Publicidade
Entretenimento
Vida

Bolos funcionais são a nova aposta para melhorar a saúde

O diferencial  desses bolos está nos ingredientes integrais, com baixa adição de açúcar ou uso de açúcar mascavo, frutas  e óleo de coco, por exemplo 17/10/2015 às 18:47
Show 1
Nozes e castanhas podem ser acrescentadas nas receitas dos bolos funcionais
LÍDIA FERREIRA Manaus (AM)

Sabor e benefícios à saúde podem e devem estar na receita, inclusive na hora do lanche e das sobremesas.A prova disso são os bolos e pães funcionais, perfeitos acompanhamentos para um café, chá ou após o almoço. O diferencial  desses bolos está nos ingredientes, que substituem os tradicionais: são  integrais, com  baixa adição de açúcar ou uso de açúcar mascavo, frutas  e óleo de coco, por exemplo.

“Não são menos calóricos que os bolos tradicionais. A diferença é que, como contém uma maior quantidade de fibras,tem um índice glicêmico menor. Não fazem  picos de insulina no organismo, o que de certa forma controla o ganho de peso por promover mais saciedade”, alerta a nutricionista Cristiane Spricigo, consultora da MIP Brasil Farma. 

Além das calorias, a nutricionista ressalta que os bolos industrializados são ricos em lipídeos, gordura trans e farinha branca, têm baixas doses de fibras substância importante para o bom funcionamento do organismo, por isso é recomendado consumir menos esse tipo de produto e mais os bolos funcionais caseiros, ricos em fibras.

Essas substâncias contribuem para o equilíbrio do organismo. “Os adultos devem consumir de 20 a 30g ao dia de fibras. Já as crianças de 5 a 10 anos de 5 a 10g por dia e acima dos 10 anos de 15 a 20g por dia”, reforça.

Devido à adição de frutas, os bolos ficam com sabor adocicado. Também são práticos de fazer, com no máximo 30 minutos no forno. Por não ter conservantes, os bolos funcionais têm uma durabilidade entre dois a  três dias, conforme o armazenamento e temperatura. Para durar mais tempo, a dica de Cristiane Spricigo  é congelar, o que pode durar  até 2 meses. “O ideal é manter em um recipiente fechado ou, no caso de fazer bolinhos individuais, enrole cada um individualmente em papel filme”, explica.

Outra vantagem das receitas é a possibilidade de acrescentar ingredientes, como castanhas picadas, sementes de linhaça e chia que aumentam a quantidade das fibras, além de nibs de cacau. “Os nibs dão crocância e acrescentam antioxidantes, por exemplo”, fala a nutricionista.  

Saúde

A nutricionista Cristiane Spricigo ressalta que o ideial é ingerir líquidos junto com os bolos funcionais justamente pela grande quantidade de fibras, já que essa substância recrutam muita água no intestino. “Se o indivíduo  já consome dois litros de água diariamente, que é o ideal,  e ele aumentar seu consumo de fibras na alimentação, ele precisa aumentar a ingestão dos líquidos também”, avisa. 

Além dos bolos, biscoitos, tortas e pães podem ser elaborados com ingredientes saudáveis. “Toda receita pode ficar mais saudável. Não necessariamente menos calórica, mas pode agregar saúde e melhorar a composição da preparação”.

Receita fácil

Bolo de banana com aveia

Preparo

1. Bata todos os ingredientes no liquidificador, acrescente o fermento e volte a bater;

2. Utilize forminhas para muffin ou para bolo rasa;

3. Preaqueça o forno a 180º e deixe por 30 minutos.

Ingredientes

5 bananas prata;

1 ½ xícara de aveia em flocos grossos;

½ xícara de farinha de linhaça ou linhaça triturada;

1 xícara de açúcar mascavo;

3 ovos; 

3 colheres de sopa de óleo de coco;

1 colher de sobremesa de fermento em pó;

Canela a gosto.

Publicidade
Publicidade