Terça-feira, 16 de Julho de 2019
Vida

Bois de Parintins fazem a festa em São Paulo

Músicos amazonenses preparam shows com os bois Caprichoso e Garantido em Arujá, Guarulhos e Divinolândia. As apresentações irão acontecer entre sexta (30) e domingo (01).



1.jpg Um pedacinho da Amazônia vai pulsar forte em São Paulo
29/08/2013 às 08:52

Um pedacinho da Amazônia vai pulsar forte em São Paulo a partir desta sexta (30). As cidades de Arujá, Guarulhos e Divinolândia receberão o show acústico ‘Uma Noite em Parintins’, com um grupo de artistas amazonenses em apresentações com músicas e personagens do festival folclórico dos bois de Parintins – Caprichoso e Garantido. Todas as apresentações terão entrada gratuita, pois o show conta com o apoio da Secretaria de Cultura de cada cidade em que será realizado.

Os shows começam na sexta-feira (30), às 19h, na Praça do Coreto de Arujá, município da grande São Paulo que há 14 anos reproduz a cultura parintinense. No sábado (31), o show acontece a partir das 19h30, no Bosque Maia de Guarulhos. No domingo (01), o grupo finaliza as apresentações em Divinolândia, interior paulista.

Ao todo, seis artistas, entre músicos e figurinistas do Amazonas, participarão do evento. Para o cantor João Vinícius, esta será uma ótima oportunidade de divulgar a cultura regional. "É muito bom levar a nossa cultura para outro Estado. Arujá tem um diferencial, pois existe um grupo que já conhece e gosta da nossa festa. Desta vez a temporada em São Paulo será maior, pois, além de Arujá, teremos shows em Guarulhos e Divinolândia", explica o amazonense, que se apresentou no Alto Tietê no início deste ano.

Um grupo de dança de Arujá, também fará parte dos shows. A ligação com Caprichoso e Garantido é tão forte na cidade que a prefeitura abriu as portas das oficinas de dança e teatro para que os alunos também participassem dessas apresentações.

Segundo a secretária de Cultura de Arujá, Bernadete Lucena, a ideia é abrir cursos específicos de dança folclórica para 2014. "Antigamente o município tinha um festival, que era realizado no ginásio. Vamos conversar com pessoas que reproduzem essa cultura belíssima dos bois de Parintins em nossa cidade, para que façamos as oficinas de dança e dramatização e, em 2014, voltemos a realizar a festa", enfatiza a secretária.

Tradição em Arujá

A paixão pelos bois Caprichoso e Garantido em Arujá nasceu no ano de 1999, por meio de um trabalho complementar do curso de Artes da escola municipal Doutor Rene de Oliveira Barbosa. A pedagoga, Marize de Castro Manopelli, ao desenvolver um trabalho abrangendo o folclore no Brasil, sugeriu aos alunos que na época cursavam a sétima série do ensino fundamental que falassem a respeito das manifestações que ocorriam na região Norte do País. Após pesquisas descobriu-se que em Parintins ocorria a disputa de Caprichoso e Garantido.

A princípio houve certa rejeição dos jovens, mas após os primeiros ensaios despertou-se o interesse de todos os alunos envolvidos. O que era para ser uma simples apresentação para fechar um trabalho escolar caiu no gosto dos jovens e, até hoje, pessoas que fizeram parte dessa história no passado buscam reproduzir essa manifestação folclórica em Arujá. Desde 2007, artistas ligados aos bois de Parintins fazem apresentações no município.


Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.