Publicidade
Entretenimento
FESTA AZULADA

Boi Caprichoso resgata tradição e demarca território azul de Parintins

Hasteamento do pavilhão ocorreu no curral Zeca Xibelão durante passagem da data de aniversário de 103 anos do Touro Negro 20/10/2016 às 19:22
Show dsc 0528
Evento no curral Zeca Xibelão contou com a participação de membros da diretoria, itens e sócios, na tarde deste dia 20 de outubro.
acritica.com* Manaus (AM)

Ao som dos versos das toadas “Esse ano eu vou erguer minha bandeira/São azul e branco minhas lindas cores”, de salva de fogos e da cadência ritmada da Marujada de Guerra, o pavilhão do Boi-Bumbá Caprichoso foi içado no ponto mais alto da cidade de Parintins. O hasteamento da bandeira marcou a passagem do aniversário de 103 anos de história do Boi Caprichoso, em evento no curral Zeca Xibelão, com a participação de membros da diretoria, itens e sócios, na tarde deste dia 20 de outubro.

O presidente do Boi Caprichoso, Babá Tupinambá, ressaltou a importância de resgatar a tradição em demarcar o território azul de Parintins, com marco divisório a Rua Cordovil, no centro da cidade. O dirigente azulado também anunciou que no mês de novembro o Caprichoso inaugura auditório, grava CD da Galera em estúdio, em dezembro, às vésperas do Natal, entrega carteirinha aos sócios e janeiro de 2017 inaugura o museu do bumbá.

A festa de aniversário do Boi Caprichoso foi realizada no dia 15, no curral Zeca Xibelão, para homenagear os 164 anos de Parintins, e abriu a “Semana Azul”, que culmina com o hasteamento do pavilhão neste dia 20 de outubro. Boi-Bumbá Caprichoso, Troup Jovem, show acústico de toadas com o apresentador Edmundo Oran, cantor Cássio Gonçalves, com músicos da Banda Canto Parintins, foram atrações do “Dia do Caprichoso”, no curral Zeca Xibelão.  

Como um dos símbolos tradicionais do Boi Caprichoso, o pavilhão azul e branco começou a ser içado no ano 2001, no mirante localizado na área da antiga Sede Social, onde hoje é a Escola de Arte Irmão Miguel de Pascale, no complexo do curral Zeca Xibelão. O presidente do bumbá, Babá Tupinambá, assegura que vai manter viva a essência do Boi Caprichoso em datas comemorativas para o torcedor azulado vestir a camisa.

O sócio Raimundo Nina Neto disse que, nesses eventos, o torcedor do Caprichoso volta a frequentar o curral Zeca Xibelão e essas iniciativas resgatam a autoestima da galera em brincar de boi o ano inteiro. “Isso fazia muita falta. Toda diretoria, junto com o presidente Babá Tupinambá, está de parabéns, assim a nação azul e branca. Esse curral não pode ficar ocioso e o presidente Babá coloca em funcionamento”, avaliou o sócio do Boi Caprichoso.

Publicidade
Publicidade