Publicidade
Entretenimento
Vida

Boi-Bumbá Caprichoso começa a divulgar toadas para Festival 2016

Decisão de divulgar canções em novembro tem como objetivo agilizar a produção das músicas em estúdio, além de presentear à nação azul e branca 12/11/2015 às 13:35
Show 1
Boi Caprichoso e David Assayag, o Levantador de Todas oficial do Touro Negro
ACRITICA.COM ---

OUÇA AQUI

As primeiras doze toadas escolhidas pela Associação Cultural Boi-Bumbá Caprichoso foram divulgadas na manhã desta quinta-feira (12), simultaneamente na Rádio Clube de Parintins e nas redes sociais do boi da estrela.

A decisão de divulgar as toadas ainda na primeira quinzena de novembro de forma parcial é estratégica, mas também tem o objetivo de agilizar todo processo de produção em estúdio, além de adiantar para a galera o presente de fim de ano.

Neste ano, mais de 120 toadas foram inscritas para concorrer à seleção oficial de 2016, das quais mais de 80 eram livres ou genéricas, restando depois de quatro rodadas de votação as oito toadas aprovadas pelo Conselho Musical. Outras três toadas foram escolhidas pelo Conselho de Artes por terem características que interferem diretamente na apresentação do bumbá na arena.

A grande surpresa entre as toadas foi a canção de desafio, encomendada pelo Bumbá campeão do cinquentenário para satirizar o boi contrário, em resposta.

O presidente do Boi-Bumbá Caprichoso, Joito Azêdo, elogiou o trabalho de seleção de toadas que pelo terceiro ano vem sendo feito de maneira aberta para todo o público acompanhar e votar.

“Estamos extremamente felizes com o resultado. Agradeço o conselho musical e o Conselho de Artes, que tocaram esse processo com a maior transparência, tendo pessoas de responsabilidade a frente de todas etapas, o que tornou a seleção a mais democrática possível. Quero parabenizar também os compositores que se empenharam nas obras musicais, e a nação azul e branca que participou ativamente na votação popular. Esse é o início de um trabalho rumo ao bicampeonato” completa.

Com a divulgação, o conselho musical finaliza sua participação no processo de escolha das toadas, direcionando suas forças para a montagem da equipe que produzirá o CD, DVD e demais mídias oficiais. A partir deste momento o Conselho de Artes fica livre para finalizar a escolha das toadas estratégicas (Rituais Indígenas, Lendas Amazônicas, Figuras Típicas Regionais e Toada, letra e música).

De acordo com Chico Cardoso, teatrólogo e membro do Conselho de Artes, o processo foi o mais democrático possível, realizado através de um colegiado em duas fases, júri específico e popular, o resultado correspondeu as expectativas de todos no conselho.

“Em relação às toadas temáticas, essas são de escolha estratégica do Conselho de Artes, devido aos ajustes nas obras para encaixarem no projeto de arena em desenvolvimento para 2016, o que deve se refletir em grandes momentos na arena”, completa.

Mais transparência

Outra decisão tomada em conjunto, tanto pelo presidente do Conselho Musical, Mauro Antony, quanto pelo presidente do Caprichoso, Joilto Azêdo, foi para divulgar as notas dadas às toadas aprovadas. E, mesmo as toadas não aprovadas, poderão ter suas notas consultadas pelos seus respectivos compositores, no portal do compositor, desde que elas tenham sido inscritas no portal.

De acordo com Mauro Antony, esse processo aberto, bem como a decisão de divulgar as médias das toadas aprovadas deixa claro da responsabilidade de se fazer um boi cada vez mais participativo, e sem favorecimento de pessoas.

“A transparência do processo foi a principal preocupação do Conselho Musical, sendo altamente satisfatório, e o resultado disso vai poder ser ouvido no CD Caprichoso 2016 ‘Viva Parintins!’, que será produzido em breve”.

Ainda no portal, os compositores poderão gerar os anexos I, II, III e IV do Edital, bastando acessar sua conta e clicar nos links indicados, efetuar a impressão e apenas assinar a via gerada eletronicamente, já totalmente preenchida. Confira abaixo a lista das toadas e os nomes dos compositores.

1. Viva Parintins! (Temática) – Adriano Aguiar
2. Parintintin, a Tribo (Tribal) – Carlos Kaita, Neil Armstrong, Tilla Jones
3. Yanomami, Filhos da Floresta (Tribal) – Guto Kawakami, Geovane Bastos
4. Tupinambá, a Conquista (Tribal) – Carlos Kaita, Joel Maklouf, Roberto Soares, Adriano Aguiar, Alexandre Simas
5. Maria, a Deusa Parintintin (Cunhã-Poranga) – Klinger Araújo, Vanessa Alfaia
6. Apaixonado Torcedor (Galera) – Betinho Filho, Judson Souza, Marcus Becil, Malheiros Jr, Adriano Aguiar
7. Gira a Camisa Azulada (Galera) – Carlos Kaita, Joel Maklouf, Roberto Soares, Alexandre Simas
8. Caprichoso, Eterno Amor (Galera) – Paulinho Medeiros, Carlos Kaita, David Assayag
9. Não Arrego pra Nada (Galera) – Marlon Oliveira, Cristiano Cordeiro
10. Somos Marujada de Guerra (Marujada) – Dodozinho Carvalho, Carlos Kaita
11. A Trigésima Dança (Pajé) – Adriano Aguiar
12. Boi de Led (Desafio) – Carlos Kaita, Romildo Freitas, Moisés Colares

*Com informações da assessoria de imprensa

Publicidade
Publicidade