Publicidade
Entretenimento
Vida

Boi Bumbá Garantido anuncia nova Cunhã-Poranga e mantém Ana Luisa como Sinhazinha

Verena Ferreira deixará item de Porta-Estandarte e assumirá como Cunhã-Poranga do bumbá vermelho. Ana Luísa Faria, que havia deixado posto de Sinhazinha da Fazenda, volta e disputa como item por mais um ano 06/09/2014 às 19:34
Show 1
Verena Ferreira e Ana Luísa Faria
VINICIUS LEAL Manaus (AM)

Alterações na composição dos itens oficiais do Boi Bumbá Garantido, do Festival Folclórico de Parintins, foram anunciadas neste sábado (6) pela diretoria da agremiação. Verena Ferreira, que defendia item de Porta-Estandarte, será a nova Cunhã-Poranga e Ana Luísa Faria, que havia deixado o posto de Sinhazinha da Fazenda, volta e defende item por mais um ano.

A informação foi confirmada pelo novo presidente do Boi Garantido, Adelson Albuquerque. Segundo ele, além dessas mudanças, o bumbá vermelho deverá escolher as novas Rainha do Folclore e Porta-Estandarte de 2015 em concurso a ser realizado no mês de outubro. Dentro do Garantido, havia a preocupação em disputar o campeonato o Festival de 2015 com tantas substituições.

Ao todo, três trocas de itens foram anunciadas pelo Garantido durante o mês de junho, no festival deste ano, ocorrido em Parintins, município a 369 quilômetros de Manaus. Tatiane Barros deixava de ser Cunhã-Poranga; Patrícia de Góes se apresentou pela última vez como Rainha do Folclore; e Ana Luísa Faria também deixaria o item de Sinhazinha. Todas seriam substituídas por novos itens.

Agora, Ana Luísa recebeu convite da direção do Garantido para continuar a defender o posto de Sinhazinha da Fazenda por mais um ano, durante o campeonato de 2015, e Verena Ferreira aceitou passar de Porta-Estandarte para o posto de Cunhã-Poranga. Como os convites foram aceitos pelas duas, somente duas trocas serão feitas pela agremiação já para o ano que vem, 2015, novas Porta-Estandarte e Rainha do Folclore.

“Eu havia deixado o cargo à disposição por projetos pessoais, como meus planos para fazer doutorado. Aí o presidente (Adelson Albuquerque) conversou comigo, fez convite formal, e explicou que não seria bom fazer essas transições (troca de itens) de forma tão extrema. Aí eu aceitei ficar”, disse Ana Luísa. A substituta dela, ou seja, uma nova Sinhazinha, só disputará em 2016.

“Ela aceitou disputar por mais um ano para poder nos dar mais tempo de escolher novos itens. Se você substituir tantos itens de uma vez só, não é bom”, disse Adelson Albuquerque, presidente do Garantido. Segundo a assessoria de imprensa do bumbá vermelho, ainda esta semana devem ser anunciadas oficialmente no site oficial do Garantido as mudanças protagonizadas por Verena e Ana Luísa.

Para a nova Cunhã-Poranga, e ex-Porta-Estandarte, Verena Ferreira, não existe diferença de importância entre os itens dentro do festival. “Todos os itens são fundamentais”, disse. Entretanto, o personagem Cunhã, que representa a mulher mais bonita da tribo no enredo folclórico do Festival, é visto como de maior destaque entre os torcedores. “Agora vai ser um jeito de dançar diferente, mas a mesma garra e emoção”, declarou.

Publicidade
Publicidade