Segunda-feira, 17 de Junho de 2019
Vida

Bem-vindo a Aruba, a acolhedora 'ilha feliz'

Com idioma oficial sendo o Papiamento - uma mistura de espanhol, português, holandês e francês - a ilha caribenha tem diversas praias de água cristalina e opções de passeio, além de ser ótima para compras



1.jpg “Bonbini” é uma das expressões que mais se ouve em Aruba. É o famoso “bem-vindo” em papiamento
04/05/2015 às 10:51

A mistura de espanhol, português, holandês e francês deu origem ao chamado Papiamento, idioma oficial de Aruba. E talvez por terem crescido com essa língua carregada de diversidade cultural, os habitantes dessa ilha caribenha parecem estar acostumados à multiplicidade. Ou, talvez, às altas temperaturas convidativas ao mar azul turquesa os tornem mais calorosos e acolhedores. Seja qual for o real motivo, o slogan “uma ilha feliz” encontra-se espalhado em diversos pontos de Aruba - e não é difícil sentir que isso é verdade.

Numa distância de apenas 30km da costa da Venezuela, Aruba está bem próxima da parte Norte da América do Sul. Para nós, amazonenses, o tempo de traslado é curto. Chegando lá, logo percebe-se que o clima não será problema para quem está acostumado ao sol, porém, diferente daqui, a ilha é seca (e com uma imensidão de cactos). Chove apenas entre os meses de outubro a janeiro, tornando-se o destino perfeito para aproveitar praias de água cristalina.

As mais famosas são a Eagle Beach (já esteve entre as 10 praias mais bonitas do mundo segundo o Travellers Choice), a Baby Beach (com águas calmas e que vão só até a cintura, sendo ideal para crianças) e a Palm Beach (que reúne em sua orla alguns dos hoteis mais suntuosos da ilha). Se não for temporada de ventos fortes, vale a pena se aventurar nas atividades aquáticas disponíveis em boa parte das praias, como o parasail, snorkel, kitesurfe, banana boat, windsurf e outros mais.

Um dos programas preferidos dos turistas é conferir o pôr do sol em algum restaurante à beira mar; ou ainda, em barcos com bebida liberada. 

Em terra firme

Para os mais afeitos à terra firme, um jeito interessante de conferir diversas paisagens de uma tacada só é por meio dos passeios de UTV pela ilha. Prepare-se para terrenos acidentados. 

Quem gosta de natureza vai curtir o Parque Nacional Arikok, com caminhadas solo ou acompanhadas por guias. Lá, é possível ver de perto a fauna e flora nativa - como árvores divi-divi, símbolo de Aruba. 

Compras diversas


Quem gosta de compras, pode se empolgar. Os preços são convidativos e há diversos “duty free”. Boas cervejas holandesas e vinhos são uma ótima pedida.

As tendinhas com artesanatos, souvenirs e roupas de praia são bem comuns nas ruas de Aruba. O artesanato, inclusive, é forte: pinturas, potes e panelas de argila e itens com pegada sustentável fazem sucesso entre os turistas. O destaque vai para os produtos feitos de Aloe Vera, nossa babosa, que dá origem a shampoos, cremes, sabonetes e muito mais.

Destino lua de mel

Aruba já é conhecida por ser um dos locais mais badalados para se casar à beira da praia, mas mesmo quem não disser o “sim” por lá também pode aproveitar bastante se escolher a ilha como destino para a lua de mel.

Isso porque os recém-casados ganham descontos especiais em 20 hoteis e em diversas atividades, como passeios, tratamentos em spa, visitas a pontos turísticos e atividades aquáticas. Trata-se da campanha “One Happy Honeymoon” (do inglês, “uma lua de mel feliz”), na qual desde a chegada, o casal é recebido com check-in preferencial, garrafa de champagne e presentes.

Para usufruir das atividades do “One Happy Honeymoon”, o casal deve entrar em contato com um agente de viagem, comprovar a data do casamento e marcar sua viagem para a ilha feliz. 

Saiba +: No site aruba.com é possível ter acesso a diversos programas turísticos da ilha. Há dados sobre as praias, atividades aquáticas, restaurantes, compras, vida noturna e eventos em geral.


*A repórter viajou a convite da Aruba Tourism Authority (ATA)


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.