Publicidade
Entretenimento
Vida

Boi-Bumbá Caprichoso escolhe toadas 2015 para tema ‘Amazônia’

Repertório de canções do touro negro vai compor conjunto CD + DVD e serão tocadas no Festival Folclórico de Parintins. Anúncio das toadas ocorrerá até a próxima quarta-feira (31) 28/12/2014 às 16:12
Show 1
Torcedores puderam dar notas de 5 a 10 a toadas através de tablets e smartphones
ACRITICA.COM ---

Sócios, torcedores e demais segmentos do Boi Caprichoso participaram na noite de sábado (27), pela segunda vez consecutiva, da audição de toadas para a escolha do repertório 2015 do CD e DVD “Amazônia”. Ao todo, 15 obras musicais foram executadas no Curral Zeca Xibelão e puderam ser apreciadas para serem votadas pelos torcedores.

O evento apresentou 12 toadas genéricas e três estratégicas, pré-selecionadas pelos Conselhos Musical e de Artes do boi. As toadas tidas como estratégicas (lenda, ritual, temáticas e figuras típicas regionais) são avaliadas exclusivamente pelo Conselho de Artes do bumbá.

A triagem feita pelo Conselho Musical em Manaus avaliou 88 toadas, com júri técnico criterioso, e foi dividida em três fases de 15 a 18 de dezembro. Na terceira e última, de 33 votadas nas fases eliminatórias, classificou-se 12 para audição em Parintins.

“Tenho certeza que as melhores músicas foram escolhidas. O nível das toadas é elevadíssimo. A aceitação foi muito boa e isso foi visível. Dessas 15 toadas executadas iremos tirar oito obras para o CD e DVD Amazônia, que em 2015 fará, também uma homenagem aos 50 anos de Festival Folclórico”, afirmou o presidente do Conselho Musical, Mauro Antony.

Votação

Todos os presentes puderam votar nas toadas pela ficha de votação comum ou sistema virtual implantado pelo sistema de informação do Caprichoso. Cerca de 50 pessoas participaram do processo eletrônico de votação através de tablets e smartphones. Cada participante estava apto a dar nota de 5.0 a 10.0.

“Esse CD e DVD vai ser maravilhoso. O nível é muito bom. Participei da votação e tive o prazer de votar. Nossos compositores estão de parabéns por se superarem nas obras musicais”, comentou marujeiro Rodrigo Anselmo.

Para o levantador de toadas do Caprichoso, David Assayag, o processo é válido, principalmente com a participação de todos os segmentos do Caprichoso. Ele avaliou de forma positiva o nível das obras. “Temos condições de fazer um CD a altura do que se espera. Acompanhei o processo de gravação da maioria das toadas e posso afirmar que o produto será muito bom”, frisou o levantador.

Anúncio

De acordo com o presidente do bumbá, Joilto Azêdo, o boi trabalha com a possibilidade de anunciar as toadas até o dia 31 de dezembro. Neste domingo (28) membros da diretoria, Conselho de Artes e Musical se reúnem para apurarem o resultado da votação e definirem as toadas estratégicas.

“Uma análise criteriosa será feita antes do anúncio. A audição serviu para isso e agradeço aos torcedores que participaram desse processo. Queremos fazer um produto audiovisual para a galera e com a participação da galera. Tenho certeza que o resultado vai ser positivo”, disse Joilto.

Publicidade
Publicidade