Publicidade
Entretenimento
Vida

Boi Caprichoso confirma lançamento de DVD em 2015

Em meio a boatos de que os bois-bumbás, Garantido e Caprichoso, não lançariam DVD no próximo ano, bumbá azul anuncia gravação para fevereiro 30/12/2014 às 11:21
Show 1
O bumbá azul anunciou recentemente o tema que defenderá no Bumbódromo, no próximo ano: “Amazônia” vai homenagear os 50 anos do Festival de Parintins e os que fizeram parte dessa história
ROSIEL MENDONÇA Manaus (AM)

Quando correu a notícia de que os bumbás Caprichoso e Garantido desistiriam de lançar DVDs em 2015, a chiadeira foi geral, afinal, o produto já caiu no gosto das duas galeras, que encontram no registro uma prévia da emoção que tomará conta do Bumbódromo, em junho. Os torcedores do boi azul, porém, podem respirar aliviados porque a associação folclórica da Francesa confirmou para o dia 28 de fevereiro a gravação, em áudio e vídeo, do show com as novas toadas. As informações são da assessoria de imprensa do boi.

O lançamento virá na esteira de uma série de ações especiais para celebrar os 50 anos do Festival de Parintins, que incluirá ainda a edição de um selo comemorativo, exposição de fotos, um programa na televisão e a entrega de uma medalha a personalidades importantes na história do Caprichoso. De acordo com a assessoria do Garantido, na primeira semana de janeiro o bumbá vermelho também anunciará o seu cronograma de ações para 2015, mas a gravação do DVD ainda é um ponto a ser confirmado pela diretoria.

Na semana passada, o Caprichoso definiu “Amazônia” como o tema que o boi apresentará durante o 50º Festival de Parintins. Até esta quarta-feira a diretoria deve anunciar as oito toadas inéditas que entrarão no repertório do próximo CD e DVD.

A triagem aconteceu com a ajuda dos torcedores, que no último sábado participaram de uma audição das toadas, seguida de votação, no Curral Zeca Xibelão, em Parintins. “Queremos fazer um produto audiovisual para a galera e com a participação da galera. Tenho certeza que o resultado vai ser positivo”, disse o presidente do boi, Joilto Azêdo.

REFORÇO

A contar pelas constantes declarações do seu vice-presidente, Rossy Amoêdo, o Caprichoso continuará propondo inovações no “arranjo” do boi de arena no próximo ano. “Temos discutido ao longo desses últimos dias que faremos um novo formato de apresentação, de espetáculo”, disse.

A tarefa promete ganhar fôlego com a entrada do sociólogo Márcio Braz e do teatrólogo Chico Cardoso, ex-Garantido, para o Conselho de Artes do bumbá azul, além da contratação de Júnior de Souza como novo artista de ponta da associação.

“Vamos começar principalmente a partir dos itens que são a base principal do espetáculo. Então, iremos reforçá-los e tratá-los como atores que merecem destaque dentro da arena. Vamos trabalhar uma reciclagem com eles, capaz de fazer com que o outro boi coma poeira”, enfatizou Cardoso.

Para ele, “só uma grande mudança estética vai fazer o festival mudar”. “Quanto à parte intelectual, já se encontra reforçada. Temos uma efervescência cultural e intelectual no Conselho de Artes muito grande. Vamos ser meros instrumentos técnicos para fazer com que essa verdade, esse sangue artístico venha à tona nos espetáculos de arena”, assegurou.

Dia da tradição

O Garantido começará 2015 a todo vapor, comemorando o “Dia da Tradição”, no dia 2 de janeiro. A data marca o aniversário do fundador do boi vermelho, Lindolfo Monteverde (1902-1970). A festa acontece no Curralzinho da Baixa, em Parintins, e contará com a presença dos itens oficiais. No 50º Festival Folclórico, o bumbá vermelho defenderá o tema “Vida”.

Publicidade
Publicidade