Domingo, 26 de Maio de 2019
TRADIÇÃO

Barcelos realiza 25º Festival do Peixe Ornamental entre os dias 24 e 27 de janeiro

Com o objetivo de divulgar a cultura e os produtos regionais, as apresentações das agremiações culturais Cardinal e Acará-Disco são as principais atrações do evento no interior do Amazonas



BARCELOS_170BE897-4884-42F7-9275-9CAF61C81733.JPG
Foto: Barcelos na NT/Reprodução
13/01/2019 às 15:21

Há mais de 20 anos, o município de Barcelos (a 401,7 quilômetros de distância de Manaus) realiza uma grande festa cultural: o Festival do Peixe Ornamental de Barcelos, que este ano vai para a sua 25ª edição, e será realizado de 24 a 27 de janeiro. Com o objetivo de divulgar a cultura e os produtos regionais, principalmente o peixe ornamental, a principal atração do festival são as apresentações das agremiações culturais Cardinal e Acará-Disco, um “duelo” que envolve muita música, dança e arte cabocla e indígena.

Com uma programação diversificada, a expectativa é que aproximadamente dois mil turistas prestigiem o festival desse ano. “O festival é o maior evento cultural do rio Negro, um dos maiores do Amazonas. Sofreu um esvaziamento de sua importância durante um tempo, mas pelas mãos do povo, desde 2017 estamos revitalizando a festa, incrementando a programação e as agremiações folclóricas [Cardinal e Acará-Disco]”, destacou o prefeito de Barcelos, Edson Mendes, acrescentando que houve um repasse de R$ 125 mil para os dois grupos folclóricos.

Durante os quatro dias de festival, haverá uma programação diversificada incluindo atrações nacionais e regionais, exposições, feiras de artesanato e de cultura regional, além, é claro, das praias e das belezas naturais do arquipélago Mariuá, que tem cerca de 1.400 ilhas, considerado um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo.

As principais atrações nacionais da edição de 2019 serão as apresentações da cantora sertaneja Marília Mendonça e da banda de rock Ira!. Entre as atrações regionais estão o cantor sertanejo Daniel Trindade, Guto Lima, o “Rei do Arrocha”, e o cantor de forró George Japa.

As atrações musicais e as apresentações dos peixes Cardinal e Acará-Disco ocorrerão no “Piabódromo” (de piaba, tipo de peixe pequeno comum nas margens dos rios, lagoas e riachos), uma arena com capacidade para receber cerca de oito mil espectadores. A badalada Praia Grande, localizada bem em frente à cidade, na margem oposta do rio, também será palco de atrações.

O peixe ornamental campeão do 25º Festival do Peixe Ornamental de Barcelos será conhecido no último dia do festival.

Cidade com um rico histórico

O município de Barcelos, localizado no médio rio Negro, também é chamado de “A Cidade do Peixe Ornamental”, “A Terra dos Tucunarés Gigantes”, “Barça Beach” e a “Cidade Menina”. Conhecida por possuir um enorme potencial turístico com riquezas naturais exuberantes, é a maior exportadora nacional de peixes ornamentais. Teve origem em uma aldeia dos índios chamada Mariuá. Em 1758, a aldeia foi elevada à categoria de vila, com o nome de Barcelos, e foi a primeira capital da Capitania de São José do Rio Negro, atual Estado do Amazonas.

AS AGREMIAÇÕES

Peixe Cardinal: Nas cores azul e vermelho, a agremiação leva o nome do peixe ornamental mais exportado da Amazônia brasileira, responsável por quase 60% do volume anual de exportações. O grupo, que este ano luta pelo tetracampeonato, defenderá o tema “Rio Negro, fiador da vida” no Festival do Peixe Ornamental de Barcelos 2019.

Acará–Disco:  representado pelas cores preto e amarelo, a agremiação representa um peixe de cores exuberantes, bastante cobiçado pelo mercado internacional, bastante comum nas águas do Rio Negro e seus afluentes, principalmente nos rios de água “branca”. O grupo defende o tema “Terra Mística: Contemplação da Amazônia”.

*Com colaboração de Cecília Siqueira.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.