Publicidade
Entretenimento
Vida

Boas produções além de ‘Dez Mandamentos’: conheça outros sucessos da Rede Record

Além da explosão no ibope das novelas biblícas, a emissora paulista conta com outros grandes sucessos desenhados na sua trajetória em novelas. E que com certeza vale muito a pena relembrar, como "A Escrava Isaura" e "Vidas Opostas" 14/11/2015 às 14:13
Show 1
A novela “Rei Davi” será exibida pela terceira vez na grade da emissora
LAYNNA FEITOZA Manaus (AM)

Com o sucesso atmosférico da novela “Dez Mandamentos”, prevista para encerrar no dia 20 de novembro, a Rede Record, já na produção da inédita “A Escrava Mãe”, resolveu reprisar a também bíblica “Rei Davi” - cuja primeira exibição aconteceu em 2012 – logo após o término da saga de Moisés. Pode-se notar, como toda a explosão do Ibope, a intensa adesão do público às novelas bíblicas da emissora, o que também se replicou às tramas “José do Egito” e “A História de Ester”.

Mas ainda assim é válido fazermos uma viagem no tempo, numa caminhada analítica pela teledramaturgia da emissora paulista. Lembrar que, independente de “Dez Mandamentos” ou “Rei Davi” – muito antes, aliás – outros grandes sucessos foram desenhados na trajetória da Record em novelas. E que com certeza vale muito a pena citar aqui, independente das reprises – a maioria das telenovelas citadas nesta reportagem já foram reprisadas. Vamos recapitular?

A Escrava Isaura

Em 2004, a Record resolveu dar um start inicial na produção de novelas com o remake de “A Escrava Isaura” – exibido pela Globo em 1977. Baseada no romance de Bernardo Guimarães, a protagonista da novela foi vivida pela atriz Bianca Rinaldi, enquanto seu par romântico, Álvaro, foi vivido pelo polêmico ator Theo Becker. O enredo conta a história da mocinha mestiça de pele clara, fruto da relação de uma mucama negra com um ex-feitor, e perseguida pelo filho de seus senhores. A novela teve, ao todo, 167 capítulos.


Essas Mulheres

Sucessora de “A Escrava Isaura”, a novela “Essas Mulheres” inspirou-se em três obras do escritor José de Alencar: “Senhora”, “Diva” e “Lucíola”. Na trama, Aurélia (Christine Fernandes) é uma moça que, ao se tornar rica, “compra” o seu grande amor Fernando (Gabriel Braga Nunes) após ele tê-la rejeitado quando ela era pobre. Lúcia (Carla Regina), também uma moça pobre, passa a se prostituir para comprar remédios para o pai doente. E Mila (Miriam Freeland), a única rica das três, é uma moça que não se conforma com o preconceito da época (século XIX), e padece de problemas psiquiátricos.


Rei Davi

De 2012, a novela, cuja reprise começa no dia 16 /11, já foi líder de audiência por 20 vezes e é baseada nos livros de I Samuel e II Samuel, da Bíblia. Na trama, Davi (Leonardo Brício) é um simples pastor de ovelhas que assume o trono de Israel e se apaixona por uma mulher casada, Bate-Seba (Renata Dominguez). A família de Davi é problemática: seu filho mais velho, Amnon (Roger Gobeth) se apaixona pela irmã mais nova, Tamar (Júlia Fajardo) e a violenta. Absalão (Léo Rosa), o filho do meio, mata o próprio irmão pelo abuso à irmã e depois se volta contra o próprio pai, Davi, pelo fato dele não ter aplicado nenhuma punição severa a Amnon, na ocasião do estupro de Tamar.


Vidas Opostas

Ao avesso dos folhetins bíblicos ou de época, a novela Vidas Opostas mostrou que é possível abordar a realidade brasileira de forma coesa. De 2006, A trama mostra a história de amor de Joana (Maytê Piragibe), moça pobre nascida e criada no morro, por Miguel (Léo Rosa), um rico doutor em matemática. A paixão seria tranquila, não fosse pelo fato de Miguel ser noivo da ambiciosa estilista Erínia (Lavínia Vlasak), que vai odiar Joana a partir daí, e de Joana ser objeto de cobiça de Jackson (Heitor Martinez), o mais poderoso traficante do morro.


Prova de Amor

Na história, o casal Daniel (Marcelo Serrado) e Clarice (Lavínia Vlasak) é feliz e tem uma filha, a pequena Mariana (Júlia Maggessi). A trama vira de ponta-cabeça quando Vitor Lopo Jr. (Leonardo Vieira), criminoso obcecado por Clarice, sequestra a filha do casal e a entrega para uma rede que obriga crianças seqüestradas a pedirem esmola. Esperta, a menina foge e é refugiada pelo Velho Gui (Rogério Fróes). O que Mariana não sabe é que ele é seu avô. E por aí escorre a trama.


Dez mandamentos no Netflix

Após o término de “Dez Mandamentos”, os aficionados pela novela que quiserem rever a saga poderão acompanhá-la no Netflix. A obra terá seu conteúdo completo disponibilizado por meio da plataforma no dia 23 de novembro, de acordo com informações preliminares. Vale lembrar que outros clássicos da teledramaturgia da Record, como a própria “Rei Davi” e “A História de Ester”, veiculada pela emissora em 2010, também já foram disponibilizadas no Netflix, mas já foram retirados do catálogo. Outras atrações da emissora que permanecem sob exibição no acervo são a série “Milagres de Jesus (2014)” e a novela “Rebelde” (2012).




Publicidade
Publicidade