Publicidade
Entretenimento
Vida

Beleza vem de dentro: como a alimentação reflete no exterior

Cada vez mais se defende que a dieta equilibrada, rica em nutrientes e em água são aliados fundamentais neste processo da saúde da beleza - aquela que vem de dentro para fora 13/06/2015 às 10:22
Show 1
Segundo a dermatologista Luana Oliveira (acima), a associação entre a nutrição e dermatologia vem crescendo
Loyana Camelo Manaus (AM)

Beleza é uma combinação balanceada de fatores internos e externos, sendo os últimos diretamente influenciados pelos primeiros. À parte do caráter e das atitudes (um tanto mais difíceis de serem mudados), buscar cuidar melhor da pele, dos cabelos e das unhas é um caminho, mas não imagine que esmaltes, cremes e loções farão todo o trabalho sozinhos. A dieta equilibrada, rica em nutrientes e em água são aliados fundamentais neste processo da saúde da beleza - aquela que vem de dentro para fora.

O cuidado com a alimentação está tão ligado a um exterior harmonioso que, quando carece de certas vitaminas e minerais, logo fica visível. “Por meio das dosagens de sangue e exames clínicos a gente consegue identificar, mas visualmente é possível notar quando a pele do paciente está ressecada, a unha quebradiça, o cabelo caindo”, afirma a nutricionista Jovana Benoliel.

Ela explica que, enquanto órgãos do nosso corpo, pele, cabelo e unhas são influenciados pela dieta que seguimos. “Quando a alimentação está legal e equilibrada, eles também vão estar com toda a sua integridade, elasticidade e brilho”. De acordo com Mariana D’Ávila, nutricionista Associada ao Institute for Functional Medicine (IFM), dos EUA, até mesmo os fios brancos, as celulites e a flacidez da pele estão ligados à má alimentação.

Os ‘remédios’

Mas quais seriam os nutrientes-chave para garantir o viço da pele, a força dos cabelos e das unhas? A resposta está na combinação dos alimentos com os nutrientes certos, adianta Mariana. A boa notícia é que, como são muitos, a dieta nunca precisa ser a mesma.

Dentre os mais importantes, sem dúvida, estão os antioxidantes. “Eles retardam o processo de envelhecimento, pois combatem os radicais livres, doenças e as agressões do próprio tempo na pele, cabelos e unhas”, explica Jovana Benoliel. E Mariana D’Ávila endossa. “Os antioxidantes agem contra o envelhecimento precoce. Estão presentes nos alimentos de coloração amarela, laranja e vermelha, como por exemplo o mamão, a cenoura, a abóbora. São itens baratos e que a gente encontra fácil”.

A dermatologista Luana Oliveira aponta que a associação entre a nutrição e dermatologia vem crescendo. “Vários estudos mostram, por exemplo, que uma alimentação rica em vitamina A, C, E, carotenóides e ômega 3 tem efeito protetor contra a radiação UV, ajudando a neutralizar os radicais livres”, diz. “Em relação aos carotenóides, estudos mostram um efeito fotoprotetor sobre a pele, reduzindo a sensibilidade às queimaduras solares. Esse efeito pode estar relacionado com a sua capacidade de estimular a produção de melanina. Algumas fontes incluem tomate, cenoura, espinafre, batata-doce e damascos”.

Já contra a temida celulite pode ser combatida com o consumo de aveia, fonte de silício, mineral que reorganiza as fibras de sustentação da pele. O agrião, por si, segundo Mariana D’Ávila é rico em uma forma biodisponível do enxofre que ajuda na produção da queratina. “Quem tem um couro cabeludo sensível, com caspa ou irritabilidade, se consumir uma xícara de agrião por dia, melhora bastante”.

Fontes de nutrientes

Aveia: fonte de silício;

Castanhas e amêndoas: zinco, selênio e ômega 3;

Chá de hibisco: rico em flavonoides, substâncias antioxidantes;

Ovos, levedo e gérmen de trigo: biotina (vitamina H);

Salmão, sardinha: fonte de ômega 3;

Carnes: vitamina B12;

Uvas: resveratrol;

Quinua, grão de bico, feijões em geral: proteínas de origem vegetal.

Busca

Suplementar, pode?

A suplementação de nutrientes e vitaminas por cápsulas deve ser tratada caso a caso, após exame de sangue. Quando é uma via a se considerar, Dra Luana cita uma boa opção. “O Polypodium Leucotomos, que possui ação antioxidante e age na proteção solar, sendo coadjuvante no tratamento de manchas na pele”.

Frase

“Tem gente que se vitimiza porque não gosta de comer tal coisa. Mas devemos pensar que o alimento é o melhor remédio para prevenir e tratar doenças, bem como para melhorar aspectos de beleza. Ele é aliado.” (Mariana D’Ávila, nutricionista)

Publicidade
Publicidade