Publicidade
Entretenimento
Literatura

Personagens bíblicos são heróis na luta contra o mal em versão HQ

Principais nomes da Bíblia, como Davi, Débora, Pedro e Jesus, ganham histórias contadas em forma de quadrinhos 07/03/2017 às 05:00 - Atualizado em 07/03/2017 às 08:43
Show biblia hq ok
Com 192 páginas, o livro traz histórias que retratam a vida de grandes heróis da Bíblia, incluindo Jesus
Natália Caplan Manaus

Páginas coloridas, com enredo cheio de ação com o dia-a-dia de super-herois que salvam inocentes de vilões malignos. Poderia ser só mais uma narrativa em quadrinhos comum, se não fosse por um detalhe: os protagonistas não são Batman, Hulk, ou Super Homem; mas personagens bíblicos, como Davi, Abraão, Noé, Débora, Moisés, Pedro, Maria, Rute e, claro, Jesus. No total, “O grande livro de heróis da Bíblia” traz 123 histórias em 192 páginas.

“Muitos personagens da Bíblia Sagrada estão envoltos em enredos cheios de ação. Retratar a vida deles e seus feitos em quadrinhos pareceu natural, pois o estilo dos quadrinhos coloca ainda mais em evidência o ritmo das histórias, as tramas e os desfechos. Ele foi concebido para quem aprecia quadrinhos de qualidade e boas histórias”, diz Paulo Teixeira, secretário de Tradução e Publicações da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB).

Segundo ele, que é teólogo e linguista especialista em Língua e Literatura Hebraicas, a ideia surgiu durante um encontro entre editores da Lion Hudson, da Inglaterra, e da empresa brasileira. Entre os principais fatores para dar vida ao projeto foi a grande quantidade de venda anual de Bíblias no Brasil — foram cerca de 7 milhões apenas em 2016 — e o interesse crescente de crianças e jovens por HQs.

“Publicações como ‘O grande livro de heróis da Bíblia’ alcançam quem gosta de quadrinhos em geral. A Bíblia é um clássico e, como uma organização que fomenta a leitura da Bíblia por todos os públicos, a SBB empenhou-se em publicá-la também na versão em quadrinhos. O público jovem já vinha pedindo isso há algum tempo. Estamos felizes em poder atender esta expectativa”, enfatiza Teixeira.

De acordo com o representante da SBB, a versão em quadrinhos ultrapassou o público alvo. Além da garotada e dos adolescentes, adultos também acompanham as aventuras dos “heróis da fé”. “A receptividade tem sido bastante animadora. Isso nos motivou a acrescentar outros quadrinhos em nosso catálogo”, declara Paulo Teixeira, ao revelar novidades. “Ainda em 2017, pelo menos um novo título estará disponível. E outro é esperado para 2018”, completa.

Cores, ação e batalhas

De intensa dramaticidade, as ilustrações têm cores vibrantes e levam a assinatura dos ilustradores Siku, para o Antigo Testamento (77 histórias), e Jeff Anderson, para o Novo Testamento (46 histórias). O autor é Richard Thomas, que apresenta as batalhas e aventuras de forma dinâmica. “O grande livro de heróis da Bíblia” está disponível em duas opções de capa: dura e brochura.

“A Sociedade Bíblica do Brasil acredita que a Bíblia Sagrada é uma fonte inesgotável de valores para as pessoas de todas as idades e contextos. Sob o lema ‘semeando a Palavra que transforma vidas’, publicamos a Bíblia nos mais diversos formatos e meios para que as pessoas conheçam as histórias e se beneficiem dos ensinos das mesmas em seu cotidiano”, afirma Paulo Teixeira, secretário de Tradução e Publicações da SBB.

Perfil

Richard Thomas – artista, designer e escritor de sete livros. Atualmente está estudando Teologia na Universidade Teológica de Oak Hill, em Londres.

Siku - ilustrador, autor, teólogo e músico, é um dos principais artistas de quadrinhos da Grã-Bretanha, com mais de dois mil títulos publicados. Entre eles o Manga Bible e Manga Jesus.

Jeff Anderson - ilustrador com mais de 30 anos de experiência no mercado editorial de quadrinhos. É conhecido por seu trabalho na Marvel e premiado pela obra Graphic Bible (A Bíblia em Cartoons).

Publicidade
Publicidade