Publicidade
Entretenimento
Vida

Boi Garantido anuncia toadas e o tema de 2015 intitulado ‘Vida’

Este ano a diretoria do Garantido abriu para a participação de sócios e torcedores no acompanhamento do processo de escolha das 16 toadas do novo CD 11/12/2014 às 09:15
Show 1
“Garantido Vida” é o tema da nação vermelha e branca de 2015
acritica.com Manaus (AM)

O boi Garantido apresentou na noite desta quarta-feira (10), o tema “Garantido Vida” para conquistar o tricampeonato no Festival Folclórico de 2015. O anúncio aconteceu na Cidade Garantido, pelo presidente da agremiação Adelson Albuquerque durante a programação aberta aos sócios e torcedores para a seleção final das 16 toadas do CD Garantido “Vida 2015”.

“Este é um momento muito importante para mim como presidente e, ao mesmo tempo, é uma honra poder participar deste processo que vai levar o Garantido ao tricampeonato”, disse o presidente Adelson Albuquerque.

Na apresentação do tema o presidente Adelson Albuquerque ressaltou que “Vida” é o sopro divino da criação, centelha mágica que acende a alma, luz que faz pulsar, som que faz cantar, amor que faz criar. “Tudo isso é vida. Sem ela, não haveria poesia e sem poesia não haveria
liberdade, não haveria criatividade”, disse o presidente.

O tema 2015 consta que sem vida não há movimento “e movimento é dança”, cultura e arte. Sem ela não haveria Vavazinho, Ambrósio, Emerson Maia, Maximiliano, entre tantos outros poetas da Baixa do São José. “Sem Parintins não haveria o festival folclórico, que há 50 anos
luta para se manter e reafirmar em vida, a nossa identidade”, disse Adelson.

Seleção de toadas

No processo final de escolha de toadas que irão compor a trilha sonora que dará suporte musical na arena do Bumbódromo no Festival Folclórico 2015, 16 jurados avaliaram 22 composições inéditas, entre toadas de batucada, entrada, galera e itens oficiais, uma vez que a seleção de ritual, figura típica regional e lendas passam unicamente pelo processo de seleção da diretoria e Comissão de Artes.

Este ano a diretoria do Garantido abriu para a participação de sócios e torcedores no acompanhamento do processo de escolha como forma de respeito com a nação vermelha e branca.

A banca julgadora foi composta por músicos, intérpretes e compositores de toadas. Os jurados foram posicionados em suas bancas no palco da Cidade Garantido onde avaliaram, diante do público, as composições finalistas.

A seleção teve como base as planilhas de nota de cada julgador, por agrupamentos de itens, sendo consideradas as toadas vencedoras aquelas que obtiveram as maiores notas decrescentes de pontuação.

As toadas são:

1 - Luva Trançada – Inaldo, Caetano e Gaspar Medeiros
2 - Poderoso Ritual Apurinã – Demétrius Haidos e Geandro Matos
3 - Coletores da Amazônia – Cesar Moraes
4 - Quimera Cabocla – Murilo Maia e
5 - Mawá, o Caçador de Almas – Rafael Lacerda e Ciro Cabral
6 - Yebá Burô – Lenda da Criação – Rosinaldo Carneiro e Naferson Cruz
7 - Pandré – Paulinho Du Sagrado
8 - Deusa da Cunhãs – Helen Veras, Sidney André e Marco Aurélio
9 – Boi de Pandega – Paulinho Du Sagrado
10 – Isso é Garantido – Cesar Moraes
11 – Oração das Águas – Davi Jerônimo
12 – Pra sempre Coração – Demétrius Haidos e Geandro Matos
13 – Balanço do Norte – Enéas Dias e Jéssica Jacaúna
14 – A Fantástica Amazônia – Rafael Marupiara e Ronaldo Barbosa Jr.
15 – Coração Embaixador – Mauro Sérgio Magalhaes e Marcos Lima
16 – Cancioneiro Parintinense – Demétrius Haidos e Geandro Pantoja

Publicidade
Publicidade