Sábado, 15 de Maio de 2021
Tradição

Boi-Bumbá Garantido mantém tradição e realiza 'Festa da Alvorada' no formato virtual

O evento, que acontece no dia 30 de abril para o dia 1° de maio e marca a arrancada do "Boi da Baixa", será esse ano de forma virtual, com transmissão pela TV A Crítica e canal Garantido no YouTube e Facebook, a partir das 23h



WhatsApp_Image_2021-04-29_at_15.19.32_5C326315-792F-48C9-8738-77E1E4F42D3B.jpeg Foto: Divulgação
29/04/2021 às 15:28

O evento que marca a abertura dos festejos juninos do Boi Garantido, conhecido como "Alvorada do Boi Garantido", irá acontecer esse ano de forma virtual. A festa acontece no dia 30 de abril para o dia 1° de maio e marca a arrancada do "Boi da Baixa" rumo a mais uma disputa na arena. Aqueles que quiserem conferir podem acessar via: TV A Crítica e canal Garantido no YouTube e Facebook, a partir das 23h.

Projetado para ser um encontro emocional com a torcida e os itens que compõem o elenco de artistas do boi, a iniciativa irá possibilitar a realização de uma live que pode adentrar a madrugada no melhor que o Garantido pode oferecer: sua história e tradição. A festa tem hora para começar mas, não tem hora para acabar, dizem seus organizadores. 



"Projetamos algo para durar 2h30, mas, pela empolgação do público, talvez tenhamos que ampliar", explicou o presidente do Garantido, Antônio Andrade. Para o gestor, o fato de o festival não acontecer há dois anos, indica que a vontade popular pode prevalecer e ditar os rumos da live. "Se o povo vermelho estiver sintonizado e o feedback for bom, não têm porque não prosseguir", adiantou Antônio.

Vazão de ideias

Impossibilitado de produzir espetáculo de arena, o Boi Garantido procura dar vazão a ideias que possam resultar em dividendos para seus artistas. "Sei que não podemos realizar grandes eventos aglomerativos, mas, isso não nos impede de criar iniciativas e alternativas para fazer girar a roda da economia para os nossos artistas", destacou Antônio.

Para manter o clima de festa popular, a direção do Boi Garantido escalou o experiente produtor Jorge Kennedy para dirigir o evento. A ideia foi captar os sentimentos e emoções de "casas" que seriam "visitadas" pelo Garantido na noite da Alvorada. "Montamos cenários, retratando casas que seriam visitadas pelo boi na noite da Alvorada. Esses locais nao seguem o itinerário do que seria o evento na rua, mas, são uma rota emocional identificada com a historia do Garantindo ", sintetizou Kennedy.

De acordo com o produtor, a cada casa uma emoção. "Não seguimos o roteiro de ruas no que seria a 'Alvorada' normal. Optamos por escolher torcedores símbolos.  Visitamos a casa do Braulino, compositor de 'Tic Tic Tac', a casa da Maria Célia Valente, torcedora histórica do boi. A casa do Emerson Maia enfim, um roteiro sensível à memória afetiva do Garantido", explicou o produtor.

Na casa dos Faria

Um dos momentos mais significativos para o registro da live "Festa da Alvorada", foi a entrevista com Zezinho Faria, Antônio Faria, irmãos do agora saudoso apresentador Paulinho Faria. Além deles o sobrinho João Paulo Faria também prestou homenagens ao tio. Paulinho sucumbiu à Covid - 19 mas, deixou um legado. A criação da Alvorada é mais uma das contribuições de Paulinho, à festa parintinense. 

"Meu tio foi um baluarte. Um esteio cultural do Garantido. Muito do que o Garantido é, se deve à criatividade de Paulinho Faria", apontou João Paulo Faria, atual Amo do Boi Garantido.

Outras casas

Alem de visitar torcedores de renome, o boi Garantido fez questão de visitar torcedores que há a muito estão quase que relegados ao esquecimento. Estes também são história viva do Garantido .  "Visitar a família do Zomar (antigo batuqueiro) , Maria Célia Valente (umas das Comadres do boi) se faz necessário. Isso é a história viva", finalizou o apresentador Israel Paulain.

O Que é a Festa da Alvorada?

A "Festa da Alvorada" é um evento que reúne de 20 a 30 mil pessoas nas ruas de uma cidade de 120 mil habitantes. Esse é o evento que marca a abertura junina do Boi Garantido, um dos ícones do Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas. 
A festa é uma tradição herdada dos tempos em que o Boi Garantido amanhecia nas ruas da cidade nos anos 1930, 1940, 1950. Depois da farra era hora de voltar para o curral da "fazenda do Boi Bumbá Garantido".

Nos anos 1970, os irmãos Paulinho Faria e o artista plástico Jair Mendes, resolveram fazer o movimento inverso: ao invés de voltar para o curral, a ideia era acordar a cidade ao som dos tambores e das toadas do folguedo junino do Boi Garantido.

Nascia assim aquilo que para os parintinenses é o marco da folia popular do Boi-Bumbá amazônico e a arrancada da folia bovina do festival de Parintins: a Festa da Alvorada, com direito a trio elétrico (potente carro de som), batucada (percussão), cantores de toada e uma multidão nas ruas. Até o sol raiar.

Formato 2021

Por conta da pandemia, a Festa da Alvorada será no formato live. Terá início às 23h do dia 30 de abril até às 1h30 (o horário pode se estender segundo a organização) do dia 01 de maio. Será dividida em quatro blocos ao vivo e cinco blocos gravados. Perfazendo nove intervalos durante as 2h30 de apresentação. 
O evento contará com a participação dos itens oficiais, incluindo os levantadores de toada: David Assayag. Edilson Santana. Sebastião Jr. e Márcia Siqueira. Todos os protocolos de segurança como distanciamento, uso do álcool em gel, máscaras e higienização de equipamentos como microfones, por exemplo, serão adotados.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.