Quinta-feira, 28 de Maio de 2020
MUNDO DAS COBRAS

Biólogos desbravam o mundo das cobras em nova série documental

Em uma aventura única, dois biólogos desbravam o universo das cobras brasileiras



WhatsApp_Image_2020-03-19_at_13.50.50_1417653B-9901-4AEC-A45D-E4F07B53A62C.jpeg Foto: Divulgação
19/03/2020 às 13:56

As cobras são animais que despertam o medo e a curiosidade da humanidade há séculos. Por diversas vezes associadas ao mal, as cobras ganharam as telas do cinema em filmes que exibem animais insaciáveis, mas a realidade parece ser bem diferente. É com esse intuito de desmistificar e desvendar o universo desses répteis que o National Geographic Brasil estreia hoje sua nova produção original: ‘Em busca das cobras’, coprodução com a Grifa Filmes e a Duo 2, que estreia no canal às 22h30.

A produção nacional é apresentada pelos biólogos Rafael de Fraga (Rato) e Vinicius de Carvalho (Vini), dois dos maiores especialistas em cobras da América Latina. No programa, a dupla se embrenha nas matas ao redor do país em busca de espécies de cobras brasileiras para desvendar o universo desses animais. 
Gravações na amazônia.



O primeiro episódio da série mostra a dupla se aventurando na Reserva Florestal Adolpho Ducke, localizada capital amazonense. "A gente definiu uma espécie para cada episódio e isso funcionou na maioria deles, mas em alguns casos não conseguimos entrar essas espécies que planejamos. Mas, no caminho a gente pode encontrar várias outras cobras. Em alguns lugares dá mais trabalho pois estamos suscetíveis a chuva, calor excessivo, coisas que podem atrapalhar a missão", conta Rato.

Ou seja, nesse processo, eles precisam enfrentar alguns medos: Vini, por exemplo, tem pavor de altura, enquanto Rato se sente bastante desconfortável na água. 
“Surgiu a ideia de irmos lá na Torre do Musa. A altura pra quem tem medo é assustadora. Eu prefiro ficar com as cobras lá embaixo, que eu conheço muito bem do que ficar com medo de altura”, brinca Vini. Além das gravações na capital amazonense, os biólogos passaram pelo Parque Nacional de Anavilhanas, Parque Nacional do Jaú , pelo município de Caracaraí, em Roraima.

Conhecimento científico

Além de biólogos, Rato e Vini são dois pesquisadores reconhecidos dentro da comunidade científica. Ambos possuem um conhecimento profundo sobre cobras e ofertam muita informação relevante para o telespectador. Fora isso, a série mostra também a amizade e senso de humor da dupla, fazendo com que cada episódio tenha ao mesmo tempo leveza, dinamismo e originalidade. 

“Além do grande conhecimento científico, Rato e Vivi são muito acessíveis. De forma natural e, muitas vezes, até divertida nos ensinam curiosidades do incrível mundo da herpetofauna. É uma grande contribuição para o conteúdo audiovisual, que ainda não havia registrado o tema nesse formato. Após conviver com essa dupla muito simpática e única, em 2016, no coração da Amazônia, quando filmei com a equipe do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), tive a certeza que eles ainda teriam muito mais histórias para contar, afirma Mauricio Dias, sócio e diretor da Grifa Filmes.

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.