Publicidade
Entretenimento
Biografia de Bernardo Cabral

Biografia de Bernardo Cabral é lançada nesta quinta em Manaus

Obra do advogado e escritor Júlio Antônio Lopes reconta a trajetória do político amazonense Bernardo Cabral 13/06/2013 às 10:33
Show 1
Bernardo Cabral e Júlio Antônio Lopes durante o lançamento do livro no Rio de Janeiro, em maio
Rosiel Mendonça Manaus

Depois de ser lançado em grande estilo no Rio de Janeiro, no mês de maio, o livro “Bernardo Cabral – Um Estadista da República”, da Editora da Amazônia, estará acessível aos leitores amazonenses a partir desta quinta-feira(13), durante a sessão de autógrafos que acontece no Teatro Direcional, a partir da 18h30.

Escrita pelo advogado e membro da Academia Amazonense de Letras (AAL), Júlio Antônio Lopes, a obra faz um mergulho na história de vida do político amazonense, desde a sua infância até momentos marcantes da sua trajetória na vida pública nacional.

De acordo com o autor, o livro nasceu de um trabalho de três anos de pesquisa, durante o qual ele coletou depoimentos, curiosidades e detalhes da biografia de Cabral que até então eram inacessíveis. “É uma história de vida tão rica, intensa e cheia de fatos importantes que, passando-se mais uma semana após a sua publicação, certamente haverá um novo capítulo a ser escrito”, declarou Lopes.

“Um Estadista da República” também traz algumas revelações inéditas. Dentre outras coisas, Cabral fala da única mágoa em sua vida, revela por que se tornou advogado, conta as agruras da cassação, a relação com os pais e desvenda os bastidores da eleição para a relatoria da Constituinte, quando venceu o então senador Fernando Henrique Cardoso e o deputado Pimenta da Veiga.

“Optei por não começar falando da infância do Cabral, e sim retomando a história que envolveu a sua cassação pelo regime militar. Depois disso, eu não sabia como terminar o livro, mas no ano passado surgiu um mote perfeito para o desfecho: a cerimônia de devolução simbólica dos mandatos dos deputados federais cassados durante a ditadura”, contou Lopes.

Interativo

Com sete capítulos e mais de 270 páginas, a biografia de Bernardo Cabral traz um vasto acervo iconográfico, com imagens inéditas, e traz uma série de depoimentos de personalidades e amigos que conviveram ou ainda convivem com o político, além de uma entrevista exclusiva com o biografado. A obra também contempla os discursos mais importantes que Cabral proferiu ao longo da sua carreira.

Lopes destaca, ainda, que “Um Estadista da República” é um livro que procura valorizar a interatividade. Através do smartphone, o leitor pode ouvir, por exemplo, o hino nacional brasileiro, a última edição do Repórter Esso, além de assistir às edições do Diário da Constituinte, inclusive as que noticiam a eleição de Cabral para a relatoria da Constituição e o discurso de Ulysses Guimarães no encerramento dos trabalhos da Constituinte.

Publicidade
Publicidade