plínio Coelho se reuniam perto do cais do porto para resolverem muitas situações da política local e do Amazonas.”, relata o deputado.

Atualmente o estabelecimento é comandado pela empresária Maria de Fátima Bernardo. O Bar foi fundado por Álvaro Neves em 1948, mas de acordo com a proprietária os elementos que conquistaram os primeiros fregueses ainda são colocados em prática até hoje.


Descerramento da placa de patrimônio. Foto: Divulgação

“Acolher o público todos os dias é prazeroso. Sempre tratamos os nossos clientes como amigos, recebemos com carinho e oferecemos o que público deseja: petisco saboroso, cerveja gelada e música de qualidade. Agora com o título de Patrimônio do Estado espero que Bar continue próspero.”, afirma a empresária.

O ambiente simples, com decoração rústica e artigos que lembram Portugal atrai público de várias faixas etárias. O magistrado, Anselmo Chíxaro, frequenta o Jangadeiro todos os domingos. O local é ponto de encontro dos amigos, e uma forma de recarregar as energias para a semana seguinte.

“A boa recepção e o samba de raiz me conquistaram. Além do Bar ter o melhor sanduíche de pernil da cidade.”, disse Chíxaro.

O Bar Jangadeiro já concorreu a diversos prêmios gastronômicos, e em 2011 foi vice-campeão do concurso Comida de Boteco; na categoria tira-gosto.

*Com informações da assessoria de imprensa

Publicidade
Publicidade