Publicidade
Entretenimento
Beleza

‘Não quero me cobrir’: a vida (e pele) de quem não usa maquiagem

Assim como a cantora Alicia Keys, há quem opte por usar nada de maquiagem em nenhum momento ou quem opte por usar apenas em ocasiões muito específicas, como em grandes festas 01/10/2016 às 17:23
Show alicia keys saturday night live photoshoot 2016 01
Canta Alicia Keys vai à grandes eventos sem maquiagem alguma (Divulgação)
Laynna Feitoza Manaus (AM)

Recentemente, a cantora Alicia Keys publicou uma carta aberta em que diz que não vai mais fazer o uso de maquiagem no seu dia a dia. Ela justificou a escolha dizendo que não queria mais se sentir acorrentada à indústria da beleza. “Toda vez que saía de casa, ficava preocupada se eu não tinha me maquiado. ‘E se alguém quiser uma foto? E se postassem essa foto?!'. Não quero me cobrir mais. Nem meu rosto, nem minha mente, nem minha alma, nem meus pensamentos, nem meus sonhos, nem meus esforços, nem meu crescimento emocional”, disse ela.

Assim como ela, há quem opte por usar nada de maquiagem em nenhum momento ou quem opte por usar apenas em ocasiões muito específicas, como em grandes festas. “Mas se eu não quero usar maquiagem, como devo cuidar da minha pele para mantê-la bonita sem ela?” é o que muitas se perguntam. A dermatologista Patrícia Bandeira de Melo garante que é possível ter a pele plena sem make, mas que os cuidados devem iniciar ainda na adolescência. “Nessa fase, por influência dos hormônios sexuais, as adolescentes possuem teor de oleosidade maior”, destaca ela.

Segundo a médica, é preciso estimular cuidados para prevenir a desordem, como lavar o rosto três vezes ao dia e tratar a acne cedo se caso ela aparecer. “A higiene cutânea deve ser estimulada. A menina deve lavar o rosto três vezes ao dia, e tratar as lesões inflamatórias da acne o quanto antes, se caso elas aparecerem”, aponta Patrícia. Ao entrar na fase dos 20 anos, a mulher precisa estimular a higiene do rosto no sentido de manter a vitalidade da pele. “Deve-se sempre estimular a hidratação e usar vitamina C tópica, que faz parte de todos os sistemas de rejuvenescimento da pele. Ela é um potente antioxidante, e clareador. Tudo isso associado ao filtro solar diário”, coloca ela.

Reposição

A pele perde 1% de colágeno ao ano, que é justamente a proteína que sustenta a pele. “A mulher tem que vislumbrar dar força à pele, um órgão do nosso corpo sempre agredido. Temos que usar rejuvenescedores potentes e hidratar com hidratantes tópicos. A pele saudável é aquela que sempre tem água nas suas camadas. À medida que vamos envelhecendo, a pele perde água. Para a nossa região, os mais indicados são os hidratantes em forma de sérum. Se houver uso contínuo de antioxidantes, e ácidos retinóicos, isso permite que a pessoa tenha uma qualidade de pele que vai fazer ela deixar a maquiagem de lado, se quiser”, orienta.

Sobre os hidratantes adequados, a médica assegura que é preciso observar a qualidade dos mesmos e ser sempre orientado por um dermatologista na escolha. “Podemos fazer uma associação de produtos em um só com a manipulação, mas há produtos que não combinam para uma mesma formulação. A farmácia já detém produtos de qualidade que podem dispensar a manipulação”, comenta ela”.

De cara limpa

A universitária Waleska Sousa, 22, não costuma usar maquiagem nem para sair à noite. “Raramente, uso um batom, lápis de olho ou máscara de cílios”, diz ela. “Acho que fora o desperdício de tempo, paciência, dinheiro com os produtos e ainda com o removedor, como não sou acostumada, acabo esquecendo, mexendo ou coçando alguma parte do rosto e borrando a make”, coloca ela.

 Waleska diz que cansou de ser questionada pelas pessoas sobre o motivo que a faz deixar as makes de lado. Ela diz que, sem o uso de maquiagem, não sente a pele melhorar ou ser claramente prejudicada, mas afirma que a maior vantagem é continuar com as suas características naturais. “No momento, acho desnecessário, apesar de ficar mais bonita utilizando-as (risos)”.

Publicidade
Publicidade